Há 13 jogadores do FC Porto suspeitos de fraude fiscal e lavagem de dinheiro

Estela Silva / Lusa

Iker Casillas no Estádo do Dragão, no jogo de apresentação do FC Porto frente ao Nápoles

A operação Fora de Jogo tem 13 jogadores do FC Porto debaixo de olho devido a suspeitas de fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Galeno, Casillas, James Rodríguez, Falcao e Danilo são alguns dos nomes.

As suspeitas de fraude e lavagem de dinheiro em transferências de jogadores do FC Porto ascendem a, pelo menos, 20 milhões de euros. O Correio da Manhã avança, esta quarta-feira, que há 13 jogadores e ex-jogadores dos ‘azuis e brancos’ que estão a ser investigados no âmbito da Operação Fora de Jogo.

O empréstimo de Wanderson Galeno, do FC Porto ao Rio Ave, e a transferência do jogador brasileiro, dos ‘dragões’ para o Sporting de Braga, são duas das operações investigadas. As autoridades acreditam que os direitos económicos do jogador terão sido transacionados entre a SAD portista e a SAD do Braga, mas não terão sido declarados em sede fiscal.

Casillas, James Rodríguez, Falcao e Danilo Pereira são outros nomes que o CM indica estarem envolvidos na investigação. A ligação dos futebolistas a sociedades offshore está no centro da operação Fora de Jogo.

Em causa estão negócios realizados a partir de 2015 com o intuito de escapar ao pagamento das prestações tributárias ao Estado. As revelações do Football Leaks terão sido cruciais para a investigação do Ministério Público e da Autoridade Tributária e Aduaneira.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …

Para eliminar "veneração do Ocidente", China quer retirar livros de Bill Gates e Steve Jobs das listas de leitura

Este mês, as autoridades chinesas ordenaram que os livros "que veneram as ideias ocidentais" e "abraçam todas as coisas estrangeiras" fossem removidos das listas de leitura e das bibliotecas nas escolas primárias e secundárias.  De acordo …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Covid-19. Ensaio clínico promove reinfeção de adultos para estudar imunidade

Cientistas da Universidade de Oxford pretendem reinfetar dezenas de pacientes adultos com a covid-19, num estudo que visa perceber os limites da imunidade e os efeitos do novo coronavírus sobre o corpo a partir do …