/

The Telegraph pede desculpa a Melania pela publicação de várias declarações falsas

Shawn Thew / EPA

O jornal britânico The Telegraph pediu este sábado desculpas à primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, pelo manchete publicada a 19 de janeiro, sob o título “O mistério de Melania”.

“Foi-nos pedido que esclarecêssemos que o artigo [sobre Melania Trump] continha uma série de declarações falsas que aceitamos que não deveriam ter sido publicadas”, admite o média britânico antes de enumerar as várias imprecisões publicadas.

O The Telegraph admite que “o pai da senhora Trump não era uma presença temível e não controlava a família”, que Melania “não teve dificuldades na sua carreira como modelo” ainda antes de conhecer Trump, e que a primeira dama norte-americana “não avançou na sua carreira graças à assistência” do seu marido.

O jornal faz esclarece ainda que Melania conheceu o atual Presidente dos Estados Unidos em 1998, e não em 1996 como estava indicado no artigo. Além disso, reconhece, “a afirmação de que a senhora Trump chorou na noite das eleições é também falsa“, clarifica o The Telegraph, entre outras correções.

Por tudo isto, o diário britânico dirige um pedido de desculpas “sem reservas” à primeira dama norte-americana e à sua família por qualquer inconveniente causa pela publicação que continha declarações. Além disso, informa, serão pagos a Melania “os danos substancias, bem como os seus custos legais”, conclui.

Esta não é a primeira vez que um órgão de comunicação se desculpa com a primeira dama norte-americana, disponibilizando-se a pagar uma indemnização por eventuais danos causados. Em 2007, o Daily Mail chegou um acordo com Melania para retirar uma ação movida em tribunal contra o tabloide pela publicação de informações falsas e difamatórias.

A quantia nunca chegou a ser oficializada mas, segundo a agência Reuters, o pedido inicial interposto por Melania ascendia a 150 milhões de dólares.

Na sequência do processo, o jornal britânico admitiu ter publicado “conteúdo falso e difamatório que questionava a natureza de seu trabalho como modelo profissional e afirmava que [Melania] fornecia serviços para além da mera modelagem”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.