“Jornadas de trabalho contínuas.” Toni Kroos denuncia condições de trabalho “inaceitáveis” no Qatar

1

Michael Regan / FIFA

Num podcast, o médio do Real Madrid e da seleção da Alemanha, Toni Kroos, criticou as condições dos trabalhadores dos estádios para o Mundial 2022.

O futebolista internacional alemão Toni Kroos classificou como “inaceitáveis” as condições laborais em vigor no Qatar, sede do Mundial de futebol de 2022, considerando que estas não defendem a segurança dos trabalhadores.

“Os imigrantes são submetidos a jornadas de trabalho contínuas, sob temperaturas de 50.º graus, não são alimentados de forma condigna e não têm acesso a agua potável”, afirmou o jogador do Real Madrid, num podcast conjunto com o seu irmão Félix.

O médio alemão refere também que os trabalhadores não têm as condições de segurança mínimas, nem acesso a cuidados médicos, considerando que a decisão de realizar o Mundial no Qatar “não foi boa”.

Kroos alude ainda ao facto de no Qatar a homossexualidade ser punida legalmente e denuncia a prática de “uma certa violência” sobre os trabalhadores.

“Todo isto é absolutamente inaceitável”, considera Kroos, manifestando a esperança de que o futebol possa chamar a atenção para estes problemas.

Em fevereiro, o jornal britânico The Guardian revelou que mais de 6.500 trabalhadores migrantes morreram no Qatar, desde a atribuição em 2010 da organização do Mundial àquele país.

Para receber o campeonato do mundo de futebol de 2022, o Qatar embarcou num programa de construção sem precedentes. Nos últimos 10 anos, foram inaugurados quatro estádios e há mais quatro por concluir. Nos novos projetos, está ainda incluído um novo aeroporto, estradas, sistemas de transportes públicos e hotéis.

Em 24 de março, numa partida com Gibraltar, de apuramento para o Mundial 2022, os jogadores da seleção norueguesa de futebol envergaram camisolas com a inscrição “direitos humanos dentro e fora do campo”, para denunciarem a situação dos trabalhadores migrantes no país anfitrião do Mundial 2022.

Um dia depois, a seleção alemã de futebol repetiu o gesto no jogo com a Islândia.

// Lusa

1 Comment

  1. Mais vale tarde de que nunca… o mundo começa, aos poucos, a acordar para a realidade das ditaduras endinheiradas, perdão, do “paraísos” do Médio Oriente!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.