A trágica explosão de Beirute foi tão violenta que “sacudiu” a ionosfera

Wadel Hamzeh / EPA

A 4 de agosto de 2020, o porto de Beirute, capital do Líbano, foi palco de uma trágica explosão. Uma carga de 2.750 toneladas de nitrato de amónio explodiu, numa das maiores explosões artificiais não nucleares da história.

A devastadora explosão matou 210 pessoas, feriu 7.500 e deixou 300 mil desabrigadas.

Uma equipa de cientistas detalhou o efeito que a explosão teve na ionosfera, a camada externa da atmosfera. Segundo os investigadores, a explosão de Beirute rivalizou com os efeitos vistos anteriormente em erupções vulcânicas.

A ionosfera é a região ionizada da alta atmosfera da Terra e estende-se de 48 a 965 quilómetros. A radiação solar que atinge as moléculas dessa região ioniza-as, separando os seus eletrões.

A ionosfera pode ser perturbada por eventos espaciais como tempestades geomagnéticas, mas também por eventos que acontecem no solo – e não só eventos naturais como erupções vulcânicas. A atividade humana, como é o caso dos testes nucleares, também a afeta.

As mudanças na ionosfera afetam os sinais de GPS. Pequenas mudanças geralmente são levadas em consideração pelos recetores e transmissores de GPS, mas para eventos incomuns, os sinais podem ser usados ​​como uma forma de estudar a ionosfera.

A explosão em Beirute gerou uma onda através da ionosfera que teve uma magnitude maior do que a criada pela erupção do vulcão Asama, no Japão, em 2004. Outras erupções no arquipélago japonês que aconteceram ao longo da última década foram comparáveis ​​em magnitude ao evento de Beirute.

“Descobrimos que a explosão gerou uma onda que viajou na ionosfera em direção ao sul a uma velocidade de cerca de 0,8 quilómetros por segundo”, disse Kosuke Heki, da Universidade de Hokkaido, em comunicado.

A explosão ocorreu devido a nitrato de amónio – usado predominantemente como fertilizante e como ingrediente em explosivos – mal armazenado que tinha sido abandonado num armazém em 2014.

Um incêndio eclodiu no armazém, que também armazenava fogos de artifício. Estes explodiram primeiro, com uma força equivalente a cerca de duas toneladas de TNT. Meio minuto depois, todo o depósito explodiu com uma força de 1,1 quilotoneladas de TNT, semelhante à de uma bomba nuclear de baixo rendimento.

A energia da onda ionosférica gerada pela explosão de Beirute foi significativamente maior do que a explosão mais energética numa mina de carvão de Wyoming, nos Estados Unidos, em 1996.

A explosão foi ouvida no Chipre, a mais de 240 quilómetros de distância. Além disso, o evento foi registado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos como um evento sísmico de magnitude 3,3, e deixou uma cratera visível da órbita de 140 metros de diâmetro.

Este estudo foi publicado em fevereiro na revista científica Scientific Reports.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …

Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação post mortem após veto de Marcelo

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um novo decreto sobre a inseminação post mortem, com propostas de alteração do PS, BE, PCP, PAN e PEV para responder às dúvidas levantadas pelo Presidente da República no veto …

PJ faz buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) efetuou, na manhã desta sexta-feira, buscas na provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para "recuperação de documentação", no decurso de uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Fonte …