Testagem à covid-19 nas escolas não inclui 1,2 milhões de alunos

Miguel A. Lopes / Lusa

Pessoas à espera, numa fila, para fazer um teste de deteção à covid-19

Ministro da Educação sugeriu que os estudantes usufruam dos quatro testes gratuitos em farmácias e laboratórios aderentes.

Com o início do segundo período letivo, a Direção-Geral da Saúde está a promover uma campanha de testagem a nível, mas de fora ficam 1,2 milhões de estudantes dos vários ciclos de ensino, já que apenas o pessoal docente e não docente está incluído no programa (cerca de 220 mil). Ainda assim, e como descreve o Público, há dúvidas em muitas escolas, que ainda aguardam por mais indicações para iniciar a testagem dos alunos — à semelhança do que aconteceu em ocasiões anteriores.

A questão foi colocada pelo mesmo jornal à DGS, na tentativa de perceber se irão existir novas fases do programa, ao longo das próximas semanas, de forma a que os alunos sejam também abrangidos — mas também para descobrir o porquê de a questão não ser acautelada previamente. No entanto, nenhum esclarecimento foi dado.

A alternativa poderá passar, tal como sugeriu Tiago Brandão Rodrigues, pelos quatro testes antigénio disponibilizados pelo Governo em farmácias e laboratórios — com o governante a não se comprometer com uma nova ronda de testes. “Nunca nos podemos esquecer que temos quatro testes gratuitos nas farmácias locais, um pouco por todo o país. E dessa articulação podem também os pais, as escolas e as autarquias fazerem parcerias com as farmácias, para aumentarem a testagem“, apontou o ministro da Educação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.