Tribunal de Contas perdoou desvio de 6,4 milhões aos partidos da Madeira

O Tribunal de Contas (TdC) absolveu os líderes parlamentares e deputados sem grupo parlamentar da Assembleia Legislativa da Madeira de restituir 6,4 milhões de euros em subvenções parlamentares, desviados para as contas dos partidos no arquipélago, dá conta esta segunda-feira o jornal Público.

A secção regional do Tribunal de Contas na Madeira considerou improcedente, por não provada, a acção do Ministério Público contra os deputados na Assembleia Legislativa da Madeira, na parte respeitante a responsabilidade financeira reintegratória.

Ainda segundo o Público, com esta sentença, o PSD não terá de devolver os 4,5 milhões de euros exigidos pelo Ministério Público, ficando “perdoados” 1,2 milhões ao PS, 228 mil euros ao CDS/PP, 159 mil ao PCP, 61 mil ao BE e 25 mil ao PND.

Entre 2006 e 2014, cerca de 40 milhões de euros foram indevidamente recebidos e utilizados pelos partidos na Madeira, tendo mais de metade desse valor entrado nos cofres do PSD.

Entre 2006 e 2014, cerca de 40 milhões de euros terão sido indevidamente recebidos pelos partidos na Madeira.

Sete dos onze demandados pelo Ministério Público acabaram por “beneficiar” da não apresentação dos documentos comprovativos de despesas.

Os três representantes do PS foram declarados “culpados, a título de negligência, pela utilização de dinheiros públicos”.

Apenas o deputado independente João Isidoro Gonçalves foi condenado à reposição de 26 mil euros, verba que terá sido dado como provado que terá gasto indevidamente.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto a nossa “justiça” proceder como até aqui tem demonstrado, os nossos políticos, gestores e outros afins, teem a vida facilitada. Podem continuar a enriquecer à conta do”ZÉ” que nada acontece. Esta notícia é um dos muitos exemplos que desde o 25 de Abril teem vindo a acontecer de uma forma em espiral, e porquê, porque a vergonha já não existe porque sabem que teem as costas defendidas.

  2. Um desgraçado de um cidadão que esteja a dever 100 euros ao fisco será perseguido até ao Inferno e chupado até ao tutano. Mas estes vigaristas podem ter dívidas de largas centenas de milhares de euros, que elas lhes serão perdoadas.

RESPONDER

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …

"Poderia juntar-se a Mourinho". Bale criticado por comportamento "infantil"

A atitude do internacional galês Gareth Bale continua a render críticas. Desta vez foi o antigo presidente do Real Madrdi Rámon Calderón, que considerou o comportamento do futebolista infantil. Em causa esta a atitude do …

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máxima de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …

Rio não responde a críticas de adversário. "Estou na Croácia, não estou no Montenegro"

O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da manifestação dos polícias. Depois do discurso que tinha feito no Congresso do …

Hospitais públicos têm mais de 650 milhões de euros de dívidas em atraso

As dívidas em atraso dos hospitais pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde têm vindo a crescer desde o início do ano. Em setembro, o valor fixava-se nos 650 milhões de euros. Hospitais públicos acumulam 651,6 milhões …