Torradas demasiado tostadas podem aumentar o risco de cancro

Comer pão e batatas torrados demais leva a uma maior ingestão de uma substância química que pode causar cancro, alerta a agência que regula os padrões alimentares no Reino Unido.

Em vez de tostar, fritar ou assar um alimento até ficar castanho, a Food Standards Agency (FSA) recomenda que se faça isso até ele atingir, no máximo, uma cor dourada.

Isto porque torrar alimentos com muito amido, fritando-os, assando-os ou grelhando-os, durante um longo período, a altas temperaturas, leva a uma produção elevada de acrilamida.

Esta substância está presente em vários alimentos e é um derivado natural do processo de cozedura. Mas pesquisas com animais apontaram que pode ser tóxica para o ADN e levar ao aparecimento de tumores.

Os cientistas da FSA acreditam que o mesmo pode ocorrer com os humanos. No entanto, um porta-voz da Cancer Research UK, organização britânica que se dedicada a pesquisas sobre cancro, afirma à BBC que esse efeito nas pessoas não está comprovado.

Pequenas mudanças

Os níveis mais altos de acrilamida são encontrados em alimentos com bastante amido que foram cozidos – industrialmente ou em casa – a mais de 120 graus centígrados, como batata-frita, pão, cereais matinais, biscoitos, bolachas, bolos e café.

Quando se faz uma torrada, por exemplo, o açúcar, os aminoácidos e a água do pão combinam-se e fazem com que seja produzida mais acrilamida à medida que o pão escurece, um processo que altera também o seu sabor e aroma. Quanto mais torrado o pão, mais essa substância estará presente nele.

A FSA diz também que ainda não está claro quanta acrilamida pode ser tolerada pelo corpo humano, mas acredita que estamos a ingerir esta substância em excesso.

A agência recomenda fazer pequenas mudanças na forma de preparação da comida, como ter cuidado para que alimentos como pão e tubérculos fiquem dourados ao fritá-los, assá-los ou torrá-los.

A FSA também recomenda que as batatas não sejam guardadas no frigorífico, porque os seus níveis de açúcar aumentam com a baixa temperatura, potencialmente elevando a quantidade de acrilamida produzida na cozedura. É melhor mantê-las num ambiente escuro e fresco, a uma temperatura acima de 6 graus centígrados.

A agência também afirma ser importante seguir à risca as instruções ao aquecer ou assar batatas e pizzas no forno e levar uma dieta equilibrada, com cinco porções de vegetais e frutas por dia, além de alimentos com hidratos de carbono.

Qual é o risco?

Os possíveis efeitos da ingestão excessiva de acrilamida são um aumento do risco, a longo prazo, de desenvolver cancro ou problemas nos sistemas nervoso e reprodutivo.

No entanto, diz a FSA, os níveis de exposição a essa substância são determinantes para que ela tenha ou não esses efeitos negativos.

Fumar também deixa uma pessoa três ou quatro vezes mais exposta à acrilamida do que não fumar, porque a substância está presente no fumo do tabaco.

Além de fazer um alerta público, a agência diz que tem trabalhado com a indústria alimentar para reduzir a acrilamida presente nas comidas industrializadas.

A FSA diz que já houve algum progresso – entre 2007 e 2015, detectou uma redução de 30%, em média, na quantidade da substância em todos os produtos vendidos no Reino Unido.

O director de políticas da FSA, Steve Wearne, diz à BBC que a maioria das pessoas nem sequer sabe que a acrilamida existe. “Queremos dar destaque a isto com a nossa campanha e levar a que pequenas mudanças reduzam o seu consumo”, afirma.

“Apesar de ainda ser necessário entender melhor o impacto da acrilamida, o governo e a indústria têm um papel importante para contribuir para essa redução”, acrescenta Wearne.

Alimentos calóricos

Emma Shields, directora de informação da Cancer Research UK, reconhece que a acrilamida presente nos alimentos pode estar ligada ao desenvolvimento de cancro, mas diz que essa relação ainda não é clara nos humanos.

“Para se protegerem, as pessoas podem reduzir a sua exposição com uma dieta equilibrada e saudável, o que inclui comer menos alimentos calóricos, como batata frita e biscoitos, que são grandes fontes de acrilamida”, diz Shields.

“Também é possível conseguir isso ao seguir às recomendações da FSA e, em vez de os torrar, dourar os alimentos com amido, já que o tempo e a temperatura de cozedura determinam a quantidade de acrilamida que será produzida”, nota ainda.

Shields realça que existem muitos outros factores comprovados que elevam o risco de tumores. “Fumar, estar obeso ou tomar bebidas alcóolicas têm um grande impacto no número de casos de cancro”, conclui.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O artigo tem um erro científico repetido duas vezes. Uma das situações onde ocorre: “(…) alimentos com bastante amido que foram cozidos – industrialmente ou em casa – a mais de 120 graus centígrados”. Ora, quando se quer quantificar a temperatura usam-se «graus celsius» e não «graus centígrados». Graus centígrados usam-se em geometria.

    • Caro António Gonçalves, obrigado pelo seu reparo.
      Na realidade, “graus centígrados” é a designação original da escala de medida de temperatura, assim chamada por dividir em 100 graus a diferença entre dois pontos de referência: a temperatura a que a água congela (0 graus) e evapora (100 graus).
      Em 1948, foi criada e adoptada como standard internacional a designação “grau Celsius”, e a sua medição tornada mais precisa (de modo a não depender da pressão atmosférica), com o que a designação “grau centígrado” foi caindo em desuso – o que não a torna incorrecta (talvez anacrónica), nem a limita à geometria.

RESPONDER

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o Bloco já vale o dobro do CDS)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …

230 professores que pediram pré-reforma ainda não tiveram luz verde

Foram 230 os pedidos de professores interessados em pedir a pré-reforma que chegaram à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Mas até agora nenhum deles teve luz verde para avançar. A pré-reforma com suspensão da prestação de …

Theresa May pode demitir-se esta sexta-feira

A pressão sobre Theresa May tornou-se insuportável, segundo o jornal britânico The Times, que cita fontes dos conservadores próximas de May, após mais uma demissão no executivo de Londres. De acordo com o jornal, a primeira-ministra …

Os percevejos andaram ao lado do T-rex (e sobreviveram ao asteróide que matou os dinossauros)

Percevejos têm sido companheiros parasitas de outras espécies além dos humanos durante mais de cem milhões de anos, tendo caminhado na terra ao mesmo tempo que os dinossauros. Uma equipa internacional de cientistas comparou o ADN …

Soflusa em greve pela contratação de mais profissionais

Esta quinta e sexta-feira, os mestres da Soflusa fazem greve parcial de três horas por turno e greve às horas extraordinárias pela contratação de novos profissionais. Os mestres da Soflusa, empresa responsável pelas ligações fluviais entre …