Propostas que não cumprem a lei e bullying. Trabalhadores ameaçam CDS com tribunal

António Pedro Santos / Lusa

Assunção Cristas

O processo de despedimentos no CDS está a revoltar os funcionários do Largo do Caldas, em Lisboa. Os trabalhadores ponderam avançar para a criação de uma comissão e não excluem levar casos a tribunal.

Há vários funcionários do CDS que se queixam de propostas de acordo “que não cumprem a lei” e alegado bullying no local de trabalho, reclamações essas que são negadas pela secretaria-geral do partido. Ainda assim, segundo o Expresso, os trabalhadores ponderam avançar com a criação de uma comissão e não excluem levar os casos a tribunal, apontando uma “grande tensão na sede” do CDS.

Um trabalhador, que não quis ser identificado, revelou ao semanário que “há uma nebulosa muito grande sobre este processo, que não está a ser claro nem a cumprir a lei“.

“As propostas não cumprem a lei, estão a tentar valores mais baixos; há bullying sobre alguns funcionários e ordens expressas para não lhes ser dado trabalho. Ficam sete ou oito horas sentados à secretária, só para cumprirem o horário e para não lhes ser posto um processo disciplinar.”

De acordo com o matutino, sete dos vinte funcionários da sede receberam cartas a avisar da extinção dos seus postos de trabalho e os restantes “não sabem rigorosamente nada, nem se irão receber a carta”.

O Expresso dá conta de que só um processo estará finalizado, uma vez que nos restantes há propostas “dez mil euros abaixo do previsto na lei” e pressão para que os pagamentos sejam recebidos de forma faseada.

Pedro Morais Soares, secretário-geral do CDS, garantiu que “é tudo mentira” e recusou comentar as alegações de propostas que não cumprem a lei ou de assédio moral. “Estamos em processo de negociação, a fazer ajustes na redução do pessoal”, disse.

Os processos de despedimento e rescisão no seio do CDS foram desencadeados pelo mau resultado do partido nas últimas eleições legislativas, de 6 de outubro, que ditou uma redução da subvenção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …