Toyota liberta milhares de patentes da sua bateria de hidrogénio

Joseph Brent / Flickr

Bateria de hidrogénio Toyota em exposição no New York International Auto Show 2014

Bateria de hidrogénio Toyota em exposição no New York International Auto Show 2014

O construtor automóvel japonês Toyota anunciou hoje a disponibilização gratuita de milhares de patentes ligadas à utilização de pilhas de combustível com base no hidrogénio, com a esperança de acelerar o desenvolvimento desta tecnologia.

“A Toyota vai autorizar o uso sem licença do conjunto das suas 5.680 patentes sobre pilhas de combustível”, indicou o vice-presidente da Toyota US, Bob Carter, durante uma conferência de imprensa em Las Vegas.

A decisão, com incidência mundial, cobre as patentes sobre as próprias pilhas, mas também as ligadas aos depósitos dos veículos, ao ‘software’ de controlo ou às estações de serviço adequadas para o hidrogénio.

O desenvolvimento de uma rede importante de tais estações é considerado vital para permitir o arranque destes veículos, dos quais a Toyota se apresenta como precursor com a berlina Mirai (Futuro, em Japonês), apresentada oficialmente em novembro.

Os veículos que utilizam o hidrogénio não emitem gases com feitos de estufa, apenas água, ao passo que o hidrogénio em si “é um gás que se dissipa simplesmente na atmosfera”, realçou durante a conferência de imprensa o físico e futurólogo norte-americano de ascendência japonesa Michio Kaku.

Mytho88 / Flickr

O novo Toyota Mirai

O novo Toyota Mirai

O anúncio ocorreu na véspera da abertura em Las Vegas do salão anual de eletrónica para o grande público International CES, onde muitos construtores automóveis vão apresentar o seu modelo de viatura do futuro. A Toyota vai expor o seu novo Mirai.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Água…Ora bolas…Então não dizem que a água é um bem essencial q que está cada vez mais escasso?! Se utilizasse água salgada,tudo bem…

  2. Joi, a água que os carros emitirão voltará para a atmosfera e cairá sob a forma de chuva. A água utilizada pelos veículos não se vai perder. Agora, se continuarmos a utilizar combustíveis fosseís, ai, num futuro não muito longínquo enfrentaremos enormes crises humanitárias.

  3. deve-se diversificar as energias e todas as energias sem execçao produzir energias renovaveis e acabar com as energias poluentes so temos um planeta chamado TERRA para quem nao sabe eu tenho varios prototipos no papel para produzir energia limpa e renovavel mas nao encontro investidor nao posso por as minhas invençoes em pratica por isso nao posso ajudar a humanidade quem estiver interessado em entrar nesta aventura contactar josereis247@gmail.com o planeta e os humanos agradeçem desculpem de nao por pontuaçao virgulas etc nao a tempo a perder OBRIGADO

RESPONDER

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …