Adeptos de Moscovo apoiaram treinador ucraniano…que agora foi despedido

FK Dinamo Moscovo

Andriy Voronin em treino do Dínamo Moscovo

Andriy Voronin deixa o Dínamo Moscovo, no dia seguinte ao afastamento do rival Spartak da Liga Europa.

O Dínamo Moscovo anunciou nesta terça-feira a saída imediata de Andriy Voronin, um dos treinadores-adjuntos da equipa.

Num curto comunicado, o clube russo informa que chegou a acordo com o antigo futebolista para rescindir o contrato.

Voronin, que enquanto jogador foi internacional pela Ucrânia, terminou a sua carreira de futebolista precisamente no Dínamo Moscovo. O técnico de 42 anos era um dos adjuntos do treinador principal Sandro Schwarz, desde Outubro de 2020.

No sábado passado o Dínamo deslocou-se ao terreno do Khimki (vitória por 3-0) e os seus adeptos começaram a cantar o nome de Voronin, nas bancadas, dando sinais de apoio ao agora ex-treinador, que tinha voltado para a Ucrânia pouco antes.

Andriy Voronin, que tinha dito publicamente que é contra a invasão russa ao seu país, foi afastado no dia seguinte ao rival Spartak Moscovo ter sido afastado pela UEFA da Liga Europa.

Na segunda-feira a UEFA e a FIFA decidiram suspender de todas as suas competições todos os clubes russos e todas as selecções russas, por causa da invasão à Ucrânia.

O Spartak é o único clube castigado nesta época, já que estava nos oitavos-de-final da Liga Europa, onde iria defrontar o Leipzig.

Na semana passada surgiu a informação de que o Zenit tinha afastado o jogador ucraniano Yaroslav Rakitskiy, que também se manifestou contra o conflito.

O presidente do emblema de São Petersburgo já reagiu e assegurou que isso não aconteceu: “Não, não foi assim”. E o próprio Rakitskiy não falou sobre o assunto, até agora.

O Zenit São Petersburgo tem relações directas com a Gazprom, empresa estatal de energia russa – que deixou de ter acordo com a UEFA, também nesta segunda-feira.

Alteração no voleibol

Também no voleibol houve mexidas: a federação internacional da modalidade retirou o próximo Mundial de solo russo.

O Mundial 2022 de voleibol iria realizar-se em diversas cidades russas, no próximo Verão.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.