Thom Yorke lança novo álbum na Internet pelo BitTorrent

Serjao Carvalho / FLickr

Thom York, vocalista dos míticos Radiohead

Thom York, vocalista dos míticos Radiohead

O músico britânico Thom Yorke, dos Radiohead e Atoms for Peace, anunciou ter disponibilizado na internet um novo álbum a solo, “Tomorrow’s Modern Boxes”, com o qual experimenta uma nova forma de edição e distribuição.

Em comunicado, citado pela revista New Musical Express, Thom Yorke revela que o álbum está disponível na Internet a partir de hoje através da rede de partilha de ficheiros BitTorrent.

O BitTorrent foi criado por uma empresa norte-americana e permite a cada consumidor partilhar ficheiros e aceder aos ficheiros partilhados pelos restantes utilizadores, sem intermediários.

No comunicado, Thom Yorke e o produtor Nigel Godrich explicam que “Tomorrow’s Modern Boxes” é uma experiência e que, se correr bem, este poderá ser o caminho para que os criadores artísticos voltem a ter controlo sobre o comércio na Internet.

Os consumidores poderão adquirir o álbum através de um processo que a empresa BitTorrent designa de “bundle“, que, através de um código específico, permite aceder e descarregar ficheiros em áudio e imagem.

O álbum de Thom Yorke é o primeiro “bundle” pago do BitTorrent e custará 6 dólares (4,7 euros), dos quais 90 por cento serão pagos diretamente ao músico.

Thom Yorke tem sido, há muitos anos, crítico em relação à forma como a indústria discográfica está a reagir à partilha de ficheiros digitais e aos descarregamentos ilegais e tem promovido, através dos Radiohead e a solo, diferentes formas de edição de um álbum de música.

“Tomorrow’s Modern Boxes”, com oito músicas e respetivos vídeos, é o segundo álbum a solo de Thom Yorke e sai oito anos depois de “The Eraser”.

Segundo a empresa detentora da tecnologia BiTorrent, “mais de 170 milhões de pessoas” usam os produtos por ela desenvolvidos.

Em tempos recentes, tem sido discutida a forma como a música digital tem sido partilhada, escutada e comercializada em meios online, por uma questão de direitos de autor e por causa de remunerações para os artistas e criadores.

A par do aumento plataformas com tecnologia para ouvir música, como o YouTube, Spotify, Grooveshark e Pandora, há artistas que têm desenvolvido estratégias que tentam inovar.

Foi o que grupo rock irlandês U2 tentou fazer ao ter disponibilizado este mês e de forma gratuita, em parceria com a Apple, o álbum “Songs of Innocence” para os cerca de 500 milhões de utilizadores do serviço de venda de música iTunes.

“Songs of Innocence” só será editado em formato CD a 13 de outubro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova teoria para explicar a onda de sismos silenciosos que fez a Terra tremer em 2018

Em maio de 2018, milhares de terramotos sacudiram a pequena ilha francesa de Mayotte, no arquipélago das Comoras, situado entre o continente africano e Madagáscar. A maioria foram tremores leve mas, um deles, a 15 …

Os futuros colonos de Marte poderão ter miopia, ossos mais densos e até outra cor de pele

https://vimeo.com/338334578 Caso os seres humanos consigam colonizar Marte, os novos colonos do Planeta Vermelho vão sofrer uma série de mutações que os distanciará dos humanos da Terra. Estas alterações serão tão drásticas que os habitantes de …

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …