Valioso tesouro viking descoberto na Escócia

Um valioso tesouro viking foi encontrado nos campos da região de Dumfries, no sul da Escócia.

Entre os mais de cem objectos encontrados, contam-se jóias, pulseiras e pendentes de prata e ouro.

A descoberta impressionou os que se dedicam a estudar o património cultural escocês.

Stuart Campbell, director de património do Museu Nacional da Escócia, disse à BBC que “nunca antes tinha sido encontrado algo assim na Escócia, porque este tesouro tem peças produzidas em várias partes da Europa”.

As peças foram identificadas como sendo originárias da Escandinávia, local de proveniência dos Vikings, mas também da Irlanda e do centro do continente europeu.

São peças muito antigas, cuja origem está entre os séculos XVIII e X.

BBC

Derek McLennan e o seu tesouro viking

Derek McLennan e o seu tesouro viking

O tesouro foi encontrado por Dereck McLennan, um empresário local, com a ajuda de um detector de metais.

Não é a primeira vez que McLennan caça um tesouro. Em dezembro passado, o explorador descobriu a maior colecção de moedas de prata da Escócia.

McLennan conta que ficou muito surpreendido e radiante quando identificou marcas em algumas das peças que lhe gritavam “eu sou viking!”

O governo britânico vai agora adquirir o tesouro ao seu descobridor e ao dono das terras onde foi encontrado.

O valor do tesouro, que está a ser estudado e conservado antes de poder ser exibido, é estimado em centenas de milhares de euros.

Mas os estudiosos e académicos consideram que o valor do  achado é “simplesmente inestimável”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um detectorista contribuiu, com dois achados extraordinários, para o conhecimento da História. Fechados em gabinetes fedorentos, os mandantes contribuem ZERO para esse mesmo conhecimento. Por que razão se proíbe o detectorismo em Portugal? O que têm os outros povos de diferente para que os Estados acreditem neles, ao contrário de Portugal, que mede os seus cidadãos com etiquetas abaixo de “ladrão”, de “vigarista” ou de “incompetente”. Quanta História não poderia o detectorismo descobrir em Portugal?

  2. Caro Mario Santos, os meus parabens pelo oportunismo do comentário. Dizer que faço minhas as suas palavras seria pouca paga pelas mesmas, mas se alguem se apercebesse dos valores que interveem em tão interessante passatempo, a todos os niveis, talvez se abrissem mais oportunidades de trabalho para muita gente, mas como sempre, neste pobre jardim à beira mar mal semeado, só quem tem poder de decisão, quando está distraído ou em altura de eleições , é que se lembra de coisas que apesar de tudo, considera comezinhas. Exemplo – o tuning automóvel, movimenta milhões em qualquer país onde a burocracia não é tão exemplar como em Portugal e isto apesar de considerarem que a segurança é primordial em tal actividade. Basta pensar em quantas profissões se poderão incluir esta actividade e correlacionados. Enfim, é o que temos ou merecemos. Um abraço de consideração para si. Fernando S. Madeira

RESPONDER

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …

Englobamento do IRS chumbou, mas Governo não desiste. "É para cumprir"

O englobamento do IRS foi, ao segundo Orçamento da legislatura, deixado novamente de fora. Ainda assim, o Ministério das Finanças garante que a ideia é para avançar até ao fim da legislatura. O englobamento do IRS …

Estranho artefacto encontrado no interior de uma múmia egípcia infantil

Uma equipa de cientistas norte-americanos encontrou uma misterioso artefacto no interior de uma múmia egípcia com 2.000 anos, revela uma nova investigação. Recorrendo a tecnologias avançadas de tomografia computorizada, combinadas com difração de raios X …

Ana Gomes tomou vacina da gripe que amiga lhe trouxe de França. Infarmed diz que é ilegal

A ex-eurodeputada, que se encontra na corrida à Belém, tomou vacina da gripe trazida por uma amiga de França, pois diz-se "farta" de esperar. Neste sentido, o Infarmed confirma que este tipo de ação é …

"Está próximo, próximo." Marcelo já escreveu discurso de recandidatura

Esta terça-feira, após as comemorações do 1.º de dezembro, o Presidente da República sinalizou que não faltará muito para anunciar a sua recandidatura. "Está próximo, está próximo", disse. De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo …

Especialistas preparam ferramenta contra o terrorismo baseada no ADN ambiental

Especialistas australianos em ciências forenses estão a aperfeiçoar uma técnica desenhada para combater o terrorismo ao verificar o ADN ambiental em pó de roupas, bagagens ou até mesmo passaportes. A investigação, liderada por Jennifer Young, …

Aumentos na Função Pública chegam a salários de 693 euros (e salário mínimo deverá subir mais do que o previsto)

Os aumentos salariais na Função Pública vão chegar a salários até 693,13 euros brutos e o salário mínimo nacional deverá ser superior a 648,75 euros em 2021 avança o Jornal de Negócios esta quarta-feira.  De acordo …

Graça Freitas infetada com covid-19. Marta Temido e António Lacerda Sales testados

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, está infetada com covid-19. A responsável da autoridade de Saúde foi testada na noite passada depois de ter estado em contacto com um infetado. O semanário Expresso avança esta quarta-feira …