Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico.

Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as características cognitivas dos indivíduos – as maneiras inconscientes pelas quais os seus cérebros aprendem e processam informações do ambiente – e as suas visões ideológicas do mundo.

Os cientistas encontraram paralelos entre o desempenho daqueles com visões extremistas em jogos cognitivos e o tipo de atitudes políticas, religiosas e dogmáticas às quais aderem. Os resultados foram publicados recentemente na revista Philosophical Transactions of the Royal Society B.

Cada participante do estudo completou uma grande variedade de testes de personalidade e recebeu tarefas neuropsicológicas destinadas a explorar diferenças individuais implícitas em como aprendemos com o ambiente, tomamos decisões e reagimos a mudanças ou desafios.

Numa tarefa, os participantes tiveram que determinar se um grupo de pontos estava a mover-se para a esquerda ou para a direita. Noutra, eles tinham de memorizar uma série de formas ou números e, de seguida, relatar a ordem em que apareciam. Os investigadores usaram o desempenho dos participantes nestes “jogos cognitivos” para extrair informações sobre a sua perceção, aprendizagem e capacidade de se envolver num processamento mental complexo e estratégico.

Os investigadores descobriram que indivíduos com atitudes extremistas tendiam a ter um desempenho mau em tarefas mentais complexas – eles tinham dificuldades para completar testes psicológicos que requerem etapas complexas.

Pessoas que endossam a violência para proteger o seu grupo ideológico também possuem fracas habilidades de controlo emocional – são mais impulsivas e buscam sensações e emoções. Isto faz sentido quando imaginamos o tipo de indivíduo que está disposto a prejudicar outros inocentes por causa de uma ideologia.

Os autores também analisaram a assinatura psicológica de diferentes visões políticas. Em algumas tarefas cognitivas, foi pedido que os participantes respondessem o mais rápida e precisamente possível. Descobriu-se que algumas pessoas priorizam estratégias mentais lentas e constantes, enquanto outras, inconscientemente, optam por estratégias rápidas e frenéticas que sacrificam a precisão, mas que se destacam na velocidade.

Os conservadores políticos eram mais cautelosos nestes casos; os seus cérebros optaram por abordagens mais lentas e precisas. Em contraste, as mentes dos liberais políticos, e daqueles que acreditam que o status quo existente deve ser revisto, tinham maior probabilidade de adotar estratégias percetivas mais rápidas e menos precisas.

Mentes dogmáticas

Os investigadores não olharam para os dados com hipóteses predeterminadas. Queriam deixar os dados “falarem” por si próprios. Esta abordagem também revelou outra impressão digital psicológica inesperada: a natureza da mente dogmática.

Os participantes dogmáticos que resistiam a atualizar as suas crenças em resposta a evidências novas e confiáveis eram mais lentos a processar as evidências em tarefas percetivas. Portanto, quando solicitados a determinar se os pontos estavam a mover-se para a esquerda ou para a direita do ecrã, eles demoraram mais para processar as informações e tomar uma decisão.

Indivíduos dogmáticos também tinham uma personalidade mais impulsiva, o que significa que estavam a tomar decisões prematuras com base em evidências que eram mal compreendidas. Isto significa que, se o nosso cérebro for mais lento a associar as evidências no seu ambiente percetivo, podemos inadvertidamente tornar-nos mais resistentes às evidências e perspetivas alternativas.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Certamente, um “selo de qualidade” para qualquer apoiante do chega. Ficamos a entender melhor porque não vale a pena tentar racionalizar com essa gente. Simplesmente, não têm inteligência para perceber.

RESPONDER

Identificado suspeito de tiroteio em armazém da FedEx nos Estados Unidos

Esta sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram ter identificado o suspeito do tiroteio que resultou na morte de oito pessoas num armazém da FedEx, em Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com o Expresso, trata-se de um …

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …