/

TikTok cria conselho juvenil

1

O TikTok anunciou, nesta segunda-feira, a criação de um “Conselho Juvenil” para aumentar a segurança de adolescentes na rede social.

O comité é formado por 15 jovens com idades entre 15 e 18 anos que representam comunidades de diferentes países; Portugal não aparece numa primeira lista.

A iniciativa foi desenvolvida a partir de uma análise global com mais de 12 mil adolescentes e pais de jovens na faixa de 13 a 17 anos que revelou o interesse desse público em discutir temas mais sensíveis e que envolvem segurança em ambiente online junto às plataformas.

Segundo o TikTok, o “Conselho Juvenil” foi criado em parceria com a Praesidio Safeguarding, uma agência britânica especializada em proteção online, e inclui jovens de Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, México, Indonésia, Irlanda, Quénia e Marrocos.

O grupo realizou a sua primeira reunião em dezembro de 2023 e finalizou recentemente o segundo encontro, que contou com a presença do CEO da rede social, Shou Chew. Nessa ocasião, o conselho definiu uma agenda de prioridades para este ano, incluindo:

– focar em ações para garantir o bem-estar e inclusão dos adolescentes na plataforma;
– solicitar informações sobre denúncias e bloqueios para entender o que acontece depois de a denúncia ser feita;
– contribuir para o Portal da Juventude do TikTok, que está a ser redesenhado.

Em comunicado, a rede social divulgou os resultados dos primeiros encontros do conselho com o comentário de um dos jovens do grupo.

“Fiquei muito emocionado e grato por ser nomeado para o Conselho Juvenil do TikTok. Espero contribuir ativamente nas discussões para promover a inclusão, a criatividade e um ambiente positivo. Achei o primeiro encontro emocionante, e já tivemos algumas ideias e expressamos nossas opiniões. Acho que este é um grande grupo de jovens e mal posso esperar para ver o que conselho vai fazer”, disse o membro norte-americano de 15 anos.

De acordo com o TikTok, nos primeiros encontros os jovens debateram ainda sobre a importância de campanhas educativas.

Nos próximos meses, a rede social promete lançar materiais para combater a desinformação e educar o público sobre conteúdos gerados por IA.

A iniciativa da plataforma com foco na proteção dos adolescentes acompanha mudanças de comportamento desse público no ambiente online. Um estudo recente mostrou que os jovens têm trocado o Google pelo TikTok como principal motor de pesquisa.

1 Comment

  1. Esta rede Social , que tem como alvo , Jovens e Adolescentes , com temas mais estúpidos uns que outros , en nada promove uma cultura geral útil . Não passa de uma colonia de Férias para débeis mentais !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.