Depois de “The Office”, “Friends” é a próxima série a sair do catálogo da Netflix

DR Warner Bros

A Netflix continua a perder algumas das séries mais vistas. Friends, série de culto para milhões de fãs, vai deixar de estar no catálogo norte-americano do serviço a partir da próxima primavera, para integrar de forma exclusiva o portefólio da nova aplicação de streaming da WarnerMedia, que se vai chamar HBO Max.

Segundo revelou o Wall Street Journal, citado pelo ECO, a decisão não afeta todos os mercados. Já depois da publicação deste artigo, a Netflix Portugal recorreu ao Instagram para garantir que a série vai continuar no catálogo do serviço em Portugal.

“Não. Friends não vai sair do meu serviço! Estamos numa relação (muito) séria”, lê-se numa publicação. Um porta-voz da empresa disse também ao ECO que o anúncio da saída de Friends do catálogo da Netflix referiu-se apenas aos Estados Unidos (EUA).

https://www.instagram.com/p/Bzu_vMwAlHJ/

A WarnerMedia, detida pela AT&T, é proprietária de Friends e só este ano a Netflix já pagou 80 milhões de dólares pelos direitos exclusivos da série. Porém, o facto de a empresa decidir prescindir desta receita adicional nos EUA mostra bem o quão a sério é a guerra do streaming de conteúdos, vista como a nova era do entretenimento audiovisual.

Para a Netflix nos EUA, a decisão é uma dupla perda. Por um lado, Friends tem sido sucessivamente um dos títulos mais vistos e aclamados da sua plataforma. Por outro, prepara-se para ver entrar mais um serviço concorrente no mercado, com pré-lançamento marcado já para o final deste ano e disponibilização ao público na primavera de 2020.

Com a saída, a Netflix deverá investir o extra cash em conteúdo original, pelo que não se antecipa uma saída em massa de subscritores da plataforma. Mas essa também é a ideia por detrás da HBO Max, estando já garantido conteúdos com a presença de estrelas como Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Anna Kendrick, de acordo com o mesmo jornal.

O serviço HBO Max vai ter, assim, o catálogo de conteúdos originais do universo Warner. Será diferente do HBO Now – plataforma de streaming com conteúdos originais e outros licenciados – e também do HBO Go – serviço de conteúdos disponível para os clientes de TV da HBO nos EUA. Para já, não é claro se o HBO Max chegará a Portugal nem que diferenças terá em relação à plataforma já disponível no mercado.

Friends não é a primeira série a sair da Netflix. A plataforma vai também perder The Office, detida pela NBCUniversal, que vai fazer parte de uma plataforma de streaming que está a ser desenvolvida pela própria empresa que detém os direitos.

De acordo com a CBS News, Pretty Little Liars, The Fresh Prince of Bel Air são outras das séries exclusivas da HBO Max. A plataforma assinou igualmente um acordo de exclusividade com o produtor Greg Berlanti. As séries originais alinhadas para o lançamento incluem Tokyo Vice, The Flight Attendant e Love Life.

Mas as novidades continuam. O Vox já tinha anunciado que todas as propriedades da Disney – incluindo a Marvel, o Star Wars e os Simpsons – tornar-se-ão exclusivas da Disney +, que será lançada a 12 de novembro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …

Boris Johnson saiu dos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico saiu dos cuidados intensivos, avançou Downing Street. De acordo com o comunicado, Boris Johnson está "muito bem-disposto". Boris Johnson saiu esta tarde dos cuidados intensivos, segundo um comunicado de Downing Street. O primeiro-ministro …

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …