Thom Yorke lança novo álbum na Internet pelo BitTorrent

Serjao Carvalho / Flickr

Thom York, vocalista dos míticos Radiohead

Thom York, vocalista dos míticos Radiohead

O músico britânico Thom Yorke, dos Radiohead e Atoms for Peace, anunciou ter disponibilizado na internet um novo álbum a solo, “Tomorrow’s Modern Boxes”, com o qual experimenta uma nova forma de edição e distribuição.

Em comunicado, citado pela revista New Musical Express, Thom Yorke revela que o álbum está disponível na Internet a partir de hoje através da rede de partilha de ficheiros BitTorrent.

O BitTorrent foi criado por uma empresa norte-americana e permite a cada consumidor partilhar ficheiros e aceder aos ficheiros partilhados pelos restantes utilizadores, sem intermediários.

No comunicado, Thom Yorke e o produtor Nigel Godrich explicam que “Tomorrow’s Modern Boxes” é uma experiência e que, se correr bem, este poderá ser o caminho para que os criadores artísticos voltem a ter controlo sobre o comércio na Internet.

Os consumidores poderão adquirir o álbum através de um processo que a empresa BitTorrent designa de “bundle“, que, através de um código específico, permite aceder e descarregar ficheiros em áudio e imagem.

O álbum de Thom Yorke é o primeiro “bundle” pago do BitTorrent e custará 6 dólares (4,7 euros), dos quais 90 por cento serão pagos diretamente ao músico.

Thom Yorke tem sido, há muitos anos, crítico em relação à forma como a indústria discográfica está a reagir à partilha de ficheiros digitais e aos descarregamentos ilegais e tem promovido, através dos Radiohead e a solo, diferentes formas de edição de um álbum de música.

“Tomorrow’s Modern Boxes”, com oito músicas e respetivos vídeos, é o segundo álbum a solo de Thom Yorke e sai oito anos depois de “The Eraser”.

Segundo a empresa detentora da tecnologia BiTorrent, “mais de 170 milhões de pessoas” usam os produtos por ela desenvolvidos.

Em tempos recentes, tem sido discutida a forma como a música digital tem sido partilhada, escutada e comercializada em meios online, por uma questão de direitos de autor e por causa de remunerações para os artistas e criadores.

A par do aumento plataformas com tecnologia para ouvir música, como o YouTube, Spotify, Grooveshark e Pandora, há artistas que têm desenvolvido estratégias que tentam inovar.

Foi o que grupo rock irlandês U2 tentou fazer ao ter disponibilizado este mês e de forma gratuita, em parceria com a Apple, o álbum “Songs of Innocence” para os cerca de 500 milhões de utilizadores do serviço de venda de música iTunes.

“Songs of Innocence” só será editado em formato CD a 13 de outubro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …

Dez empresas e três pessoas acusadas no caso do vulcão na Nova Zelândia que fez 22 mortes

Dez empresas e três pessoas foram acusados de não cumprirem obrigações de segurança quando um vulcão na Nova Zelândia entrou em erupção em 2019, matando 22 pessoas, anunciou hoje a agência responsável pelas normas de …

Taxa de desemprego desce em setembro para os 7,9%

A taxa de desemprego recuou em setembro para 7,9%, menos 0,2 pontos do que em agosto e mais 1,4 pontos que no mesmo mês de 2019, segundo dados esta segunda-feira anunciados pelo Instituto Nacional de …

Multinacionais com mais respeito pelos direitos humanos e ambiente? Suíços dizem não

A Suíça rejeitou este domingo, em referendo, uma iniciativa que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto …

Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos …

Surto de gripe aviária no Reino Unido origina o abate de 10 mil perus

Mais de 10 mil perus vão ser abatidos no Reino Unido, devido a um surto de gripe aviária detetado numa quinta na cidade de Yorshire, no norte do país, anunciou este domingo o Governo britânico. Segundo …

Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 …

Ministra da Saúde timorense ordena apagar referências a uso de preservativos em cartazes

A ministra da Saúde timorense ordenou retirar a recomendação de uso de preservativo em cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, por oposição “moral” ao que considera ser …

Messi marcou na goleada do Barça e homenageou Maradona

O Barcelona regressou neste domingo às vitórias na Liga espanhola de futebol e subiu ao sétimo lugar da prova, ao golear por 4-0 na recepção ao Osasuna, em jogo da 11.ª jornada, marcado por homenagens …