Inspectores da PJ apanharam Vieira em encontro com “toupeira” na Luz

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

As escutas telefónicas efectuadas ao funcionário judicial José Augusto Silva, suspeito de ser “toupeira” do Benfica, provam a existência de um encontro entre este informador e Luís Filipe Vieira, em pleno Estádio da Luz.

Agentes da PJ estariam em vigilância discreta no Estádio da Luz quando Luís Filipe Vieira se terá encontrado com José Augusto Silva, o funcionário judicial acusado de corrupção passiva e em prisão preventiva, na Operação E-toupeira, em que Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD do Benfica, também é arguido, por corrupção activa.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã que assegura que há também escutas telefónicas que provam o encontro entre Vieira e o informador.

O jornal refere que a PJ tirou fotografias a um encontro entre Paulo Gonçalves e José Augusto Silva, que terá decorrido no chamado anel VIP do Estádio da Luz, durante um jogo.

Depois disso, o funcionário judicial terá sido seguido pelos inspectores até se encontrar com Vieira, também no estádio, de acordo com a mesma fonte.

PJ procura mais duas “toupeiras”

O funcionário judicial prestava apoio informático aos tribunais, tendo vínculo com o Instituto de Gestão Financeira. Terá acedido ao sistema informático da Justiça para obter informações sobre o chamado caso dos emails, em que o Benfica é suspeito, e sobre outros casos envolvendo dirigentes de FC Porto e Sporting.

José Augusto Silva terá usado a password roubada à assessora da Procuradoria Distrital de Lisboa, Ana Paula Vitorino, para ter acesso aos processos judiciais. A informação obtida terá depois sido passada a Paulo Gonçalves.

A SIC Notícias avança que a PJ encontrou documentos em segredo de justiça no escritório do assessor jurídico do Benfica, durante as buscas efectuadas a 19 de Outubro de 2017. Em causa estarão “documentos confidenciais” e “peças processuais.

As investigações não estão encerradas e a PJ está à procura de mais duas “toupeiras”, segundo revela o Jornal de Notícias. A publicação avança que o Ministério Público suspeita que há, pelo menos, mais dois informadores infiltrados no sistema judicial a passarem dados em sigilo a elementos ligados ao Benfica.

“Uma auditoria do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça detectou acessos ao inquérito dos emails, no programa Citius”, frisa o JN. Esses acessos terão sido feitos a partir de tribunais de Braga e da zona Centro do país.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Estas noticias ninguém comenta. Não interessam!!! LOL

    Adeptos de clubes de Futebol que vendem a alma às direções dos clubes.

    A Tugalandia é uma comédia.

  2. tao preocupados com a topeira …… mas toda a gente sabe que as fugas de informaçao que desde ha muito tem sido publicas apenas tem interessado aos jornais para vender papel e fazer noticias sensionalistas…..
    mas pior que topeiras, e´a corrupçao que grassa em todos os meandros do desporto e nao so.. e anda tudo caladinho que nem ratos.
    era curioso a procuradoria averiguar o que aconteceu no centro da maia ha quase um ano??? e fazer corresponder com esse assalto, ápratica semanal de muitos sujeitos que se paseiam descontraidos em almoçaradas… toupeiras a gente sabe que ha em todos os lugares…. mas que conste apenas cometem o crime de intormissao na vida alheia… ja outros incorrem em crimes de invasao da propriedade ,ameaças a familias., devastaçao e assalto a propriedade privada……. e roubos muitos roubos, seja de emais seja de informaçoes, seja de resultados desportivos….
    toupeira e assim ao modos que um rato que roeu o meu cobertor da cama….
    os corruptos sao aqueles que roem o cobertor da cama para incriminar o gato de estimaçao
    este governo sinistro tambem tem uma toupeira pelo menos e toda a gente sabe quem é e nao lhe deitam a mao..sera por ser marxista??
    marxista????.

  3. Que, a ser verdade, esta situação é vergonhosa para o clube, não há a minima dúvida. Agora, que se confunda este caso com outros relevantes, não faz sentido. De resto, surpreenderá é que um advogado -. que sabe bem onde podem estar os erros próprios e dos outros – tenha entrado nesta comédia e feito entrar quem certamente confiava nas suas opiniões.
    É lamentável tudo isto, seja quem for o ou os prevaricadores.

  4. Então houve matéria suficiente para deixar o corrompido em prisão preventiva, sabemos até que a retribuição foi um Fato de Treino!! sabemos mais que o que pagou tal fantástico pijama, que foram processos judiciais encontrados no escritório do corruptor, e o corruptor foi mandado ir ter com o boss-orelhas para arrumar a casa ???????????

  5. Ha ha ha toupeiras ! E as toupeirices sulistas e chullistas deste Portugal toupeirado (esburacado, todo furado) de toupeiras partidarias paridas no pós-abrilada de estroinas.

  6. De toupeira em toupeira até à toupeira-mor. Chefe duma agremiação criminosa, nada e criada em túneis e especialista em manobras subterrâneas. Corrupção de uma ponta à outra: activa, passiva, em grupo e menage-a-trois. Prisão com todos e agremiação criminosa a ir fazer túneis para a 2a divisão. Fim

RESPONDER

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …

"Da terra à mesa". Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora …

"O fecho das escolas resultou". Número de portugueses em casa aumentou para 50%

O número de portugueses que ficou em casa aumentou para 50% na sexta-feira, o primeiro dia de fecho das escolas, segundo os dados do índice de mobilidade divulgados hoje. Em comunicado, a empresa PSE, que tem …