Valioso tesouro viking descoberto na Escócia

Um valioso tesouro viking foi encontrado nos campos da região de Dumfries, no sul da Escócia.

Entre os mais de cem objectos encontrados, contam-se jóias, pulseiras e pendentes de prata e ouro.

A descoberta impressionou os que se dedicam a estudar o património cultural escocês.

Stuart Campbell, director de património do Museu Nacional da Escócia, disse à BBC que “nunca antes tinha sido encontrado algo assim na Escócia, porque este tesouro tem peças produzidas em várias partes da Europa”.

As peças foram identificadas como sendo originárias da Escandinávia, local de proveniência dos Vikings, mas também da Irlanda e do centro do continente europeu.

São peças muito antigas, cuja origem está entre os séculos XVIII e X.

BBC

Derek McLennan e o seu tesouro viking

Derek McLennan e o seu tesouro viking

O tesouro foi encontrado por Dereck McLennan, um empresário local, com a ajuda de um detector de metais.

Não é a primeira vez que McLennan caça um tesouro. Em dezembro passado, o explorador descobriu a maior colecção de moedas de prata da Escócia.

McLennan conta que ficou muito surpreendido e radiante quando identificou marcas em algumas das peças que lhe gritavam “eu sou viking!”

O governo britânico vai agora adquirir o tesouro ao seu descobridor e ao dono das terras onde foi encontrado.

O valor do tesouro, que está a ser estudado e conservado antes de poder ser exibido, é estimado em centenas de milhares de euros.

Mas os estudiosos e académicos consideram que o valor do  achado é “simplesmente inestimável”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um detectorista contribuiu, com dois achados extraordinários, para o conhecimento da História. Fechados em gabinetes fedorentos, os mandantes contribuem ZERO para esse mesmo conhecimento. Por que razão se proíbe o detectorismo em Portugal? O que têm os outros povos de diferente para que os Estados acreditem neles, ao contrário de Portugal, que mede os seus cidadãos com etiquetas abaixo de “ladrão”, de “vigarista” ou de “incompetente”. Quanta História não poderia o detectorismo descobrir em Portugal?

  2. Caro Mario Santos, os meus parabens pelo oportunismo do comentário. Dizer que faço minhas as suas palavras seria pouca paga pelas mesmas, mas se alguem se apercebesse dos valores que interveem em tão interessante passatempo, a todos os niveis, talvez se abrissem mais oportunidades de trabalho para muita gente, mas como sempre, neste pobre jardim à beira mar mal semeado, só quem tem poder de decisão, quando está distraído ou em altura de eleições , é que se lembra de coisas que apesar de tudo, considera comezinhas. Exemplo – o tuning automóvel, movimenta milhões em qualquer país onde a burocracia não é tão exemplar como em Portugal e isto apesar de considerarem que a segurança é primordial em tal actividade. Basta pensar em quantas profissões se poderão incluir esta actividade e correlacionados. Enfim, é o que temos ou merecemos. Um abraço de consideração para si. Fernando S. Madeira

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …