Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas.

A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de amónio destruíram o porto de Beirute, no Líbano, provocando 191 mortes, mais de 6.500 feridos e perto de 300 mil desalojados. Um estudo sugere mesmo que a maior explosão ocorrida neste dia foi uma das mais poderosas da História que não foi produzida por uma bomba nuclear.

Uma equipa de cientistas forenses recorreu a vídeos do evento partilhados nas redes sociais para reconstruir exatamente aquilo que aconteceu na capital do Líbano, incluindo a negligência que levou à tragédia, escreve o Gizmodo.

Graças aos smartphones e às redes sociais, o trabalho dos cientistas forenses está bastante facilitado em situações como esta. Anteriormente, para reconstruirem um evento destes, os cientistas teriam que analisar minuciosamente os detritos da explosão e, se tivessem sorte, contar com imagens de câmaras de trânsito ou segurança.

No entanto, nos dias de hoje, as explosões de Beirute foram vistas de inúmeros ângulos. Várias pessoas gravaram as explosões com os seus telemóveis e difundiram para o mundo inteiro através das redes sociais.

Os investigadores da Universidade de Londres agradecem. Os cientistas forenses criaram um vídeo de 12 minutos que pega em imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruir a tragédia de Beirute.

Os resultados da sua investigação permitiu concluir aquilo que já se suspeitava. Seis anos antes, em outubro de 2014, cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio foram descarregadas nas docas e guardadas num armazém junto ao Porto de Beirute. Nesse mesmo armazém estavam também guardadas 23 toneladas de fogo de artifício, mais de mil pneus de automóveis e cinco rolos de cabo detonador que geraram a receita perfeita para o caos.

Fonte militar que solicitou o anonimato, disse à agência noticiosa espanhola EFE que os materiais estavam “armazenados ilegalmente” e que as equipas de peritos estão a destruí-los como medida de precaução, uma vez que se encontravam danificados na sequência das explosões, representando, por isso, um risco.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo no...Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …