Há três anos que não nasce nenhum pinguim imperador na segunda maior colónia do mundo

Nos últimos três anos, não nasceu nenhuma cria na segunda maior colónia de pinguins imperadores da Antártida. A previsão para o futuro da espécie é desanimadora.

Normalmente, entre 15 mil a 24 mil casais de pinguins imperadores deslocam-se para Halley Bay para reproduzirem e chocar as suas crias, contudo, segundo um estudo publicado no Antarctic Science, desde 2016 que nenhuma ave desta espécie nasce neste local.

Há 60 anos que não era registado uma falha desta escala na reprodução de uma espécie”, lamenta o autor do estudo, Phil Trathan. “Não é normal um falhanço destes acontecer numa colónia tão grande.”

Através de imagens de satélite, é possível observar que muitos destes pinguins mudaram-se para uma colónia diferente, perto de Halley Bay, contudo, os cientistas estão preocupados por constatar que esta espécie estava tão vulnerável naquele que era considerado um dos locais mais seguros para estas aves. “Estes locais não são tão seguros como anteriormente pensávamos”, concluiu Phil Trathan.

O novo local recebeu cerca de 14 mil pares em 2018, e apesar de serem números animadores, não chegam para compensar os números da Halley Bay. “Nem todos os espécimes transitaram para este novo local.” O que mais preocupa os cientista é que Halley Bay é um dos locais mais frios do continente e “onde se esperava sempre encontrar os pinguins”, disse Trathab.

Segundo David Ainley, um ecologista marinho e especialista em pinguins, este não é uma situação que deva causar demasiado alarme, uma vez que os pinguins não morreram, apenas estão a procurar um novo local para nidificar.

Contudo, isto quer dizer que encontrar locais para esta espécie reproduzir irá ser cada vez mais complicado. Trathab estima em cerca de 8% da população mundial de pinguins imperadores a quantidade que acasalava em Halley Bay.

Especialistas atribuem as culpas desta queda acentuada da população do local às alterações climáticas que estão a destruir as plataformas de gelo onde as aves nidificam. Segundo um estudo de 2014, a população de global de pinguins imperadores vai reduzir-se pelo menos 19% até 2100.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …