Tino de Rans é o terceiro socialista na corrida à presidência

Fernando Veludo / Lusa

Presidenciais: apresentação da candidatura de Tino de Rans

Presidenciais: apresentação da candidatura de Tino de Rans

O mais recente candidato às eleições presidenciais é Vitorino Francisco da Rocha e Silva, mais conhecido por Tino de Rans, que apresentou hoje a sua plataforma no Porto, para retirar “a plebe” do seu papel de figurante histórico.

Vitorino Silva, ou Tino de Rans, apresentou a sua candidatura ao final da tarde desta sexta-feira, nas Escadas das Verdades, perto da Sé, no Porto, e disse aos jornalistas já ter recolhido cerca de 6.500 assinaturas, o que significa que, “a partir deste momento, as empresas de sondagens podem pôr o nome Vitorino Silva”, porque “nem que tenha lá 0,0” o candidato assegura que não se chama “outro”.

Calceteiro de profissão, Vitorino Silva encara Marcelo Rebelo de Sousa como o seu principal adversário num confronto entre “a academia e as botas de biqueira de aço, a rua e o ar condicionado”, mas garante: “Vou ser Presidente da República“.

“Com 22 anos, o povo da minha terra quis que eu fosse presidente da junta, que pusesse Rans no mapa, não tenho dúvida nenhuma de que o país quer que o Tino seja Presidente da República”, assegura.

Por essa razão, Vitorino Silva recorda as palavras que lhe têm sido dirigidas pelas pessoas junto de quem recolhe assinaturas ao longo dos últimos meses, desde o Algarve até ao Norte.

Se o Cavaco foi Presidente, por que é que tu não podes ser?”, questionam, incentivando-o para que vá até ao fim.

Fernando Veludo / Lusa

Presidenciais: apresentação da candidatura de Tino de Rans

Quem não deve, não treme

É pela plebe que sou candidato. Em 872 anos da nossa história, a plebe foi sempre figurante. Nunca teve o papel principal. O povo está muito fino, a plebe sabe o que quer e não tenham duvidas nenhumas de que pode haver taça, pode haver um tomba-gigantes. Há muita gente que pensa que somos uns peixinhos, mas os peixinhos, se estiverem atentos, podem comer os tubarões”, referiu Vitorino Silva.

Questionado sobre o lema da campanha, o candidato expõs vários: “O candidato sem Photoshop. Quem não deve não treme. O povo é como o algodão. Só paramos na varanda. A estratégia está toda delineada”.

Apesar da candidatura, Vitorino Silva sabe que na história vai ficar conhecido não enquanto político, mas como pai da filha Catarina, que, prestes a fazer 18 anos, deverá ser a última das 7.500 assinaturas necessárias para entregar a candidatura.

Vitorino Francisco da Rocha e Silva nasceu em 1971, na terra pela qual ficou conhecido, Rans, e da qual já foi presidente da Junta de freguesia.

Tino de Rans ficou célebre com um invulgar e inesperado discurso, transmitido em directo pela TV durante um congresso do Partido Socialista, e por ter participado no reality show Quinta das Celebridades, da TVI.

Depois de Henrique Neto e de Maria de Belém Roseira, é o terceiro militante socialista a apresentar-se na corrida à Presidência da República.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …