Auditoria aponta gastos excessivos e más práticas no Tribunal Constitucional

Nuno Veiga / Lusa

O presidente do Tribunal de Contas e do Conselho de Prevenção da Corrupção, Guilherme d'Oliveira Martins

O presidente do Tribunal de Contas e do Conselho de Prevenção da Corrupção, Guilherme d’Oliveira Martins

O Tribunal de Contas (TdC) apontou uma série de irregularidades ao Tribunal Constitucional (TC) e apontou más práticas, como a atribuição de viaturas “a todos e cada um” dos juízes conselheiros, depois de lhe fazer uma auditoria relativa ao ano de 2013, cujo relatório divulgou hoje no seu sítio na internet.

O TdC, presidido por Guilherme d’Oliveira Martins, classificou o sistema de controlo interno do TC como “deficiente”, por não apresentar “um grau razoável de eficácia na prevenção e detecção de erros e irregularidades”

Em exercício do contraditório, o presidente do TC, Joaquim de Sousa Ribeiro, apontou “a extrema utilidade e o relevo do minucioso levantamento, (…), de situações (…) que possam estar em desconformidade com os padrões aplicáveis” e assegurou “(…) o firme propósito de, com a brevidade possível, corrigir essas situações e seguir as recomendações concretas (…)”.

No seu documento, o TdC apontou a “inexistência de manual de procedimentos de controlo interno“, designadamente no respeitante a controlo de receita própria, do imobilizado, da utilização de veículos e das existências.

A auditoria permitiu identificar que “o controlo do imobilizado não é completo nem eficaz“, exemplificando-se com a não contabilização nem inventariação de bens adquiridos, e constatar “falhas na organização dos processos individuais de pessoal e aquisição de bens e serviços (que não têm sido publicitados na internet), nas autorizações para a realização de trabalho extraordinário e na fixação de limiares de reembolso de despesa”.

Ao TC é também criticada a atribuição de viaturas, com cartão de combustível e via verde, desde 2000, a todos os juízes conselheiros, “quando só o presidente e o vice-presidente têm direito a viatura oficial”.

O TdC identificou ainda problemas na documentação de despesas e receitas, bem como pagamentos “indevidos” ou “inadequados” a juízes e membros das forças de segurança.

O Tribunal Constitucional emitiu entretanto, no seu sítio na internet, um comunicado, que remete para uma carta do presidente, em que reconheceu alguns contributos da auditoria do TdC, mas “registou, com preocupação, que (…) se formulam conclusões e emitem recomendações aparentemente assentes em deficiente compreensão do seu estatuto constitucional próprio (…)”.

Em missiva longa, Sousa Ribeiro mencionou que “nunca as falhas e as deficiências formais de organização e controlo agora identificadas deram azo a perdas patrimoniais para o Estado”, revelou que “face à presente conjuntura de necessidade de contenção das despesas públicas, o Tribunal tomou, motu próprio, medidas de fundo, que o Relato silencia” e exprimiu “o verdadeiro desgosto e a preocupação que causa o juízo que o Relato dos Auditores entende dever ser formulado sobre a conta de 2013″.

/Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Não posso aceitar que qualquer pessoa com cargo publico tenha que ter mordomias como as que se vai sabendo aqui e ali. Estes senhores não são pagos para exercer o seu lugar com dignidade! Onde está a dignidade deste órgão quando “não contabilização nem inventariação de bens adquiridos, e constatar “falhas na organização dos processos individuais de pessoal e aquisição de bens e serviços (que não têm sido publicitados na internet), nas autorizações para a realização de trabalho extraordinário e na fixação de limiares de reembolso de despesa”.Como é possível isto acontecer. Se for uma empresa privada que ‘calque o risco’ tem a AT à perna. Então a atribuição de viaturas, com cartão de combustível e via verde, desde 2000, a todos os juízes conselheiros, “quando só o presidente e o vice-presidente têm direito a viatura oficial, não é crime lesa estado/contribuintes???? Venham politicos com vontade de por cobro a estes ‘roubos’

  2. Porque não destituem esta corja de consumistas da despesa publica que tanto nos custa a todos nós?
    quem tem tomado posição tão drástica quanto ao cumprimento da constituição não tem vergonha?

  3. Não admira que o FMI já cá tenha vindo 3 vezes, e há-de vir mais vezes, uma Pais desgraçado, com 1/4 da população no limiar da pobreza.
    Já diziz ZeCa Afonso

    Eles comem tudo, e não deixam nada…

  4. Mais uma vergonha para quem a devia ter, o Tribunal Constitucional. Se há alguém que deve conhecer bem a lei e fazê-la aplicar, são os juízes conselheiros do TC. Mas vamos aplicá-las aos outros porque nós estamos acima. E agora quem vai ressarcir o estado(contribuintes) pelos gastos que fizeram e aos quais não tinham direito? Tal como o cidadão comum deveriam responder criminalmente por delapidação do erário público em proveito próprio. Mas nesta, como em outras situações, nada acontece. Porquê não dar mais poderes ao Tribunal Contas de modo a que situações como esta, para além de chegarem ao conhecimento público, sejam denunciadas ao Ministério Público para serem investigadas e, depois, doa a quem doer. São estes os exemplos, fora da lei, de quem tem a obrigação de a fazer cumprir.

  5. Na Constituição deve haver um artigo que diz “olha para o que eu digo e não para o que eu faço” que por sua vez remete para um decreto de lei que reforça o artigo “Juíz em causa Própria”. Mas aonde andam aqueles ( Esquerdistas, sindicalistas e mais acabado em istas tais como parasitas) que sempre que lhes convém apelam para o Constitucional….. pois mais uma que de certeza está consagrado na Constituição .. Direito a viatura, combustivel, via verde e por aí além. Os constitucionalistas que têm/tinham o dom de prever o futuro já sabiam que iriam existir portagens electrónicas…. Agora vem aí um mar de desculpas ou então ainda vão tornear a constituição e garantir que todos tinham direito a direitos adquiridos (15 anos vezes não sei quantos ditos Juízes), deve de dar algumas centenas de mlhar de euros usurpados ao hierário público, mas a plebe ainda aguenta e como diz o outro Ai aguenta , aguenta…

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …