Comissão de trabalhadores quer lançar abaixo-assinado em defesa de uma “TAP pública”

A Comissão de Trabalhadores da TAP considera que só a manutenção da companhia na esfera do Estado impedirá que se transforme numa subsidiária, tendo lançado na quinta-feira um manifesto em defesa da empresa, que pretende agora transformar num abaixo-assinado.

Em declarações aos jornalistas no momento que assinalou o lançamento do manifesto “Por uma TAP pública ao serviço do país”, Rui Nunes, da Comissão de Trabalhadores (CT), referiu que o objetivo desta ação é sensibilizar o Governo para que tome medidas para que a TAP se mantenha na esfera do Estado, noticiou esta sexta-feira a agência Lusa.

“Não queremos ser uma empresa subsidiária, nem ser transformados numa ‘low-cost'”, afirmou Rui Nunes, cenários que, referiu, se colocarão caso se verifique a entrada de um investidor privado na transportadora.

Esta posição foi igualmente sublinhada por Atílio Noronha, reformado da TAP e que durante 35 anos foi supervisor de cabine, que acentuou que qualquer outra solução para a empresa que não passe por mantê-la na esfera pública, ou seja, vendê-la ou torná-la “subsidiária de uma outra companhia europeia”, vai fazer com que a “TAP não possa ser aquilo que se espera e ser importante para o país”.

O manifesto, que conta com a assinatura de funcionários e de reformados da TAP, de empresas do setor, membros de organizações representativas de trabalhadores e personalidades do mundo académico e cultural, como o músico Jorge Palma, vai ser transformado num abaixo-assinado dirigido aos trabalhadores da empresa e cidadãos.

No texto do manifesto pode ler-se que “é preciso que o poder político não ceda perante os grandes interesses e que assuma o desenvolvimento da empresa” e que “sem a intervenção do Estado a companhia não teria resistido aos impactos da pandemia”.

Rui Nunes manifestou ainda preocupação com o plano de reestruturação que está a ser delineado – e que o Governo terá de apresentar em Bruxelas, na sequência da ajuda financeira à companhia -, assumindo, porém, que nos vários encontros que a CT teve com o ministro da tutela, Pedro Nunes Santos, e com a administração da TAP, não lhes foi avançada informação sobre o conteúdo do plano.

“Temos tido encontros com o ministro Pedro Nuno Santos, reunimos também há uma semana com administração e elementos da Boston Consulting Group. Basicamente expusemos as nossas posições, mas não sabemos ainda o que vai ser feito”, disse.

A Boston Consulting Group (BCG) foi a consultora selecionada para a elaboração do plano de reestruturação da TAP.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …