Depois de “The Office”, “Friends” é a próxima série a sair do catálogo da Netflix

DR Warner Bros

A Netflix continua a perder algumas das séries mais vistas. Friends, série de culto para milhões de fãs, vai deixar de estar no catálogo norte-americano do serviço a partir da próxima primavera, para integrar de forma exclusiva o portefólio da nova aplicação de streaming da WarnerMedia, que se vai chamar HBO Max.

Segundo revelou o Wall Street Journal, citado pelo ECO, a decisão não afeta todos os mercados. Já depois da publicação deste artigo, a Netflix Portugal recorreu ao Instagram para garantir que a série vai continuar no catálogo do serviço em Portugal.

“Não. Friends não vai sair do meu serviço! Estamos numa relação (muito) séria”, lê-se numa publicação. Um porta-voz da empresa disse também ao ECO que o anúncio da saída de Friends do catálogo da Netflix referiu-se apenas aos Estados Unidos (EUA).

https://www.instagram.com/p/Bzu_vMwAlHJ/

A WarnerMedia, detida pela AT&T, é proprietária de Friends e só este ano a Netflix já pagou 80 milhões de dólares pelos direitos exclusivos da série. Porém, o facto de a empresa decidir prescindir desta receita adicional nos EUA mostra bem o quão a sério é a guerra do streaming de conteúdos, vista como a nova era do entretenimento audiovisual.

Para a Netflix nos EUA, a decisão é uma dupla perda. Por um lado, Friends tem sido sucessivamente um dos títulos mais vistos e aclamados da sua plataforma. Por outro, prepara-se para ver entrar mais um serviço concorrente no mercado, com pré-lançamento marcado já para o final deste ano e disponibilização ao público na primavera de 2020.

Com a saída, a Netflix deverá investir o extra cash em conteúdo original, pelo que não se antecipa uma saída em massa de subscritores da plataforma. Mas essa também é a ideia por detrás da HBO Max, estando já garantido conteúdos com a presença de estrelas como Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Anna Kendrick, de acordo com o mesmo jornal.

O serviço HBO Max vai ter, assim, o catálogo de conteúdos originais do universo Warner. Será diferente do HBO Now – plataforma de streaming com conteúdos originais e outros licenciados – e também do HBO Go – serviço de conteúdos disponível para os clientes de TV da HBO nos EUA. Para já, não é claro se o HBO Max chegará a Portugal nem que diferenças terá em relação à plataforma já disponível no mercado.

Friends não é a primeira série a sair da Netflix. A plataforma vai também perder The Office, detida pela NBCUniversal, que vai fazer parte de uma plataforma de streaming que está a ser desenvolvida pela própria empresa que detém os direitos.

De acordo com a CBS News, Pretty Little Liars, The Fresh Prince of Bel Air são outras das séries exclusivas da HBO Max. A plataforma assinou igualmente um acordo de exclusividade com o produtor Greg Berlanti. As séries originais alinhadas para o lançamento incluem Tokyo Vice, The Flight Attendant e Love Life.

Mas as novidades continuam. O Vox já tinha anunciado que todas as propriedades da Disney – incluindo a Marvel, o Star Wars e os Simpsons – tornar-se-ão exclusivas da Disney +, que será lançada a 12 de novembro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …