Três burlões levaram 1,4 milhões ao Estado em pagamentos a falsos fornecedores

Durante dois anos, três homens, com recurso a um simples computador e a falsos emails, burlaram o Estado em 1,4 milhões de euros, através do pagamento a falsos fornecedores.

Esta burla que decorreu entre 2013 e 2015, conta o Jornal de Notícias, lesou dezenas de organismos públicos e empresas, nomeadamente Câmaras Municipais, hospitais, universidades e até a GNR e as Forças Armadas.

O esquema partia de dados obtidos através da bases de dados de contratos públicos e consumava-se com recurso a um sistema de homebanking, a falsas autorizações de débito directo e a emails forjados.

O grupo, liderado por um homem de 38 anos, condenado a 10 anos de prisão, comunicava às entidades públicas que a conta para o pagamento das dívidas tinha sido alterada, divulgando, então, uma nova conta para onde o dinheiro era desviado.

Envolvido no esquema estava ainda o namorado do principal suspeito, considerado o “cérebro” do esquema, que foi condenado a 5 anos de prisão, com pena suspensa. Um terceiro cúmplice foi condenado a quatro anos e dez meses de prisão, também com pena suspensa.

As autoridades arrestaram mais de 800 mil euros em contas bancárias, algumas delas situadas em offshores.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • É o – são gays como deve ser agora de pois de resolvida (e bem!) essa causa fraturante, estruturante, etc, etc. Não deverá faltar muito para valer um dinheirão uma ter um namorado completo, quer dizer, um que ligue a ignição, que pegue, quando o motor de arranque é acionado.

  1. Gosto muito principalmente do “… com pena suspensa” ! Novamente uma salva de palmas para a Justiça Nacional. Pouco falta para andar o país a funcionar com metade das pessoas que se vêm por aí com penas suspensas

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …