Roubada password de procuradora usada para aceder aos processos do Benfica

Estela Silva / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

As credenciais da procuradora Ana Paula Vitorino foram a porta de entrada de José Augusto Silva, um dos detidos na Operação E-toupeira, para recolher informação sobre os processos judiciais que se encontram em segredo de justiça.

José Augusto Silva, técnico do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça e um dos detidos na Operação E-toupeira, usou as credenciais – username e password – da procuradora Ana Paula Vitorino, atual assessora da Procuradora Distrital de Lisboa, Maria José Morgado, para ter acesso aos processos judiciais.

Segundo a revista Sábado, José Augusto Silva, detido esta terça-feira, roubou as credenciais da magistrada para aceder à plataforma judicial Habilus e transmitir informações de processos que interessavam ao Benfica.

O técnico de informática ficou preso preventivamente, enquanto o assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, indiciado por o ter corrompido, está apenas proibido de contactar com os outros arguidos do caso.

Paulo Gonçalves saiu em liberdade, mas indiciado por um crime de corrupção e quatro de violação do segredo de justiça. Já o técnico de informática está indiciado por corrupção, quatro crimes de violação do segredo de justiça, um de falsidade informática e nove de acesso ilegítimo.

Segundo a Sábado, parte dos crimes estão relacionados com o acesso que terá feito ao inquéritos dos emails com a password da procuradora. Atualmente, Ana Paula Vitorino encontra-se destacada para investigar o caso da máfia do sangue, que corre no Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Ao que o Público apurou, esta não terá sido a única password roubada pelo oficial de justiça, que também faz parte de uma equipa que presta apoio informático aos tribunais da comarca de Braga.

A procuradora está há mais de ano e meio afastada do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, por ter sido destacada para assessorar Maria José Morgado. No entanto, apesar de não estar no DIAP de Lisboa, a magistrada continuava a ter as credenciais ativas, que lhe permitiam o acesso aos processos que estavam a decorrer.

Contudo, o acesso deve ser retirado a quem está fora de um departamento. Fonte do IGFEJ disse ao Público que, normalmente, isso não acontece, pelo que isso terá facilitado o roubo das credenciais. Além disso, o acesso pode ser feito remotamente – como terá acontecido com o técnico José Augusto Silva.

Os investigadores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ chegaram até ao técnico através do rasto deixado pelo endereço de IP do computador, já que nesse aparelho eram feitas operações normais por um elemento da equipa local de Braga e a consulta de processos pendentes no DIAP de Lisboa.

Ainda continua a ser um mistério como é que um técnico que trabalha em Braga conseguiu obter as credenciais de uma magistrada que exerce funções noutra cidade.

As senhas são encriptadas e não estão acessíveis mesmo aos administradores de sistemas, explica o jornal. Contudo, estes têm poderes para definir as permissões dos utilizadores, o que poderá explicar como um oficial da justiça que trabalha na instância local criminal de Guimarães conseguiu aceder a registos de processos fora da sua comarca.

Sem se saber como, José Augusto Silva conseguiu ter acesso às credenciais e fazer, em nome da magistrada, 500 pesquisas em 10 processos judiciais em segredo de justiça – alguns dos quais em que são visados dirigentes do Sporting e FC Porto -, mas sobretudo no caso dos emails, escreve o Correio da Manhã.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quanto a mim a catedral deve acrescentar o nome para catedral das toupeiras é que estão infiltradas em tudo o que é instituição pública ou privada.

  2. Pelos vistos há investigados também nas “outras catedrais”.
    (e já agora, ficámos a saber outro segredo de justiça…….)

    Não cuspam muito para o ar, pode vir a cair-vos em cima muito em breve, mais breve do que pensam…

RESPONDER

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …

Impedida de participar, Rússia terá planeado ciberataque aos Jogos Olímpicos de 2020

Uma investigação conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido e agências norte-americanas concluiu que os serviços militares russos estavam a planear um ciberataque em grande escala aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que iam …

Bazuca europeia "não é suficiente". Economista francês defende rendimento mínimo de 120 mil euros para jovens

O economista francês Thomas Piketty considera que a "bazuca" da União Europeia (UE) "não é suficiente" para recuperar da crise pandémica, sobretudo para reduzir as desigualdades económicas. Nesse sentido, defende impostos mais elevados sobre os …

EUA querem abrigar submarinos nucleares numa caverna na Noruega. Região teme reação da Rússia

Uma antiga base naval do Ártico da época da Guerra Fria nos arredores de Tromso, na Noruega, pode em breve hospedar submarinos nucleares dos Estados Unidos. De acordo com a Norwegian State Broadcasting Corporation, a base …

"É bom que hoje haja avanços". Esquerda vai a São Bento procurar um acordo

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se esta terça-feira, em São Bento, com o Bloco de Esquerda, PCP e PAN para procurar um acordo para a viabilização da proposta do Governo de Orçamento do Estado para …