Thom Yorke lança novo álbum na Internet pelo BitTorrent

Serjao Carvalho / Flickr

Thom York, vocalista dos míticos Radiohead

Thom York, vocalista dos míticos Radiohead

O músico britânico Thom Yorke, dos Radiohead e Atoms for Peace, anunciou ter disponibilizado na internet um novo álbum a solo, “Tomorrow’s Modern Boxes”, com o qual experimenta uma nova forma de edição e distribuição.

Em comunicado, citado pela revista New Musical Express, Thom Yorke revela que o álbum está disponível na Internet a partir de hoje através da rede de partilha de ficheiros BitTorrent.

O BitTorrent foi criado por uma empresa norte-americana e permite a cada consumidor partilhar ficheiros e aceder aos ficheiros partilhados pelos restantes utilizadores, sem intermediários.

No comunicado, Thom Yorke e o produtor Nigel Godrich explicam que “Tomorrow’s Modern Boxes” é uma experiência e que, se correr bem, este poderá ser o caminho para que os criadores artísticos voltem a ter controlo sobre o comércio na Internet.

Os consumidores poderão adquirir o álbum através de um processo que a empresa BitTorrent designa de “bundle“, que, através de um código específico, permite aceder e descarregar ficheiros em áudio e imagem.

O álbum de Thom Yorke é o primeiro “bundle” pago do BitTorrent e custará 6 dólares (4,7 euros), dos quais 90 por cento serão pagos diretamente ao músico.

Thom Yorke tem sido, há muitos anos, crítico em relação à forma como a indústria discográfica está a reagir à partilha de ficheiros digitais e aos descarregamentos ilegais e tem promovido, através dos Radiohead e a solo, diferentes formas de edição de um álbum de música.

“Tomorrow’s Modern Boxes”, com oito músicas e respetivos vídeos, é o segundo álbum a solo de Thom Yorke e sai oito anos depois de “The Eraser”.

Segundo a empresa detentora da tecnologia BiTorrent, “mais de 170 milhões de pessoas” usam os produtos por ela desenvolvidos.

Em tempos recentes, tem sido discutida a forma como a música digital tem sido partilhada, escutada e comercializada em meios online, por uma questão de direitos de autor e por causa de remunerações para os artistas e criadores.

A par do aumento plataformas com tecnologia para ouvir música, como o YouTube, Spotify, Grooveshark e Pandora, há artistas que têm desenvolvido estratégias que tentam inovar.

Foi o que grupo rock irlandês U2 tentou fazer ao ter disponibilizado este mês e de forma gratuita, em parceria com a Apple, o álbum “Songs of Innocence” para os cerca de 500 milhões de utilizadores do serviço de venda de música iTunes.

“Songs of Innocence” só será editado em formato CD a 13 de outubro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …