Propostas que não cumprem a lei e bullying. Trabalhadores ameaçam CDS com tribunal

António Pedro Santos / Lusa

Assunção Cristas

O processo de despedimentos no CDS está a revoltar os funcionários do Largo do Caldas, em Lisboa. Os trabalhadores ponderam avançar para a criação de uma comissão e não excluem levar casos a tribunal.

Há vários funcionários do CDS que se queixam de propostas de acordo “que não cumprem a lei” e alegado bullying no local de trabalho, reclamações essas que são negadas pela secretaria-geral do partido. Ainda assim, segundo o Expresso, os trabalhadores ponderam avançar com a criação de uma comissão e não excluem levar os casos a tribunal, apontando uma “grande tensão na sede” do CDS.

Um trabalhador, que não quis ser identificado, revelou ao semanário que “há uma nebulosa muito grande sobre este processo, que não está a ser claro nem a cumprir a lei“.

“As propostas não cumprem a lei, estão a tentar valores mais baixos; há bullying sobre alguns funcionários e ordens expressas para não lhes ser dado trabalho. Ficam sete ou oito horas sentados à secretária, só para cumprirem o horário e para não lhes ser posto um processo disciplinar.”

De acordo com o matutino, sete dos vinte funcionários da sede receberam cartas a avisar da extinção dos seus postos de trabalho e os restantes “não sabem rigorosamente nada, nem se irão receber a carta”.

O Expresso dá conta de que só um processo estará finalizado, uma vez que nos restantes há propostas “dez mil euros abaixo do previsto na lei” e pressão para que os pagamentos sejam recebidos de forma faseada.

Pedro Morais Soares, secretário-geral do CDS, garantiu que “é tudo mentira” e recusou comentar as alegações de propostas que não cumprem a lei ou de assédio moral. “Estamos em processo de negociação, a fazer ajustes na redução do pessoal”, disse.

Os processos de despedimento e rescisão no seio do CDS foram desencadeados pelo mau resultado do partido nas últimas eleições legislativas, de 6 de outubro, que ditou uma redução da subvenção.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …

Ministério Público e defesa de Sócrates concordam: Ivo Rosa fez uma alteração ilegal à acusação

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates já pediram a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês. Os dois requerimentos defendem que o juiz fez …

Depois da Superliga Europeia, pode chegar agora a Superliga Britânica

Depois de os planos de uma Superliga Europeia terem aparentemente caído por terra, os clubes ingleses preparam uma "Superliga Britânica", que poderá trazer o Celtic e o Rangers para a Premier League. Os planos de uma …

Parlamento admite repensar fim do dia de reflexão. Iniciativa Liberal vai forçar partidos a decidir já

A proposta da Iniciativa Liberal para acabar com o dia de reflexão no sábado que antecede o dia das eleições pode, para já, ficar à espera de uma decisão da Assembleia da República. Esta quarta-feira, na …

O café está sob ameaça das alterações climáticas — mas uma espécie selvagem pode salvá-lo

As plantações de café a nível mundial estão sob ameaça das alterações climáticas. Uma espécie selvagem redescoberta por cientistas pode salvar a bebida favorita de milhões. O mundo adora café. Mais precisamente, adora café arábica. Do …

PS avança com proposta e elogia contributo dos juízes (depois de o Governo o ter rejeitado)

O Governo não acolheu contributos da Associação Sindical dos Juízes por ter dúvidas de "pertinência". Agora, António Costa elogia o contributo e o PS anuncia que vai apresentar um projeto de lei. Os socialistas admitem agora …