//

Toyota liberta milhares de patentes da sua bateria de hidrogénio

4

Joseph Brent / Flickr

Bateria de hidrogénio Toyota em exposição no New York International Auto Show 2014

Bateria de hidrogénio Toyota em exposição no New York International Auto Show 2014

O construtor automóvel japonês Toyota anunciou hoje a disponibilização gratuita de milhares de patentes ligadas à utilização de pilhas de combustível com base no hidrogénio, com a esperança de acelerar o desenvolvimento desta tecnologia.

“A Toyota vai autorizar o uso sem licença do conjunto das suas 5.680 patentes sobre pilhas de combustível”, indicou o vice-presidente da Toyota US, Bob Carter, durante uma conferência de imprensa em Las Vegas.

A decisão, com incidência mundial, cobre as patentes sobre as próprias pilhas, mas também as ligadas aos depósitos dos veículos, ao ‘software’ de controlo ou às estações de serviço adequadas para o hidrogénio.

O desenvolvimento de uma rede importante de tais estações é considerado vital para permitir o arranque destes veículos, dos quais a Toyota se apresenta como precursor com a berlina Mirai (Futuro, em Japonês), apresentada oficialmente em novembro.

Os veículos que utilizam o hidrogénio não emitem gases com feitos de estufa, apenas água, ao passo que o hidrogénio em si “é um gás que se dissipa simplesmente na atmosfera”, realçou durante a conferência de imprensa o físico e futurólogo norte-americano de ascendência japonesa Michio Kaku.

Mytho88 / Flickr

O novo Toyota Mirai

O novo Toyota Mirai

O anúncio ocorreu na véspera da abertura em Las Vegas do salão anual de eletrónica para o grande público International CES, onde muitos construtores automóveis vão apresentar o seu modelo de viatura do futuro. A Toyota vai expor o seu novo Mirai.

/Lusa

4 Comments

  1. Água…Ora bolas…Então não dizem que a água é um bem essencial q que está cada vez mais escasso?! Se utilizasse água salgada,tudo bem…

  2. Joi, a água que os carros emitirão voltará para a atmosfera e cairá sob a forma de chuva. A água utilizada pelos veículos não se vai perder. Agora, se continuarmos a utilizar combustíveis fosseís, ai, num futuro não muito longínquo enfrentaremos enormes crises humanitárias.

  3. deve-se diversificar as energias e todas as energias sem execçao produzir energias renovaveis e acabar com as energias poluentes so temos um planeta chamado TERRA para quem nao sabe eu tenho varios prototipos no papel para produzir energia limpa e renovavel mas nao encontro investidor nao posso por as minhas invençoes em pratica por isso nao posso ajudar a humanidade quem estiver interessado em entrar nesta aventura contactar [email protected] o planeta e os humanos agradeçem desculpem de nao por pontuaçao virgulas etc nao a tempo a perder OBRIGADO

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.