Trabalhadores da RTP questionam escolha de novo Director

Conceição Pires / RTP

-

A Comissão de Trabalhadores da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) emitiu esta segunda-feira novo comunicado a propósito das mudanças na empresa, questionando “os fundamentos da opção por José Manuel Portugal” para Diretor de Informação (DI).

Em comunicado, intitulado “Um esclarecimento que faria falta”, os representantes dos trabalhadores da RTP afirmam que, “a bem das condições de credibilidade que qualquer DI necessita para um eficaz exercício do cargo”, a administração da RTP, liderada por Alberto da Ponte, deve esclarecer “os fundamentos da opção por José Manuel Portugal”, em substituição de Paulo Ferreira.

A demissão de Paulo Ferreira do cargo de DI da RTP foi conhecida na sexta-feira à noite, tendo este alegado tratar-se de uma “decisão pessoal” e também o que entende ser o que “melhor defende os interesses gerais da RTP”.

A administração aceitou o pedido de demissão e nomeou José Manuel Portugal para o cargo, decisão que aguarda agora o parecer da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

“Neste momento, é natural que todos – trabalhadores, público, imprensa, parlamento – nos perguntemos quem é o novo responsável pela informação da estação pública, que provas deu até agora, que competências o vocacionam para o cargo e que metas lhe foram fixadas”, escreve a CT, no comunicado divulgado.

Já no sábado, a CT havia reagido à notícia da demissão de Paulo Ferreira sem surpresa.

“A demissão de Paulo Ferreira era esperada, porque alguém que perde a confiança da sua redação tem que sair, e só peca por tardia”, disse à Lusa Camilo Azevedo, da CT, numa alusão ao plenário de jornalistas que, em outubro, culminou na retirada de confiança à Direção de Informação da RTP, por esta ter aceitado participar no processo de avaliação para a elaboração de listas de jornalistas a colocar na mobilidade.

A saída de Paulo Ferreira “era uma questão de tempo” e o caso demonstra “a lapalissada segundo a qual o curriculum jornalístico não é suficiente garantia de adequação ao cargo de DI”, reitera a CT no comunicado de hoje.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ursula Von der Leyen promete enfrentar líderes e recusar nomes para garantir Comissão paritária

Minutos depois da votação do seu nome no Parlamento Europeu em Estrasburgo, as primeiras palavras da presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foram dedicadas aos líderes que a escolheram. Prometeu "trabalhar construtivamente …

"Os relatos de que o Irão deteve espiões da CIA são totalmente falsos"

Irão afirma que deteve 17 alegados espiões da CIA e que alguns foram condenados à morte. Esta segunda-feira, Donald Trump disse que os relatos são "apenas mais mentiras e propaganda". O Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Base de dados de perfis de ADN conseguiu mais de 11 mil amostras em oito anos

A base de dados de perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil inseriu 11.774 amostras em quase oito anos, sendo a maioria de condenados, segundo o relatório de 2018 sobre o …

50 anos depois, o submarino francês "La Minerve" foi encontrado

O submarino francês, que desapareceu em 1968 com 52 homens a bordo, foi encontrado ao largo de Toulon, esta segunda-feira, 50 anos depois do seu naufrágio. "Acabámos de encontrar o submarino Minerve. É um sucesso, um …

Nova lei da violência no Desporto. Claques ficam sem cadeiras nos estádios

A nova lei da violência no Desporto, já aprovada no Parlamento, prevê que as claques fiquem em zonas específicas dos estádios sem cadeiras. A lei vai alterar comportamentos dos adeptos de todos os clubes, mas …

Caso Mayorga. Justiça norte-americana deixa cair acusação de violação contra Cristiano Ronaldo

A Justiça norte-americana deixou cair as acusações que remontam a junho de 2009, concluindo que as acusações contra Cristiano Ronaldo não podem ser provadas. A Procuradoria de Clark County, do Estado norte-americano do Nevado, anunciou esta …

Bloco vai reapresentar proposta de criação de juízos especializados em violência doméstica

O Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, anunciou este domingo a coordenadora do partido, Catarina Martins. Este domingo, ao anunciar que o Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, …

ISCEM vai fechar em setembro. Alunos só foram avisados agora

O ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial vai fechar antes do arranque do próximo ano letivo. A escola terá enviado cartas aos alunos, informando-os do encerramento. Depois de não ter sido acreditado institucionalmente pela Agência …

Zidane aponta à saída de Bale. "Se puder ir embora amanhã, melhor"

O futebolista galês Gareth Bale pode deixar o Real Madrid nos próximos dias, disse no sábado o treinador da equipa espanhola, Zinedine Zidane, que o deixou de fora na derrota por 3-1 com o Bayern …

Abel Xavier deixa seleção moçambicana de futebol

Abel Xavier deixa o cargo de selecionador moçambicano após falhar a qualificação para as últimas duas edições da Taça das Nações Africanas. O treinador Abel Xavier vai deixar o comando da seleção moçambicana de futebol, ao …