Três famílias desalojadas nos Açores devido à chuva

Pedro Monteiro / Lusa

População retira mobiliário e outros haveres do interior das suas casas no Lugar da pedreira, Concelho do Nordeste, São Miguel, devido ao mau tempo que está afetar os grupos central e oriental dos Açores

População retira mobiliário e outros haveres do interior das suas casas no Lugar da pedreira, Concelho do Nordeste, São Miguel, devido ao mau tempo que está afetar os grupos central e oriental dos Açores

Três famílias foram retiradas das suas casas durante a madrugada no lugar da Pedreira, concelho do Nordeste, Açores, devido à chuva, tendo havido populações que chegaram a estar isoladas, disse à Lusa o presidente da câmara.

Segundo Carlos Mendonça, duas destas famílias foram retiradas das suas casas e realojodas “por questões de segurança” e a terceira por a habitação ter sido atingida por materiais arrastados pela água, tendo acabado por ficar soterrada.

O autarca disse que “várias” outras casas “ficaram destruídas”, mas nenhuma delas era habitada.

Várias estradas e caminhos ficaram obstruídos, soterrados e danificados, mas neste momento já não há populações isoladas, acrescentou.

Segundo Carlos Mendonça, durante a madrugada, uma “tromba de água” atingiu aquela zona e “choveu muito” num curto espaço de tempo, provocando “imensos estragos”.

O centro de saúde esteve aberto durante a noite e foram assistidas algumas pessoas, afectadas a nível psicológico pelo que estava a acontecer, afirmou ainda o autarca, que explicou que não foram registados feridos.

Os danos estão ainda a ser avaliados e estão no local diversos responsáveis, incluindo o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, disse ainda o autarca.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores registou hoje 32 ocorrências, sem vítimas, nas ilhas de São Miguel e Terceira devido ao mau tempo que está afectar os grupos central e oriental, que estão sob aviso vermelho.

Em declarações à agência Lusa, Bárbara Castelo, responsável do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, adiantou que no início da noite e durante a madrugada de hoje registaram-se 32 ocorrências de pequena dimensão nas ilhas Terceira (grupo central) e S. Miguel (grupo oriental).

“Na ilha Terceira houve registo de inundações e obstruções da via publica devido a problemas com esgotos e bueiros que foram rapidamente resolvidos. Em S. Miguel, a maior incidência foi nos concelhos de Nordeste e Povoação”, adiantou.

“De momento já não chove e as equipas estão no local a ajudar as populações. A acompanhar a situação estão elementos da protecção civil, câmaras municipais, assistentes sociais e da Direcção Regional das Floresta”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …