/

Theresa May e unionistas irlandeses chegam a acordo de governo

Stephanie Lecocq / Lusa

Theresa May, primeira-ministra britânica

O Partido Conservador alcançou um acordo com o partido Democrata Unionista para garantir o apoio dos dez deputados da formação norte-irlandesa no Parlamento, foi anunciado esta segunda-feira.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, e a líder do Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, Arlene Foster, reuniram-se hoje de manhã em Londres e firmaram um acordo que permite aos conservadores governar em minoria.

À chegada a Londres, Foster disse à televisão Sky News estar otimista quanto a um acordo em breve, “público” e “transparente”.

“Estamos de volta a Londres e a minha esperança é que possamos finalizar um acordo com o Partido Conservador”, disse a líder unionista.

“Como disse a primeira-ministra, o pacto será público, será totalmente transparente”, acrescentou.

Foster recusou por outro lado que o pacto de governabilidade constitua obstáculo a um acordo para a formação de um governo autónomo na Irlanda do Norte dentro do prazo estipulado (29 de junho).

“Creio que este acordo [com Londres] vai melhorar as perspetivas de um acordo em Stormont [sede do parlamento norte-irlandês] porque vai ter um impacto positivo para a Irlanda do Norte”, disse.

“Espero que esta semana acabe não com um, mas com dois acordos”, acrescentou.

O Governo de May precisava do apoio dos dez deputados do DUP, porque perdeu a maioria absoluta nas eleições legislativas realizadas a 8 de junho, tendo entrado em negociações com os unionistas para garantir uma maioria na Câmara dos Comuns.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.