Toyota e Nissan recolhem 20 mil carros em Portugal por defeito no airbag

Toyota Motor Europe / Flickr

-

A Toyota e a Nissan vão recolher às suas oficinas em Portugal 17.500 e 2.500 veículos, respetivamente, devido a um defeito no airbag, produzido pela empresa Takata e que, a nível mundial está a afetar cerca de 6,5 milhões de carros das duas marcas.

Fonte oficial da Toyota em Portugal disse que a marca “tem realizado vários testes e investigações sobre o detonador de airbag Takata” e que, entre as peças analisadas no mercado japonês, “foi verificado que alguns elementos poderiam conter humidade com o passar do tempo”.

Como resultado, o airbag pode “não deflagrar de acordo com o projetado, em caso de acidente”, sendo que a “relação com a intrusão de humidade, se acontecer, com o risco de deflagração em condições não projetadas, não é conhecida”.

Assim, a marca representada em Portugal pelo grupo Salvador Caetano vai avisar os seus clientes para o defeito, no sentido de se dirigirem às oficinas para fazerem a reparação.

A Toyota avisa que para o problema do airbag do condutor estão abrangidas 1.544 viaturas em Portugal dos modelos Yaris, RAV4 e Hilux, produzidos entre julho de 2003 e dezembro de 2005. Já para o airbag do passageiro, o valor é bastante superior (16.030 unidades), contemplando os modelos Yaris, Corolla e RAV4 produzidos entre março de 2003 e março de 2007.

Segundo o porta-voz da Toyota, “dentro dos próximos dias, a Toyota Caetano Portugal vai contactar diretamente os clientes de viaturas envolvidas (por carta registada) para que, mediante a sua disponibilidade, se desloquem com as viaturas à rede oficial de concessionários Toyota”.

A Toyota Motor, líder mundial automóvel, anunciou uma revisão extraordinária de 4.999.000 carros da marca em todo o mundo por problemas relacionados com os airbag fabricados pela empresa nipónica Takata.

A maioria dos veículos que agora terão de ser revistos nas oficinas do fabricante foi vendida no Japão – 1,35 milhões -, na Europa – 1,26 milhões. Nos Estados Unidos, o principal mercado da Toyota, serão chamados à revisão 637 mil carros.

Envolvidos na inspeção extraordinária estarão 35 modelos de veículos fabricados entre março de 2003 e novembro de 2007.

Nissan

O mesmo irá fazer a Nissan, que em resposta à Lusa, disse que “em Portugal estão envolvidos 2.458 veículos produzidos, consoante o modelo, no período entre 4 de janeiro 2004 e 30 de março de 2007”.

Os modelos em questão são o Almera Tino e Terrano II, produzido em Espanha, o Almera, produzido em Inglaterra, e a pick-up X-Trail, produzida no Japão.

Fonte oficial da Nissan disse que a marca “vai começar a enviar cartas aos clientes mas dado serem veículos já com cerca de 10 anos, é possível que já não sejam propriedade do cliente inicial, ou que este tenha mudado de morada, pelo que nestes casos os atuais proprietários deverão contactar um concessionário Nissan, a partir de junho, para marcar a intervenção, a qual não terá quaisquer custos para o cliente“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …