Três irmãos foram diagnosticados com o mesmo raro tipo de cancro. Têm menos de cinco anos

Os irmãos Rush são como a grande maioria, mas além de brincadeiras e laços familiares, têm um vínculo que a maioria dos irmãos não partilha. Tristen, de cinco anos, Caison, de três anos, e Carter, de sete meses, sofrem todos de cancro no olho.

O cancro no olho é uma doença hereditária. Angie Rush, a mãe das crianças, também teve retinoblastoma bilateral quando era criança, e perdeu um dos seus olhos com apenas seis semanas de vida.

Tristen, de apenas cinco anos, foi o primeiro a ser diagnosticado, em abril de 2014. O irmão, Caison, de 3 anos, foi o segundo a ser diagnosticado, em outubro de 2016. Carter Rush, o mais novo dos três irmãos, foi diagnosticado no passado mês de janeiro, conta o WebMD.

Os três meninos estão a ser sujeitos a sessões de quimioterapia, ao mesmo tempo que fazem tratamentos a laser e consultas de rotina aos olhos. No entanto, quer os tratamentos quer as consultas são demasiado caros para o casal conseguir suportar. Por esse motivo, os pais das três crianças viram-se obrigados a vender a sua casa e a viver com familiares.

Sinto-me muito culpada, sabia que isto era algo que eu lhes poderia transmitir mas por outro lado sei que fui abençoada”, disse a mãe. “Eles são espertos e gentis. Definitivamente, é uma alegria tê-los.”

Devido ao historial médico da mãe, todos os meninos foram examinados quanto à doença assim que nasceram. Tristen começou a quimioterapia quando tinha apenas 3 semanas de idade e Caison começou a quimioterapia com uma semana de idade.

Normalmente, o retinoblastoma é uma condição médica que afeta bebés e crianças. Um dos sintomas iniciais mais comuns é a presença de uma cor esbranquiçada na pupila. Outros sinais da doença incluem olhos a olhar em direções diferentes, vermelhidão e inchaço.

A quimioterapia é um dos principais tratamentos para o retinoblastoma, juntamente com cirurgia, radiação, crioterapia e laser. Tristen e Caison fizeram 6 sessões de quimioterapia e tratamento a laser, enquanto que o bebé Carter fez recentemente o seu primeiro tratamento.

O casal tem vindo a partilhar a sua historia nas redes sociais e nos meios de comunicação norte-americanos, com o objetivo de conseguir ajudas monetárias para os tratamentos dos filhos. Através do GoFundMe, já foram doados mais de 30 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …