Há três anos que não nasce nenhum pinguim imperador na segunda maior colónia do mundo

Nos últimos três anos, não nasceu nenhuma cria na segunda maior colónia de pinguins imperadores da Antártida. A previsão para o futuro da espécie é desanimadora.

Normalmente, entre 15 mil a 24 mil casais de pinguins imperadores deslocam-se para Halley Bay para reproduzirem e chocar as suas crias, contudo, segundo um estudo publicado no Antarctic Science, desde 2016 que nenhuma ave desta espécie nasce neste local.

Há 60 anos que não era registado uma falha desta escala na reprodução de uma espécie”, lamenta o autor do estudo, Phil Trathan. “Não é normal um falhanço destes acontecer numa colónia tão grande.”

Através de imagens de satélite, é possível observar que muitos destes pinguins mudaram-se para uma colónia diferente, perto de Halley Bay, contudo, os cientistas estão preocupados por constatar que esta espécie estava tão vulnerável naquele que era considerado um dos locais mais seguros para estas aves. “Estes locais não são tão seguros como anteriormente pensávamos”, concluiu Phil Trathan.

O novo local recebeu cerca de 14 mil pares em 2018, e apesar de serem números animadores, não chegam para compensar os números da Halley Bay. “Nem todos os espécimes transitaram para este novo local.” O que mais preocupa os cientista é que Halley Bay é um dos locais mais frios do continente e “onde se esperava sempre encontrar os pinguins”, disse Trathab.

Segundo David Ainley, um ecologista marinho e especialista em pinguins, este não é uma situação que deva causar demasiado alarme, uma vez que os pinguins não morreram, apenas estão a procurar um novo local para nidificar.

Contudo, isto quer dizer que encontrar locais para esta espécie reproduzir irá ser cada vez mais complicado. Trathab estima em cerca de 8% da população mundial de pinguins imperadores a quantidade que acasalava em Halley Bay.

Especialistas atribuem as culpas desta queda acentuada da população do local às alterações climáticas que estão a destruir as plataformas de gelo onde as aves nidificam. Segundo um estudo de 2014, a população de global de pinguins imperadores vai reduzir-se pelo menos 19% até 2100.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máximo de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …

Rio não responde a críticas de adversário. "Estou na Croácia, não estou no Montenegro"

O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da manifestação dos polícias. Depois do discurso que tinha feito no Congresso do …

Hospitais públicos têm mais de 650 milhões de euros de dívidas em atraso

As dívidas em atraso dos hospitais pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde têm vindo a crescer desde o início do ano. Em setembro, o valor fixava-se nos 650 milhões de euros. Hospitais públicos acumulam 651,6 milhões …

Bolsonaro quer isentar polícias de punições por crimes cometidos em serviço

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais durante operações de segurança. De …

Dragões de Ouro. O "patinho feio" galardoado e o miúdo blindado a ouro

O FC Porto realizou esta quinta-feira a cerimónia anual de entrega dos Dragões de Ouro. O destaque foi para Marega, que recebeu o prémio de futebolista do ano. Fábio Silva venceu o prémio de revelação …

Forças Armadas vão passar a pagar rendas às Finanças

As Forças Armadas (FA) vão ter de pagar às Finanças uma renda pelos edifícios que usem e que sejam património do Estado. As FA estavam isentas desta obrigação desde 2012. As Forças Armadas perdem assim a …

Encontrados no Equador bebés enterrados com capacetes feitos de crânios humanos

Durante as escavações realizadas entre 2014 e 2016 em Salango, um sítio ritual na costa central do Equador, os arqueólogos encontraram dois bebés enterrados com capacetes feitos com crânios de outras crianças. Os investigadores descobriram dois …

Um mês depois das legislativas, Chega é o partido que mais cresce (e duplica intenção de voto)

O partido de André Ventura, o Chega, foi o que mais cresceu desde as eleições legislativas. Num mês, o partido duplicou as intenções de voto. De acordo com a sondagem da Aximage “Pós-eleitoral Novembro 2019”, realizada …