Três irmãos foram diagnosticados com o mesmo raro tipo de cancro. Têm menos de cinco anos

Os irmãos Rush são como a grande maioria, mas além de brincadeiras e laços familiares, têm um vínculo que a maioria dos irmãos não partilha. Tristen, de cinco anos, Caison, de três anos, e Carter, de sete meses, sofrem todos de cancro no olho.

O cancro no olho é uma doença hereditária. Angie Rush, a mãe das crianças, também teve retinoblastoma bilateral quando era criança, e perdeu um dos seus olhos com apenas seis semanas de vida.

Tristen, de apenas cinco anos, foi o primeiro a ser diagnosticado, em abril de 2014. O irmão, Caison, de 3 anos, foi o segundo a ser diagnosticado, em outubro de 2016. Carter Rush, o mais novo dos três irmãos, foi diagnosticado no passado mês de janeiro, conta o WebMD.

Os três meninos estão a ser sujeitos a sessões de quimioterapia, ao mesmo tempo que fazem tratamentos a laser e consultas de rotina aos olhos. No entanto, quer os tratamentos quer as consultas são demasiado caros para o casal conseguir suportar. Por esse motivo, os pais das três crianças viram-se obrigados a vender a sua casa e a viver com familiares.

Sinto-me muito culpada, sabia que isto era algo que eu lhes poderia transmitir mas por outro lado sei que fui abençoada”, disse a mãe. “Eles são espertos e gentis. Definitivamente, é uma alegria tê-los.”

Devido ao historial médico da mãe, todos os meninos foram examinados quanto à doença assim que nasceram. Tristen começou a quimioterapia quando tinha apenas 3 semanas de idade e Caison começou a quimioterapia com uma semana de idade.

Normalmente, o retinoblastoma é uma condição médica que afeta bebés e crianças. Um dos sintomas iniciais mais comuns é a presença de uma cor esbranquiçada na pupila. Outros sinais da doença incluem olhos a olhar em direções diferentes, vermelhidão e inchaço.

A quimioterapia é um dos principais tratamentos para o retinoblastoma, juntamente com cirurgia, radiação, crioterapia e laser. Tristen e Caison fizeram 6 sessões de quimioterapia e tratamento a laser, enquanto que o bebé Carter fez recentemente o seu primeiro tratamento.

O casal tem vindo a partilhar a sua historia nas redes sociais e nos meios de comunicação norte-americanos, com o objetivo de conseguir ajudas monetárias para os tratamentos dos filhos. Através do GoFundMe, já foram doados mais de 30 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …