#FrozenHoney: A nova tendência do Tik Tok é comer mel congelado (mas há vários perigos)

Comer mel congelado é a nova tendência da rede social TikTok. Os jovens congelam o mel dentro de uma garrafa de plástico, para que fique em forma de cilindro, e depois é só apertar. Contudo, vários especialistas alertam para os perigos.

A hashtag “#FrozenHoney” já foi vista mais de 600 milhões de vezes, a hashtag “#frozenhoneytrend” mais de 155 milhões de vezes e a hashtag “#FrozenHoneyChallenge” mais de 84 milhões de vezes. No entanto, não está claro de que forma é que essa tendência a viralizou na rede social.

https://twitter.com/tiktokmy/status/1420308049051459592

À primeira vista comer mel congelado não parece ter nada de errado, porém vários especialistas estão preocupados com as repercussões para a saúde de lamber grandes quantidades deste produto.

“Acredita-se que não haja grandes problemas em adultos, mas uma dose elevada pode ser problemática”, refere Lisa Young, professora de nutrição da Escola Steinhardt da Universidade de Nova Iorque, à NBC News.

Também vários nutricionistas e dentistas estão a alertar contra a tendência, enfatizando que o consumo de grandes quantidades de mel congelado pode causar problemas digestivos, cáries dentárias e outros problemas de saúde.

“O mel é um adoçante natural e traz muitos benefícios à saúde, mas o mel mantido a uma temperatura de aproximadamente 4 graus negativos pode causar problemas como inchaço e diarreia”, disse a especialista em bem-estar Neeha Nagpal ao jornal The Independent.

Algumas pessoas que fizeram a experiência referiram que acabaram por ficar maldispostas ou doentes da barriga. Outros utilizadores da rede social admitiram que tiveram mesmo de fazer uma lavagem ao estômago.

“O mel não processado contém esporos e bactérias que podem causar distúrbios neurológicos e doenças gastrointestinais”, alerta a nutricionista Pooja Thacker, ao jornal Indian Express, acrescentando que “não é recomendado para pacientes diabéticos e intolerantes à frutose”.

  ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a lua afecta ou não o nosso sono? Novo estudo dá mais pistas

A influência do ciclo lunar no sono já é uma hipótese há muito estudada e um novo estudo sugere que o seu efeito é diferente entre homens e mulheres. Há vários factores que tendem a deixar-nos …

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa

O maior susto do atual Governo? Em clima de tensão orçamental, Costa convoca reunião extraordinária no PS

As negociações decisivas para a aprovação do Orçamento do Estado decorrem esta semana, mas António Costa decidiu convocar um dos órgãos mais restritos do PS para uma reunião que não fazia parte do calendário. A …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Agenda de Marcelo mantém-se, mas pode ser cancelada se OE2022 chumbar

Para já, Marcelo Rebelo de Sousa vai manter a agenda. No entanto, o Presidente da República já avisou o staff em Belém que tudo pode ser cancelado se o Orçamento do Estado para 2022 for …

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Dia N, de negociações. Bloco de Esquerda reúne-se com Governo e tem "abertura" para negociar

António Costa tem duas provas de fogo esta terça-feira: o primeiro-ministro lidera a delegação do Governo que vai encontrar-se em separado com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Depois de na segunda-feira ter enviado …

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …