Tomar café ativa os intestinos (e já sabemos porquê)

Apesar de os efeitos laxativos do café serem bem conhecidos, não está claro por que motivo isso acontece. Para desvendar o mistério, uma equipa de cientistas decidiu dar café a ratos de laboratório.

Amado por milhões de pessoas em todo o mundo, o café é uma bebida indispensável no quotidiano. Uns apreciam o facto de o café os despertar, outros elogiam a capacidade de esta bebida acordar um intestino preguiçoso. No entanto, a Ciência nunca conseguiu explicar o porquê deste efeito laxante. Até hoje.

Segundo o TechExplorist, uma equipa de investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, resolveram investigar esta questão e, em busca de uma resposta apropriada para desvendar o mistério, os cientistas decidiram usar roedores como cobaias.

Os resultados parecem demonstrar que a habilidade do café de nos fazer ir à casa de banho nada tem a ver com a cafeína. “Quando os ratos beberam café durante três dias, a capacidade dos músculos do intestino delgado de contrair aumentou”, disse o cientista Xuan-Zheng Shi. “Curiosamente, estes efeitos são independentes da cafeína, uma vez que o café sem cafeína teve efeitos similares.”

Os dados, apresentados no Digestive Disease Week, são preliminares e foram baseados em modelos estudados em animais. No entanto, os especialistas analisaram estudos anteriores que sugerem que o café descafeinado também tem um efeito laxante em humanos.

Os cientistas observaram os resultados em ratos vivos e em tecidos musculares de intestino que foram expostos diretamente ao café em laboratório. Em ambos os casos, a bebida “empurrou” o conteúdo do intestino mais rápido. Já na década de 1990, análises tinham descoberto que o café poderia induzir movimentos no cólon de quem consume café em grandes quantidades.

Na prática, o estudo foi claro ao concluir que os músculos do intestino delgado e grosso têm maior facilidade de contração após a ingestão de café, o que significa que os alimentos podem mover-se mais rapidamente ao longo do intestino.

A equipa analisou também fezes de ratos e descobriu que havia menos bactérias nas fezes dos que tinham bebido café em comparação com o que não tinham ingerido a bebida.

Por sua vez, quando expuseram as fezes a uma solução com 1,5% de café numa placa de Petri, as bactérias cresceram a uma menor velocidade. O mesmo efeito, mas mais forte, foi observado quando foram expostas a um a solução com o dobro da concentração de café (3%). Tal como na experiência anterior, o café descafeinado produziu resultados semelhantes.

“Isto significa que o café pode ser um ótimo agente antibacteriano”, disse Shi. “Mas precisamos de estudar mais a questão, uma vez que o café pode ter esse efeito de supressão no microbioma.”

Para já, é ainda muito cedo para afirmar que o café afeta o ecossistema microbiano, conhecido como microbioma intestinal. Se o café estiver mesmo a retardar o crescimento de bactérias saudáveis, é um caso preocupante que merece investigação. Mas uma outra pesquisa sugeriu que o café pode afetar positivamente a saúde geral do cólon e diminuir o risco de cancro do cólon.

Apesar de outros estudos terem sugerido uma associação entre o microbioma intestinal e um intestino saudável, não está totalmente claro de que forma o primeiro afeta o segundo. A equipa da mais recente investigação também não afirma que os efeitos do café no intestino interferem no microbioma, apenas que encontraram uma relação interessante para continuar esta pesquisa.

Além disso, afirmam que vale a pena explorar se o café deve ser usado como uma forma relativamente fácil e barata de ajudar pessoas com prisão de ventre ou obstrução intestinal, duas complicações que podem acontecer após algumas cirurgias.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A frase está errada
    “… mover-se mais rápido ao longo do intestino.”
    deveria ser:
    mover-se mais rapidamente ao longo do intestino.
    ou
    mover-se mais depressa ao longo do intestino.

RESPONDER

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …