O líder do maior império de droga do mundo, vulgarmente conhecido como “El Mayo”, foi preso, esta quinta-feira, nos EUA. Foi traído pelo filho do seu antigo sócio, “El Chapo” – que também acabou preso.
As autoridades norte-americanas detiveram Ismael “El Mayo” Zambada, líder histórico do cartel mexicano de Sinaloa, e Joaquín Guzmán López, filho de “El Chapo.
El Mayo e El Chapo foram os fundadores do poderoso cartel de Sinaloa.
Quando El Chapo foi detido, os filhos do narcotraficante mexicano herdaram o negócio e juntaram-se a El Mayo Zambada.
El Mayo Zambada era conhecido por comandar as operações de contrabando do cartel, embora mantivesse um perfil mais discreto.
De acordo com o The New York Times, El Mayo Zambada foi traído por Guzmán López, que o levou numa viagem no seu avião privado sob falsos pretextos.
O filho de El Chapo terá convidado El Mayo para fazer uma viagem para procurar propriedades onde investir o dinheiro. No entanto, acabaria por ser levado para El Paso, no Texas, no sul dos Estados Unidos.
Acabaram ambos por ser detidos.
A captura de El Mayo Zambada ocorre após as detenções de outras figuras centrais do cartel de Sinaloa.
No ano passado, Ovidio Guzmán Lopéz, outro dos filhos de El Chapo, já tinha sido detido.
A agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA) estava a oferecer uma recompensa de até 15 milhões de dólares (13,8 milhões de euros) por informações que levassem à captura de El Mayo Zambada.
“O Departamento de Justiça tem sob custódia mais dois supostos líderes do cartel de Sinaloa, uma das mais violentas e poderosas organizações de tráfico de drogas do mundo”, disse o Procurador-Geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, em comunicado.
ZAP // Lusa
Muito boa noticia… Agora é esperar pelo sucessor….