Detenção de filho de “El Chapo” provoca onda de violência no México

Wikimedia

Ovidio Guzmán Lopéz

As autoridades mexicanas transferiram esta sexta-feira para a Cidade do México Ovidio Guzmán Lopéz, um dos filhos do narcotraficante “El Chapo” mais procurado pelos Estados Unidos (EUA), cuja detenção levou a vários bloqueios de estradas e ataques.

Após a captura de Ovidio na cidade de Culiacán, as Forças Armadas mexicanas transferiram o filho de Joaquín “El Chapo” Guzmán para a capital e colocaram-no à disposição do Ministério Público federal, adiantou Luis Cresencio Sandoval, secretário de Defesa Nacional, em conferência de imprensa, citado a agência Lusa.

“O detido foi transferido para as instalações da procuradoria especializada em crimes organizados, para ficar à disposição do Ministério Público federal e para o apuramento da sua situação jurídica”, acrescentou, sem detalhar as acusações ou responder às perguntas dos jornalistas.

Sandoval detalhou que a detenção ocorreu na madrugada desta sexta-feira, numa operação em que estiveram envolvidos elementos do Exército Nacional, da Guarda Nacional e de outras instituições de segurança e que foi o resultado de seis meses de trabalho.

Ovidio, conhecido como “El Ratón”, já tinha sido detido em outubro de 2019. Na altura, perante a reação dos cartéis e os distúrbios violentos na cidade, o traficante foi libertado, horas depois, por ordem do presidente Andrés Manuel López Obrador para evitar mais derramamento de sangue.

“El Ratón” lidera a fação Los Menores, ligada ao cartel do Pacífico, gerador de violência em quatro estados e na região noroeste do país, vincou ainda.

Após a detenção ocorreram altos de violência, como 19 bloqueios de estrada e ataques armados, incluindo contra o aeroporto de Culiacán e à base aérea número 10. Três membros das forças de segurança morreram nos confrontos e pelo 18 feridos foram admitidas nos hospitais da região, segundo a BBC.

Também se desencadearam uma série de atos violentos em cidades como Culiacán, Mazatlán e Los Mochis, além do cancelamento de atividades escolares e governamentais, com as autoridades a pedirem também à população para que permanecesse nas suas casas.

No Twitter, o governador de Sinaloa, Rubén Rocha Moya, apelou à calma.

No aeroporto, dois aviões foram atingidos por tiros – um enquanto se preparava para descolar, informou a companhia aérea mexicana Aeromexico.

Ovidio, juntamente com o seu irmão Joaquín Guzmán López, é acusado nos EUA por associação criminosa relacionada com drogas ilícitas desde 2019.

O Departamento de Estado norte-americano oferecia uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações que levassem à prisão de “El Ratón”. Segundo as investigações, Ovidio e Joaquín, “herdaram grande parte dos lucros do tráfico” após a morte de outro irmão, Edgar Guzmán-López, avançou a CNN Portugal.

De acordo com as autoridades norte-americanas, os irmãos conspiraram para distribuir cocaína, metanfetamina e cannabis nos EUA a partir do México e de outras partes do mundo de 2008 a 2018.

Já Joaquín “El Chapo” Guzmán foi condenado a prisão perpétua nos EUA e ao pagamento uma multa de 12,6 mil milhões de dólares por dez acusações, incluindo envolvimento em atividade criminosa, tráfico de drogas e posse de armas de fogo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.