Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo.

As principais cadeias de supermercados na Alemanha começaram este sábado a vender ao público testes rápidos para diagnóstico da doença covid-19, que esgotaram em poucas horas.

A agência France-Presse (AFP) relatou, por exemplo, que o site da rede de supermercados Lidl bloqueou, após terem sido colocados à venda os primeiros kits destes testes que podem ser realizados em casa. Já na concorrente rede de supermercados Aldi foi registada uma grande afluência de pessoas e os testes esgotaram em poucas horas.

“Queremos assegurar a todos aqueles que saíram de mãos vazias que novos stocks são esperados nos próximos dias”, afirmou um porta-voz dos supermercados Aldi, em declarações ao jornal alemão Bild.

Perante um processo de vacinação que continua lento, o Governo alemão está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo no país e assim tentar responder ao crescente descontentamento da população.

A partir de segunda-feira, toda a população terá direito a um teste de antigénio gratuito por semana, que será realizado por profissionais em farmácias ou em centros de testes certificados. Vários fabricantes receberam também luz verde para produzir kits de testes domésticos.

O objetivo é dar mais liberdade à população após vários meses de restrições, mas os especialistas já advertiram que os testes rápidos são menos fiáveis do que os testes PCR (teste molecular) e que as medidas de proteção devem ser mantidas mesmo que o teste seja negativo.

A par das redes de supermercados, que limitam a venda de um pacote de cinco testes por pessoa, os testes também estarão disponíveis para venda em várias farmácias e em outros estabelecimentos a nível nacional nos próximos dias.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, que tem sido criticado por causa do ritmo lento da campanha de vacinação no país, prometeu, entretanto, que existirão testes rápidos em quantidades “mais do que suficientes” para todos, incluindo 50 milhões de testes gratuitos por mês.

No entanto, os planos do Governo federal alemão estão a levantar algumas questões, nomeadamente sobre a capacidade de resposta das autoridades locais perante uma enorme procura de testes rápidos.

Esta semana, e após conversações com os governadores dos 16 Estados federados que compõem a Alemanha, Angela Merkel aceitou um levantamento progressivo das restrições aplicadas no país no âmbito da pandemia, cedendo a um descontentamento crescente na opinião pública e no próprio Governo a sete meses das eleições legislativas.

A Alemanha registou 9.557 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 300 mortes nas últimas 24 horas, valores ligeiramente abaixo dos verificados no sábado anterior, segundo dados hoje divulgados.

O Instituto Robert Koch (RKI), a autoridade responsável pela prevenção e controlo de doenças na Alemanha, indicou também, ao atualizar a sua tabela de dados pandémicos, que a incidência acumulada nos últimos sete dias em todo o país foi de 65,6 casos por 100.000 habitantes, pelo que esta variável se mantém estável.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …