Valioso tesouro viking descoberto na Escócia

Um valioso tesouro viking foi encontrado nos campos da região de Dumfries, no sul da Escócia.

Entre os mais de cem objectos encontrados, contam-se jóias, pulseiras e pendentes de prata e ouro.

A descoberta impressionou os que se dedicam a estudar o património cultural escocês.

Stuart Campbell, director de património do Museu Nacional da Escócia, disse à BBC que “nunca antes tinha sido encontrado algo assim na Escócia, porque este tesouro tem peças produzidas em várias partes da Europa”.

As peças foram identificadas como sendo originárias da Escandinávia, local de proveniência dos Vikings, mas também da Irlanda e do centro do continente europeu.

São peças muito antigas, cuja origem está entre os séculos XVIII e X.

BBC

Derek McLennan e o seu tesouro viking

Derek McLennan e o seu tesouro viking

O tesouro foi encontrado por Dereck McLennan, um empresário local, com a ajuda de um detector de metais.

Não é a primeira vez que McLennan caça um tesouro. Em dezembro passado, o explorador descobriu a maior colecção de moedas de prata da Escócia.

McLennan conta que ficou muito surpreendido e radiante quando identificou marcas em algumas das peças que lhe gritavam “eu sou viking!”

O governo britânico vai agora adquirir o tesouro ao seu descobridor e ao dono das terras onde foi encontrado.

O valor do tesouro, que está a ser estudado e conservado antes de poder ser exibido, é estimado em centenas de milhares de euros.

Mas os estudiosos e académicos consideram que o valor do  achado é “simplesmente inestimável”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um detectorista contribuiu, com dois achados extraordinários, para o conhecimento da História. Fechados em gabinetes fedorentos, os mandantes contribuem ZERO para esse mesmo conhecimento. Por que razão se proíbe o detectorismo em Portugal? O que têm os outros povos de diferente para que os Estados acreditem neles, ao contrário de Portugal, que mede os seus cidadãos com etiquetas abaixo de “ladrão”, de “vigarista” ou de “incompetente”. Quanta História não poderia o detectorismo descobrir em Portugal?

  2. Caro Mario Santos, os meus parabens pelo oportunismo do comentário. Dizer que faço minhas as suas palavras seria pouca paga pelas mesmas, mas se alguem se apercebesse dos valores que interveem em tão interessante passatempo, a todos os niveis, talvez se abrissem mais oportunidades de trabalho para muita gente, mas como sempre, neste pobre jardim à beira mar mal semeado, só quem tem poder de decisão, quando está distraído ou em altura de eleições , é que se lembra de coisas que apesar de tudo, considera comezinhas. Exemplo – o tuning automóvel, movimenta milhões em qualquer país onde a burocracia não é tão exemplar como em Portugal e isto apesar de considerarem que a segurança é primordial em tal actividade. Basta pensar em quantas profissões se poderão incluir esta actividade e correlacionados. Enfim, é o que temos ou merecemos. Um abraço de consideração para si. Fernando S. Madeira

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …