Tiroteio em sinagoga faz 1 morto e 3 feridos nos Estados Unidos

Pelo menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas num atentado na sinagoga de Chabad, em Poway, San Diego, na Califórnia.

Um homem disparou sobre várias pessoas numa sinagoga na Califórnia, ferindo três pessoas e vitimando outra, informou este sábado a polícia local, que deteve o suspeito de seguida.

“O xerife Bill Gore confirma que uma pessoa morreu e três outras ficaram feridas num tiroteio na sinagoga de Chabad of Poway. Os nossos corações estão com aqueles que foram afetados por este incidente. Um rapaz de 19 anos foi detido por ligações ao ataque“, escreveu no Twitter o xerife de San Diego.

De acordo com Gore, a polícia foi chamada para a sinagoga pouco antes das 11H30 locais. Segundo a CNN, depois de entrar na sinagoga e ter disparado com uma arma semiautomática, o suspeito fugiu e ligou para o 911 (equivalente ao 112 em Portugal) para dizer que estava envolvido no tiroteio, partilhando a sua localização.

Steve Vaus, autarca de Poway, disse que tudo indicava tratar-se de um “crime de ódio“, uma designação partilhada pelo Presidente Donald Trump.

Este atentado ocorre seis meses após um atirador assassinar 11 pessoas numa sinagoga em Pittsburgh (leste), no que é considerado o ataque mais mortífero contra a comunidade judaica na história dos Estados Unidos.

Autor do tiroteio inspirou-se na Nova Zelândia

De acordo com o Público, o presumível autor do atentado escreveu um manifesto anti-semita nas redes sociais, no qual reconheceu ter-se inspirado no massacre de 15 de março, em duas mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia.

William Gore, xerife da cidade, afirmou em conferência de imprensa que o suposto atirador era John Earnest, um jovem de 19 anos e que a carta aberta era assinada por uma pessoa com o mesmo nome, na qual reconhecia o ódio pelos judeus. Earnest não tinha antecedentes criminais.

A polícia local pediu que se respeitasse a privacidade das vítimas e que a população se mantivesse afastada do local do tiroteio, uma vez que a investigação levarias várias horas.

O espaço em volta da sinagoga permanecerá isolado durante todo o dia, sendo fechadas ao trânsito duas estradas. Os centros religiosos mais próximos foram evacuados e encerrados temporariamente.

No Twitter, Donald Trump deixou “pensamentos e preces para todos os afetados” e elogiou o trabalho da polícia norte-americana.

A sinagoga estava a celebrar a Páscoa judaica, numa cerimónia que se iniciou por volta das 11 da manhã (hora local) e que se deveria estender até ao final do dia. A sinagoga de Chabad of Poway foi fundada em 1986, interpretando a Torah à luz de um “contexto moderno e relevante”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …