/

Time elege os que lutam contra o Ébola como personalidades do ano

SamaritansPurse / Facebook

Kent brantly, médico da Samaritan's Purse, infectado com Ébola quando o combatia

Kent Brantly, médico da Samaritan’s Purse, infetado com Ébola

A revista Time elegeu as pessoas que combatem o Ébola como as figuras mais marcantes do ano 2014.

Esta escolha, revelada esta quarta-feira no site da Time, sublinha o papel dos “combatentes” que “trataram as vítimas do Ébola correndo o riscos de se tornarem uma delas”, destacando o papel dos Médicos Sem Fronteiras e dos Samaritanos, entre outros médicos e profissionais de saúde que lutam contra aquela que é uma das maiores epidemias da História e que já vitimou mais de sete mil pessoas.

“Pelos incansáveis atos de coragem e de compaixão, por darem tempo ao mundo para este aumentar as suas defesas, por arriscarem, pelo sacrifício e salvamento, os combatentes do Ébola são a figura do ano 2014”, justificam os editores. “Eles arriscaram e persistiram, sacrificaram e salvaram”.

Ao longo do atual surto de Ébola, 592 profissionais de saúde foram infetados, e mais de metade dos quais (340) morreram.

O segundo lugar foi entregue também a um coletivo – as pessoas que participaram nos protestos depois da morte de Michael Brown, o jovem negro abatido por um polícia em Ferguson, nos EUA. Os manifestantes de Ferguson ganharam destaque não apenas pelo apelo à paz e à segurança, mas também pelas críticas à justiça norte-americana e ao racismo que ainda existe no país.

O Presidente da Rússia Vladimir Putin, que foi eleito Personalidade do Ano pela revista em 2012, ficou este ano na terceira posição, por ter levado pela primeira vez os Jogos Olimpicos de Inverno a território russo mas também pela sua firme, embora contestada, posição face à Crimeia e à Ucrânia.

Esta terça-feira, a revista Time tinha revelado os oito candidatos a esta distinção. Além dos três eleitos, encontravam-se ainda na shortlist Taylor Swift, Jack Ma, Tim Cook, Masoud Barzani e Roger Goodell.

No ano passado, o Papa Francisco foi eleito Personalidade do Ano.

ZAP

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.