Tiroteio nos EUA pode ter sido um atentado terrorista

Apesar de ainda não serem conhecidos os motivos que levaram ao tiroteio desta quarta-feira na Califórnia, começam a surgir indícios de que o casal responsável pelo ataque poderia estar ligado a grupos terroristas.

Numa altura em que ainda não há certezas quanto aos motivos que levaram Syed Farook e a mulher, Tashfeen Malik, a atacar o Inland Regional Center, na Califórnia, começa a surgir a hipótese de este ter sido um ato terrorista.

Depois da reunião com a equipa de segurança nacional, o Presidente dos Estados Unidos não descartou essa possibilidade e diz que as investigações vão continuar.

“É possível que este ataque esteja relacionado com terrorismo, ainda não sabemos. É também possível que esteja ligado a questões do próprio local de trabalho”, afirmou Barack Obama, citado pela Sputnik.

Syed Farook, com 28 anos de idade e nacionalidade norte-americana, trabalhava nesse centro de assistência a portadores de deficiência, tendo atacado pessoas, durante a festa anual de Natal, com quem lidava diariamente.

Obama confirmou que os suspeitos estavam equipados com armas no momento em que foram mortos pela polícia e que aparentemente dispunham de mais armamento em casa.

As autoridades norte-americanas já encontraram 12 bombas de fabrico caseiro na casa dos suspeitos, assim como espingardas e cartuchos, avança a BBC.

“É óbvio que existia uma missão aqui. Disso nós sabemos, só não sabemos o porquê. Não sabemos se este centro era o alvo ou se havia outro motivo que os levou a fazer isto agora”, afirma o diretor assistente do FBI de Los Angeles, David Bowdich,.

Farook estaria ainda em contacto com vários membros de grupos islâmicos extremistas nas redes sociais.

Apesar de todas as dúvidas, certo é que este é já considerado o ataque mais mortífero dos últimos três anos nos EUA, no qual morreram 14 pessoas e mais de 20 pessoas ficaram feridas.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão prevê para este ano défice de 4,5%. Ministro afasta aumento de impostos e austeridade

A terceira vaga da pandemia forçou o Governo a rever em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano. Assim, o ministro das Finanças antecipa um défice de 4,5% e crescimento de …

Já não é preciso isolamento para idosos que saiam dos lares por mais de 24 horas

Os idosos que vivem nos lares e que saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Na orientação atualizada nesta quinta-feira, …

Mais duas mortes e 501 casos nas últimas 24 horas em Portugal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 501 novos casos de covid-19. O relatório desta quinta-feira (15 de abril) dá também conta de mais duas mortes …

PCP quer criar crime de enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

O PCP propôs esta quinta-feira, no Parlamento, a criação do crime de enriquecimento injustificado, com penas até três anos, mas que é agravado para titulares de cargos políticos e públicos, até aos cinco. O projeto dos …

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores

A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi …

"Fechaduras", testemunha do julgamento de Tancos, está em parte incerta

Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", testemunha da acusação e da defesa no caso de Tancos, não compareceu em 08 de março à audiência e voltou a não aparecer esta quinta-feira, com o Tribunal de Santarém …

General que lidera o SIRESP apresenta demissão

O Diário de Notícias avança, esta quinta-feira, que o general que lidera o SIRESP apresentou demissão, tendo invocado "razões pessoais". De acordo com o Diário de Notícias, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já recebeu …

Agente que matou Daunte Wright vai ser acusada por homicídio de segundo grau

A polícia que matou a tiro, no domingo, um jovem afro-americano em Brooklyn Center, no Minnesota, Estados Unidos, vai ser acusada por homicídio de segundo grau. Depois de ter apresentado a demissão da polícia de Brooklyn …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Ana Gomes critica "silêncio ensurdecedor" do PS (e teme que ainda exista "o culto de Sócrates")

A ex-candidata à Presidência da República Ana Gomes criticou esta quinta-feira António Costa e outros dirigentes do PS por se manterem em silêncio relativamente ao caso Operação Marquês e responsabilizou vários governos pela ineficácia no …