Trabalhadores da RTP questionam escolha de novo Director

Conceição Pires / RTP

-

A Comissão de Trabalhadores da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) emitiu esta segunda-feira novo comunicado a propósito das mudanças na empresa, questionando “os fundamentos da opção por José Manuel Portugal” para Diretor de Informação (DI).

Em comunicado, intitulado “Um esclarecimento que faria falta”, os representantes dos trabalhadores da RTP afirmam que, “a bem das condições de credibilidade que qualquer DI necessita para um eficaz exercício do cargo”, a administração da RTP, liderada por Alberto da Ponte, deve esclarecer “os fundamentos da opção por José Manuel Portugal”, em substituição de Paulo Ferreira.

A demissão de Paulo Ferreira do cargo de DI da RTP foi conhecida na sexta-feira à noite, tendo este alegado tratar-se de uma “decisão pessoal” e também o que entende ser o que “melhor defende os interesses gerais da RTP”.

A administração aceitou o pedido de demissão e nomeou José Manuel Portugal para o cargo, decisão que aguarda agora o parecer da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

“Neste momento, é natural que todos – trabalhadores, público, imprensa, parlamento – nos perguntemos quem é o novo responsável pela informação da estação pública, que provas deu até agora, que competências o vocacionam para o cargo e que metas lhe foram fixadas”, escreve a CT, no comunicado divulgado.

Já no sábado, a CT havia reagido à notícia da demissão de Paulo Ferreira sem surpresa.

“A demissão de Paulo Ferreira era esperada, porque alguém que perde a confiança da sua redação tem que sair, e só peca por tardia”, disse à Lusa Camilo Azevedo, da CT, numa alusão ao plenário de jornalistas que, em outubro, culminou na retirada de confiança à Direção de Informação da RTP, por esta ter aceitado participar no processo de avaliação para a elaboração de listas de jornalistas a colocar na mobilidade.

A saída de Paulo Ferreira “era uma questão de tempo” e o caso demonstra “a lapalissada segundo a qual o curriculum jornalístico não é suficiente garantia de adequação ao cargo de DI”, reitera a CT no comunicado de hoje.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …