Tiago Tomás tem uma estatística na Europa que só Neymar supera

António Cotrim / Lusa

Tiago Tomás é o segundo jogador das principais ligas europeias que mais faltas sofreu no último terço do terreno esta temporada. O sportinguista é apenas batido por Neymar.

O Sporting CP completou neste mercado de transferências a transferência mais cara da sua história ao pagar 16 milhões de euros ao Sporting de Braga por Paulinho.

O reforço de inverno deverá integrar diretamente a lista de titulares do jogo desta sexta-feira frente ao Marítimo, mas a verdade é que o ‘leões’ tem um avançado que tem estado em grande plano nos últimos tempos: Tiago Tomás.

Com apenas 18 anos, o jovem ponta-de-lança leva já cinco golos em 23 jogos ao serviço do Sporting. Destacando-se pela sua velocidade, entrega ao jogo e criação de oportunidades, Tiago Tomás quase lidera uma estatística a nível europeu, sendo apenas destronado por Neymar, do Paris Saint-Germain.

Dados recolhidos pelo GoalPoint mostram que Tiago Tomás é o segundo classificado num ranking relativo ao número de faltas ganhas no último terço do terreno.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/1357699178978238467

O último duelo entre Sporting e Benfica reforçou uma tendência: Tiago Tomás é um autêntico íman que atraí o jogo faltoso do adversário. O jovem avançado foi mesmo o mais castigado do dérbi, com um total de cinco infrações, duas delas em zona já perigosa para a defesa ‘encarnada’.

Tiago Tomás é não só o jogador na Liga portuguesa que mais faltas sofre no último terço do terreno como também o segundo a entre as principais seis Ligas europeias (Top 5 + Liga NOS).

O sportinguista é, na Europa, entre jogadores com mais de 720 minutos de utilização (metade dos minutos possíveis na Liga portuguesa), o segundo que mais vezes é carregado no último terço a cada 90 minutos. As 1,8 infrações são apenas batidas pelas 2,0 cometidas sobre o astro brasileiro Neymar.

GoalPoint

O mapa de faltas sofridas por Tiago Tomás na Liga NOS 2020/21.

O jovem ‘leão’ é um avançado versátil, que tanto joga no eixo, como cai para as alas e recua no terreno à procura de jogo, e isso reflete-se claramente no mapa de faltas. O jogador sofreu até agora 38 faltas na Liga (28 já no meio-campo adversário), 16 delas já no último terço ofensivo, com especial ênfase no flanco direito.

Rochinha no ponto de mira

Alargando o critério a faltas sofridas em qualquer zona do campo encontramos outro português, no lugar cimeiro (ex aequo): Diogo Rochinha, o criativo do Vitória SC.

O jogador português tem companhia de peso, na liderança dos jogadores mais ‘carregados’ na Europa, com Neymar e Jack Grealish, craque do Aston Villa, a registarem as mesmas 4,6 faltas sofridas a cada 90 minutos. Seguem-se Josip Iličić, da Atalanta, e Andrea Belotti, goleador do Torino.

Rochinha foi travado em falta 41 vezes na Liga, 11 delas no último terço, com um desses ‘apitos’ a resultar numa grande penalidade a favor do Vitória. O vimaranense é um jogador muito móvel, que tanto carrila jogo pelo meio, como cai nas alas, pelo que não espanta que sofra faltas na maioria das vezes na ala esquerda.

GoalPoint

O mapa de faltas sofridas por Rochinha na Liga NOS 2020/21.

A sua propensão para recuar no terreno e ajudar no processo defensivo – e iniciar transições ofensivas de zonas mais profundas – explica também o equilíbrio entre as faltas sofridas no seu meio-campo e no adversário.

ZAP // GoalPoint

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.