Transparência ou irresponsabilidade? “A primeira-ministra mais fixe do mundo” divide opiniões

6

Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, atravessa um momento conturbado da sua liderança. Não devido às suas opções políticas, mas devido à sua vida pessoal.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram a chefe do governo finlandês a beber, cantar e a dançar numa festa privada com amigos.

Sobre as imagens partilhadas, que lamentou o facto de terem sido publicadas, Sanna contou que passou realmente a noite com amigos — mas sem drogas. Os rumores sobre drogas acumularam-se porque alguém no vídeo fala em “farinha”, que pode ser sinónimo de cocaína.

“Estive numa festa louca, sim. Dancei e cantei. Mas não recorri a drogas. Nada além de álcool. Só coisas legais. Nada há a esconder”, reagiu.

Sanna Marin gosta de sair à noite e já foi criticada no final do ano passado, quando esteve numa discoteca até às 4h da madrugada, depois de ter tido contacto com uma pessoa infetada pelo coronavírus.

Quando Marin foi eleita para o cargo em dezembro de 2019, fez sempre questão de garantir que a política nunca a mudaria enquanto pessoa.

Antes da mais recente polémica, a jovem líder até reuniu a aprovação tanto dos media como da oposição política, escreveu o Figaro num perfil publicado maio. Ambos estavam “unidos” em torno da mulher que visitou Zelenskyy em Kiev, esteve em Bucha e Irpin, e guiou o país rumo à adesão à NATO.

A antiga secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, saiu recentemente em sua defesa.

“Como disse Ann Richards, ‘Ginger Rogers fez tudo o que Fred Astaire fez. Ela apenas o fez ao contrário e de saltos altos’. Aqui estou eu em Cartagena enquanto lá estive para uma reunião como Secretário de Estado. Continua a dançar, Sanna Marin”, escreveu Clinton no Twitter. A primeira-ministra finlandesa agradeceu o apoio.

Aliás, nas redes sociais tem surgido uma enorme onda de apoio. Através da hashtag “Solidariedade com Sanna”, milhares de mulheres têm publicado vídeos seus a dançar ou a festejar em solidariedade com a jovem política.

“Espero que no ano 2022 se aceite que até os governantes dançam, cantam e vão a festas. Não queria que estas imagens se tivessem espalhado, mas cabe aos eleitores decidir o que pensam sobre o assunto”, disse, na passada semana, aos jornalistas.

Riikka Purra, a líder de extrema-direita do Partido dos Finlandeses, a segunda maior força parlamentar do país, é uma das principais vozes nas críticas à líder do país. Vários opositores consideram que a postura de Sanna não é adequada à chefe de um governo.

“Este é provavelmente o escândalo mais estúpido que já vi, e já vi alguns bastante estúpidos”, escreveu no Twitter o analista político Janne M. Korhonen.

“Note-se que um perito convenientemente anónimo diz que alguém no áudio está a falar de ‘farinha’ e que tanto polícia, como jornalistas de crime e investigadores dizem que essa não é sequer uma palavra usada na cultura finlandesa da droga”, acrescentou Korhonen.

Esta não foi a primeira vez que a Sanna foi criticada por questões não relacionadas com a sua visão política. Em outubro de 2020, foi capa da revista feminina Trendi. Na altura, foi acusada de estar a desperdiçar o tempo que devia empregar na gestão da pandemia no país.

No entanto, foi a sua escolha de indumentária que causou mais polémica. A primeira-ministra finlandesa surgia vestida com calças e um blaser pretos, sem camisa nem roupa interior por baixo.

trendimag / Instagram

Primeira-ministra finlandesa Sanna Marin

Mais uma vez, nas redes sociais, várias mulheres finlandesas manifestaram o seu apoio à líder do país.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Trendi & Lily (@trendimag)

Depois de terem sido divulgadas fotos de amigas em topless na residência oficial da chefe do governo, Sanna Marin pediu desculpas e pediu que entendessem que é “um ser humano”.

Apesar de tudo o que se diz sobre Sanna Marin, o jornal alemão Bild não tem dúvidas quando lhe atribui o cognome de “a primeira-ministra mais fixe do mundo”.

ZAP //

6 Comments

  1. Os tempos estão a modernizar-se. Já existe na Europa um ministro que é casado com um homem. Se eles forem vistos na praia, em topless a beijarem-se, certamente que ninguém achará mal algum.

  2. O mundo e em particular a Europa esta a caminhar para uma terrível crise económica, laboral e social, e os políticos anda a brincar…
    Depois vão queixam-se que regimes mais extremistas e prepotentes estão a subir e a ser mais populares…

  3. Porque diabo é que uma 1.ª ministra nova, bonita e alegre não pode fazer o que outra qualquer mulher faria!?
    Quem me dera ter um governo de gente competente e que frequentasse discotecas. Qual era o problema?
    Em Portugal, o nosso problema são os ministros corruptos e incompetentes e…nem vão a discotecas.
    Valha-nos o Sto António de Lisboa ou S.João do Porto, tanto faz.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.