/

Theresa May pode demitir-se esta sexta-feira

1

Julien Warnand / EPA

A pressão sobre Theresa May tornou-se insuportável, segundo o jornal britânico The Times, que cita fontes dos conservadores próximas de May, após mais uma demissão no executivo de Londres.

De acordo com o jornal, a primeira-ministra britânica deverá abandonar o número 10 de Downing Street já esta sexta-feira. Os aliados de Theresa May estão convictos de que a primeira-ministra vai anunciar a saída após um encontro com Graham Brady, líder do grupo parlamentar do Partido Conservador no parlamento britânico.

O jornal afirma ainda que Theresa May foi encurralada depois de alguns ministros se terem juntado à revolta do Partido Conservador. O Times diz que a contestação a Theresa May não é feita apenas por defensores de uma saída do Reino Unido da União Europeia, tornando muito frágil a posição da primeira-ministra britânica.

Pressionada por diferentes fações do Partido Conservador para renunciar ao cargo, devido à gestão do processo do Brexit, a líder do Governo britânico já tinha aceitado agendar os próximos passos para designação de um sucessor. A abdicação de May foi acordada, pela própria, durante uma reunião na semana passada do Comité 1992 e deverá abrir caminho para uma feroz corrida à liderança do partido, ainda antes do Verão.

Na quarta-feira, Andrea Leadsom – apoiante do Brexit, muito crítica de mais compromissos com Bruxelas -, demitiu-se de líder da Câmara dos Comuns, para não ter de estabelecer um calendário legislativo com que não concordava. May disse que apresentaria uma nova proposta de saída da UE, mas, na carta de demissão, Leadsom escreveu que “mais um voto sobre o Brexit criaria perigosas divisões”.

Leadsom tinha sido candidata à liderança dos Tories mas afastou-se da corrida, abrindo caminho a May como líder do executivo. A demissão da líder da Câmara dos Comuns é a 36.ª de um ministro sob a liderança de Theresa May – 21 dos quais por causa do Brexit – e surge um dia antes de o Reino Unido votar nas eleições europeias.

ZAP //

1 Comment

  1. May sai, mas os ingleses ficam ainda piores… a menos que façam novo referendo e qual filho pródigo, voltem a casa em situação de mendigo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.