Toyota liberta milhares de patentes da sua bateria de hidrogénio

Joseph Brent / Flickr

Bateria de hidrogénio Toyota em exposição no New York International Auto Show 2014

Bateria de hidrogénio Toyota em exposição no New York International Auto Show 2014

O construtor automóvel japonês Toyota anunciou hoje a disponibilização gratuita de milhares de patentes ligadas à utilização de pilhas de combustível com base no hidrogénio, com a esperança de acelerar o desenvolvimento desta tecnologia.

“A Toyota vai autorizar o uso sem licença do conjunto das suas 5.680 patentes sobre pilhas de combustível”, indicou o vice-presidente da Toyota US, Bob Carter, durante uma conferência de imprensa em Las Vegas.

A decisão, com incidência mundial, cobre as patentes sobre as próprias pilhas, mas também as ligadas aos depósitos dos veículos, ao ‘software’ de controlo ou às estações de serviço adequadas para o hidrogénio.

O desenvolvimento de uma rede importante de tais estações é considerado vital para permitir o arranque destes veículos, dos quais a Toyota se apresenta como precursor com a berlina Mirai (Futuro, em Japonês), apresentada oficialmente em novembro.

Os veículos que utilizam o hidrogénio não emitem gases com feitos de estufa, apenas água, ao passo que o hidrogénio em si “é um gás que se dissipa simplesmente na atmosfera”, realçou durante a conferência de imprensa o físico e futurólogo norte-americano de ascendência japonesa Michio Kaku.

Mytho88 / Flickr

O novo Toyota Mirai

O novo Toyota Mirai

O anúncio ocorreu na véspera da abertura em Las Vegas do salão anual de eletrónica para o grande público International CES, onde muitos construtores automóveis vão apresentar o seu modelo de viatura do futuro. A Toyota vai expor o seu novo Mirai.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Água…Ora bolas…Então não dizem que a água é um bem essencial q que está cada vez mais escasso?! Se utilizasse água salgada,tudo bem…

  2. Joi, a água que os carros emitirão voltará para a atmosfera e cairá sob a forma de chuva. A água utilizada pelos veículos não se vai perder. Agora, se continuarmos a utilizar combustíveis fosseís, ai, num futuro não muito longínquo enfrentaremos enormes crises humanitárias.

  3. deve-se diversificar as energias e todas as energias sem execçao produzir energias renovaveis e acabar com as energias poluentes so temos um planeta chamado TERRA para quem nao sabe eu tenho varios prototipos no papel para produzir energia limpa e renovavel mas nao encontro investidor nao posso por as minhas invençoes em pratica por isso nao posso ajudar a humanidade quem estiver interessado em entrar nesta aventura contactar josereis247@gmail.com o planeta e os humanos agradeçem desculpem de nao por pontuaçao virgulas etc nao a tempo a perder OBRIGADO

RESPONDER

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …