/

Há “toupeiras” dos três grandes com acesso ao sistema informático da Justiça

5

Manuel de Almeida / Lusa

Nem só o Benfica terá “toupeiras” no interior do sistema judicial português. Também FC Porto e Sporting terão elementos infiltrados na estrutura, com acesso ao programa informático Citius, que centraliza as informações judiciais na Internet.

O jornal i avança que muitos magistrados do Ministério Público suspeitam que, além do Benfica, também o FC Porto e o Sporting têm “toupeiras” no sistema judicial, passando-lhes informações confidenciais sobre processos.

De tal forma as suspeitas são fortes que há juízes e procuradores que “não confiam no Citius” e que estão “a tentar esconder vários processos” do alcance dessas “toupeiras”. Um desses processos será o caso dos emails que envolve o Benfica e que levou à detenção de Pedro Gonçalves, assessor jurídico da SAD da Luz, e de um funcionário judicial do Tribunal de Guimarães.

Esse funcinário está em prisão preventiva, acusado de corrupção passiva, mas o MP suspeita que o Benfica terá outras “toupeiras” noutros tribunais.

O i adianta, agora, que FC Porto e Sporting terão também adeptos infiltrados no sistema judicial. Serão pessoas que, sem receberem necessariamente contrapartidas financeiras ou quaisquer benesses, estão dispostas a violar os deveres profissionais de sigilo para passarem informações privilegiadas aos seus clubes.

“É mais fácil um inspector passar informações privilegiadas ao seu clube do que a troco de muito dinheiro”, explica uma fonte ligada à Polícia Judiciária que não é identificada. “Não há explicação racional para o que é irracional”, constata, frisando que “não há hipótese de acabar com isto a não ser afastando as pessoas em causa”.

O antigo inspetor da PJ Carlos Anjos, que agora é comentador de televisão, nota no jornal o caso de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, lembrando que foi avisado por um responsável da Judiciária do Porto de que iria ser detido, no âmbito do processo Apito Dourado, em 2004.

O i constata que há vários blogues na Internet que não se inibem de divulgar informações confidenciais sobre processos judiciais, dando a conhecer que têm acesso privilegiado a esses dados.

A situação está a gerar “mal-estar dentro do MP e da PJ”, depois de ter havido “fugas de informação que têm condicionado as investigações”.

O Correio da Manhã avançou que o caso dos emails passou a ser “tramitado fora do Citius” para “evitar fugas na justiça”. O jornal evidencia também que “são cada vez mais os procuradores e juízes que não colocam peças processuais no sistema”. “Não confiam no programa criado para unificar a Justiça”.

ZAP //

5 Comments

    • E até a questão dos e-mails é idêntica. Os 3 grandes têm uma rede informática formada por sócios, adeptos, funcionários e ex-funcionários próximos dos clubes, ex-árbitros simpatizantes, etc. O problema foi que um desses 3 grandes entrou na rede de um outro grande e capturou (pirateou) todos os e-mails dessa rede.

  1. Pois agora arranjem outros para disfarçar a corrupção que reina por aí, no caso do Sporting por exemplo possivelmente até terá a reclamar vários títulos tanto que tem sido molestado e roubado ao longo dos anos a não ser que os lampiões vão reclamar por este não ter ganho títulos e que a culpa é do apanha bolas!.

    • Pois…
      O orelhas protestou de uma decisão do fisco e falou-se logo, mas li hoje que o Bruninho deve três milhões de euros ao fisco e anda há muitos anos de contestação em contestação a adiar o pagamento….l
      E olha o caso do apito dourado aqui referido.
      São todos corruptos, sujos, aldrabões, mentirosos…não há adjetivos suficientes, não há inocentes!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.