/

Tiroteio em sinagoga faz 1 morto e 3 feridos nos Estados Unidos

Pelo menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas num atentado na sinagoga de Chabad, em Poway, San Diego, na Califórnia.

Um homem disparou sobre várias pessoas numa sinagoga na Califórnia, ferindo três pessoas e vitimando outra, informou este sábado a polícia local, que deteve o suspeito de seguida.

“O xerife Bill Gore confirma que uma pessoa morreu e três outras ficaram feridas num tiroteio na sinagoga de Chabad of Poway. Os nossos corações estão com aqueles que foram afetados por este incidente. Um rapaz de 19 anos foi detido por ligações ao ataque“, escreveu no Twitter o xerife de San Diego.

De acordo com Gore, a polícia foi chamada para a sinagoga pouco antes das 11H30 locais. Segundo a CNN, depois de entrar na sinagoga e ter disparado com uma arma semiautomática, o suspeito fugiu e ligou para o 911 (equivalente ao 112 em Portugal) para dizer que estava envolvido no tiroteio, partilhando a sua localização.

Steve Vaus, autarca de Poway, disse que tudo indicava tratar-se de um “crime de ódio“, uma designação partilhada pelo Presidente Donald Trump.

Este atentado ocorre seis meses após um atirador assassinar 11 pessoas numa sinagoga em Pittsburgh (leste), no que é considerado o ataque mais mortífero contra a comunidade judaica na história dos Estados Unidos.

Autor do tiroteio inspirou-se na Nova Zelândia

De acordo com o Público, o presumível autor do atentado escreveu um manifesto anti-semita nas redes sociais, no qual reconheceu ter-se inspirado no massacre de 15 de março, em duas mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia.

William Gore, xerife da cidade, afirmou em conferência de imprensa que o suposto atirador era John Earnest, um jovem de 19 anos e que a carta aberta era assinada por uma pessoa com o mesmo nome, na qual reconhecia o ódio pelos judeus. Earnest não tinha antecedentes criminais.

A polícia local pediu que se respeitasse a privacidade das vítimas e que a população se mantivesse afastada do local do tiroteio, uma vez que a investigação levarias várias horas.

O espaço em volta da sinagoga permanecerá isolado durante todo o dia, sendo fechadas ao trânsito duas estradas. Os centros religiosos mais próximos foram evacuados e encerrados temporariamente.

No Twitter, Donald Trump deixou “pensamentos e preces para todos os afetados” e elogiou o trabalho da polícia norte-americana.

A sinagoga estava a celebrar a Páscoa judaica, numa cerimónia que se iniciou por volta das 11 da manhã (hora local) e que se deveria estender até ao final do dia. A sinagoga de Chabad of Poway foi fundada em 1986, interpretando a Torah à luz de um “contexto moderno e relevante”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.