Toyota liberta milhares de patentes da sua bateria de hidrogénio

Joseph Brent / Flickr

Bateria de hidrogénio Toyota em exposição no New York International Auto Show 2014

Bateria de hidrogénio Toyota em exposição no New York International Auto Show 2014

O construtor automóvel japonês Toyota anunciou hoje a disponibilização gratuita de milhares de patentes ligadas à utilização de pilhas de combustível com base no hidrogénio, com a esperança de acelerar o desenvolvimento desta tecnologia.

“A Toyota vai autorizar o uso sem licença do conjunto das suas 5.680 patentes sobre pilhas de combustível”, indicou o vice-presidente da Toyota US, Bob Carter, durante uma conferência de imprensa em Las Vegas.

A decisão, com incidência mundial, cobre as patentes sobre as próprias pilhas, mas também as ligadas aos depósitos dos veículos, ao ‘software’ de controlo ou às estações de serviço adequadas para o hidrogénio.

O desenvolvimento de uma rede importante de tais estações é considerado vital para permitir o arranque destes veículos, dos quais a Toyota se apresenta como precursor com a berlina Mirai (Futuro, em Japonês), apresentada oficialmente em novembro.

Os veículos que utilizam o hidrogénio não emitem gases com feitos de estufa, apenas água, ao passo que o hidrogénio em si “é um gás que se dissipa simplesmente na atmosfera”, realçou durante a conferência de imprensa o físico e futurólogo norte-americano de ascendência japonesa Michio Kaku.

Mytho88 / Flickr

O novo Toyota Mirai

O novo Toyota Mirai

O anúncio ocorreu na véspera da abertura em Las Vegas do salão anual de eletrónica para o grande público International CES, onde muitos construtores automóveis vão apresentar o seu modelo de viatura do futuro. A Toyota vai expor o seu novo Mirai.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Água…Ora bolas…Então não dizem que a água é um bem essencial q que está cada vez mais escasso?! Se utilizasse água salgada,tudo bem…

  2. Joi, a água que os carros emitirão voltará para a atmosfera e cairá sob a forma de chuva. A água utilizada pelos veículos não se vai perder. Agora, se continuarmos a utilizar combustíveis fosseís, ai, num futuro não muito longínquo enfrentaremos enormes crises humanitárias.

  3. deve-se diversificar as energias e todas as energias sem execçao produzir energias renovaveis e acabar com as energias poluentes so temos um planeta chamado TERRA para quem nao sabe eu tenho varios prototipos no papel para produzir energia limpa e renovavel mas nao encontro investidor nao posso por as minhas invençoes em pratica por isso nao posso ajudar a humanidade quem estiver interessado em entrar nesta aventura contactar josereis247@gmail.com o planeta e os humanos agradeçem desculpem de nao por pontuaçao virgulas etc nao a tempo a perder OBRIGADO

RESPONDER

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …