Três politécnicos sem dinheiro para pagar salários

jaime.silva / Flickr

Instituto Politécnico de Tomar

Os institutos politécnicos de Castelo Branco, Santarém e Tomar chegaram ao final de 2019 sem dinheiro para pagar salários. O Governo exige reestruturação organizativa e financeira.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, no final de 2019, os institutos politécnicos de Castelo Branco, Santarém e Tomar não tinham dinheiro para pagar salários a professores e funcionários. O Governo exigiu, por isso, uma reestruturação organizativa e financeira para estas entidades reduzirem despesas e aumentarem receitas.

Estas exigências surgem após ter sido necessário um reforço de capital de dois milhões de euros para colmatar as lacunas orçamentais das instituições de ensino. Ainda assim, o dinheiro é inferior aos 5,9 milhões de euros que o Grupo de Monitorização e Controlo Orçamental das Instituições de Ensino Superior Público afirmou serem necessários.

O matutino avança que, nos últimos cinco anos, só em 2016 é que não foi necessário o Estado fazer reforços orçamentais a estas entidades de educação para pagar salários e subsídios de Natal. Este ano foi a primeira vez que o Governo exigiu a reestruturação às instituições.

Fonte das entidades adiantou ao diário que, para colmatar estas lacunas financeiras, os politécnicos querem aumentar as prestações de serviços e cativar mais alunos.

Os politécnicos preveem aumentar as prestações de serviços através de um maior envolvimento com os territórios em que estão implantados, mas também atrair mais alunos.

A captação de estudantes deverá ser feita junto dos públicos que têm crescido mais no setor, nomeadamente os estudantes internacionais e os dos cursos técnicos superiores profissionais, adianta o mesmo jornal.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. o de Tomar por coincidência é um dos que têm contrato com a IBM (a par com o de Viseu), nem assim têm dinheiro para pagarem as contas?

  2. É simples: o Ribatejo/distrito de Santarém não necessita de dois Politécnicos, nem tem massa crítica para os sustentar. Portanto, fundam-nos. No mesmo sentido, a Beira Baixa / distrito de Castelo Branco, também não tem condições de aguentar uma universidade e um Politécnico. Portanto, a solução não será muito diferente.

    Já para não mencionar que a introdução de portagens nas ex-SCUT, principalmente na A23, A24 e A25, matou (acelerando a desertificação) o interior.

    Não esqueçamos de qual o partido / governo a que podemos agradecer tal (PS / Sócrates) e qual aquele que proclamando com pompa e circunstância o fim da austeridade ainda não acabou com este atentado à coesão territorial, num exercício em que conta com o conivente e cúmplice silêncio dos autarcas da cor sequiosos do respectivo tachinho.

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …