Thom Yorke lança novo álbum na Internet pelo BitTorrent

Serjao Carvalho / Flickr

Thom York, vocalista dos míticos Radiohead

Thom York, vocalista dos míticos Radiohead

O músico britânico Thom Yorke, dos Radiohead e Atoms for Peace, anunciou ter disponibilizado na internet um novo álbum a solo, “Tomorrow’s Modern Boxes”, com o qual experimenta uma nova forma de edição e distribuição.

Em comunicado, citado pela revista New Musical Express, Thom Yorke revela que o álbum está disponível na Internet a partir de hoje através da rede de partilha de ficheiros BitTorrent.

O BitTorrent foi criado por uma empresa norte-americana e permite a cada consumidor partilhar ficheiros e aceder aos ficheiros partilhados pelos restantes utilizadores, sem intermediários.

No comunicado, Thom Yorke e o produtor Nigel Godrich explicam que “Tomorrow’s Modern Boxes” é uma experiência e que, se correr bem, este poderá ser o caminho para que os criadores artísticos voltem a ter controlo sobre o comércio na Internet.

Os consumidores poderão adquirir o álbum através de um processo que a empresa BitTorrent designa de “bundle“, que, através de um código específico, permite aceder e descarregar ficheiros em áudio e imagem.

O álbum de Thom Yorke é o primeiro “bundle” pago do BitTorrent e custará 6 dólares (4,7 euros), dos quais 90 por cento serão pagos diretamente ao músico.

Thom Yorke tem sido, há muitos anos, crítico em relação à forma como a indústria discográfica está a reagir à partilha de ficheiros digitais e aos descarregamentos ilegais e tem promovido, através dos Radiohead e a solo, diferentes formas de edição de um álbum de música.

“Tomorrow’s Modern Boxes”, com oito músicas e respetivos vídeos, é o segundo álbum a solo de Thom Yorke e sai oito anos depois de “The Eraser”.

Segundo a empresa detentora da tecnologia BiTorrent, “mais de 170 milhões de pessoas” usam os produtos por ela desenvolvidos.

Em tempos recentes, tem sido discutida a forma como a música digital tem sido partilhada, escutada e comercializada em meios online, por uma questão de direitos de autor e por causa de remunerações para os artistas e criadores.

A par do aumento plataformas com tecnologia para ouvir música, como o YouTube, Spotify, Grooveshark e Pandora, há artistas que têm desenvolvido estratégias que tentam inovar.

Foi o que grupo rock irlandês U2 tentou fazer ao ter disponibilizado este mês e de forma gratuita, em parceria com a Apple, o álbum “Songs of Innocence” para os cerca de 500 milhões de utilizadores do serviço de venda de música iTunes.

“Songs of Innocence” só será editado em formato CD a 13 de outubro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …