Tribunal de Contas perdoou desvio de 6,4 milhões aos partidos da Madeira

O Tribunal de Contas (TdC) absolveu os líderes parlamentares e deputados sem grupo parlamentar da Assembleia Legislativa da Madeira de restituir 6,4 milhões de euros em subvenções parlamentares, desviados para as contas dos partidos no arquipélago, dá conta esta segunda-feira o jornal Público.

A secção regional do Tribunal de Contas na Madeira considerou improcedente, por não provada, a acção do Ministério Público contra os deputados na Assembleia Legislativa da Madeira, na parte respeitante a responsabilidade financeira reintegratória.

Ainda segundo o Público, com esta sentença, o PSD não terá de devolver os 4,5 milhões de euros exigidos pelo Ministério Público, ficando “perdoados” 1,2 milhões ao PS, 228 mil euros ao CDS/PP, 159 mil ao PCP, 61 mil ao BE e 25 mil ao PND.

Entre 2006 e 2014, cerca de 40 milhões de euros foram indevidamente recebidos e utilizados pelos partidos na Madeira, tendo mais de metade desse valor entrado nos cofres do PSD.

Entre 2006 e 2014, cerca de 40 milhões de euros terão sido indevidamente recebidos pelos partidos na Madeira.

Sete dos onze demandados pelo Ministério Público acabaram por “beneficiar” da não apresentação dos documentos comprovativos de despesas.

Os três representantes do PS foram declarados “culpados, a título de negligência, pela utilização de dinheiros públicos”.

Apenas o deputado independente João Isidoro Gonçalves foi condenado à reposição de 26 mil euros, verba que terá sido dado como provado que terá gasto indevidamente.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto a nossa “justiça” proceder como até aqui tem demonstrado, os nossos políticos, gestores e outros afins, teem a vida facilitada. Podem continuar a enriquecer à conta do”ZÉ” que nada acontece. Esta notícia é um dos muitos exemplos que desde o 25 de Abril teem vindo a acontecer de uma forma em espiral, e porquê, porque a vergonha já não existe porque sabem que teem as costas defendidas.

  2. Um desgraçado de um cidadão que esteja a dever 100 euros ao fisco será perseguido até ao Inferno e chupado até ao tutano. Mas estes vigaristas podem ter dívidas de largas centenas de milhares de euros, que elas lhes serão perdoadas.

RESPONDER

Proprietários impedidos de construir em Tróia processam Estado

O jornal Público escreve esta segunda-feira que alguns proprietários de lotes no loteamento Soltróia, em Tróia, vão avançar com processos contra o Estado. O matutino conta que, poucos meses depois de os investidores comprarem …

China confirma que o coronavírus se transmite entre humanos

O vírus que se manifestou em grandes cidades chinesas é transmissível entre humanos, anunciou, esta segunda-feira, um especialista do Governo chinês em doenças infecciosas. O investigador Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias da Comissão Nacional de …

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …

PSD de Loures pede demissão de Marta Temido por causa da não renovação de PPP

O PSD de Loures pediu, este domingo, a demissão da ministra da Saúde, num comunicado em que manifesta "profunda preocupação" com a não renovação da parceria público-privada (PPP) no Hospital Beatriz Ângelo. Para a concelhia do …

Ex-bombeiro e ex-militar entre os detidos pela morte de Giovani

Um ex-bombeiro e um ex-militar estão entre os cinco suspeitos que se encontram em prisão preventiva, acusados da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues. São todos naturais de Bragança, têm entre 22 e 35 anos …

Dois mil bilionários têm mais riqueza do que 60% do resto do mundo

Os 2.153 bilionários do mundo tinham em 2019 mais riqueza do que 4,6 mil milhões de pessoas, 60% da população mundial, alerta esta segunda-feira a Oxfam, segundo a qual a desigualdade económica e de género …