/

Tigres selvagens da Índia sobrevivem ao conflito com o Homem. População aumentou 33%

A população de tigres selvagens da Índia cresceu 33% em apenas quatro anos, de acordo com um novo censo divulgado esta segunda-feira. Na data em que se celebrou o Dia Internacional do Tigre, o aumento levanta esperanças para a sobrevivência da espécie, que está ameaçada de extinção.

O último censo encontrou 2967 tigres no seu habitat natural por todo o país, mais 741 do que no registo anterior, realizado em 2014. As imagens recolhidas dos tigres foram analisadas através de programas de computadores, o que permitiu identificar as diferentes espécies do animal.

A contagem de 2018 utilizou 26 mil armadilhas fotográficas e recolheu 350 mil imagens, informou o ministro do Ambiente, Prakash Javadekar. Funcionários da vida selvagem e floresta cobriram 380 mil quilómetros quadrados a pé.

“Reafirmamos o nosso compromisso em proteger o tigre”, disse o primeiro-ministro Narendra Modi na apresentação do Relatório de Estimativa de Tigres da Índia de 2018. No seu discurso, recordou que há 15 anos existia uma preocupação com o declínio da população destes predadores e que, apesar do desafio, atingiram os objetivos.

Em 1900 estimava-se que existissem mais de cem mil tigres em todo o planeta. Mas em 2010 esse número desceu para um recorde de 3200. Nesse mesmo ano, a Índia e outros doze países com populações de tigres, assinaram um acordo para duplicar o número destes felinos em 2022.

Os números no país têm aumentado desde o seu pior resultado, em 2006, com uma contagem de apenas 1411. Segundo a Agence France-Presse (AFP), acredita-se que viviam na Índia 40 mil tigres no tempo da independência do Reino Unido, em 1947.

Desde então, a caça desequilibrada ao animal pelos seus órgãos, levou a uma descida acentuada no número de felinos, colocando-os perto da extinção. Também o crescimento populacional da Índia contribuiu para esta queda, já que os animais selvagens ficaram com o seu habitat natural reduzido.

Mas ao mesmo tempo que o número de tigres aumenta, também o número de conflitos entre estes predadores e civis cresce, umas vez que a Índia é um país com 1,3 mil milhões de habitantes. Segundo o The New York Times, a Índia criou quase 24 reservas de tigres na última década, mas muitas estão cercadas por aldeias.

Ainda na semana passada, um grupo de aldeões espancou um tigre até à morte na Reserva de Tigres Pilibhit, avançou o The Guardian. Num vídeo gravado por um habitante, que acabou por se tornal viral nas redes sociais, o animal parece tentar bloquear os golpes com as patas. Uma pessoa morreu e quatro indivíduos foram presos e acusados, ao abrigo de uma lei de proteção da vida selvagem.

Cerca de 30 pessoas foram mortas por tigres na Índia em 2018 e, mais de 60 tigres morreram e foram mortos durante este ano no mesmo país. Perante isto, 50 habitats naturais foram reservados só para estes animais pela cidade de Nova Deli, como forma de melhorar o controlo sobre estes predadores.

DR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.