Valioso tesouro viking descoberto na Escócia

Um valioso tesouro viking foi encontrado nos campos da região de Dumfries, no sul da Escócia.

Entre os mais de cem objectos encontrados, contam-se jóias, pulseiras e pendentes de prata e ouro.

A descoberta impressionou os que se dedicam a estudar o património cultural escocês.

Stuart Campbell, director de património do Museu Nacional da Escócia, disse à BBC que “nunca antes tinha sido encontrado algo assim na Escócia, porque este tesouro tem peças produzidas em várias partes da Europa”.

As peças foram identificadas como sendo originárias da Escandinávia, local de proveniência dos Vikings, mas também da Irlanda e do centro do continente europeu.

São peças muito antigas, cuja origem está entre os séculos XVIII e X.

BBC

Derek McLennan e o seu tesouro viking

Derek McLennan e o seu tesouro viking

O tesouro foi encontrado por Dereck McLennan, um empresário local, com a ajuda de um detector de metais.

Não é a primeira vez que McLennan caça um tesouro. Em dezembro passado, o explorador descobriu a maior colecção de moedas de prata da Escócia.

McLennan conta que ficou muito surpreendido e radiante quando identificou marcas em algumas das peças que lhe gritavam “eu sou viking!”

O governo britânico vai agora adquirir o tesouro ao seu descobridor e ao dono das terras onde foi encontrado.

O valor do tesouro, que está a ser estudado e conservado antes de poder ser exibido, é estimado em centenas de milhares de euros.

Mas os estudiosos e académicos consideram que o valor do  achado é “simplesmente inestimável”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um detectorista contribuiu, com dois achados extraordinários, para o conhecimento da História. Fechados em gabinetes fedorentos, os mandantes contribuem ZERO para esse mesmo conhecimento. Por que razão se proíbe o detectorismo em Portugal? O que têm os outros povos de diferente para que os Estados acreditem neles, ao contrário de Portugal, que mede os seus cidadãos com etiquetas abaixo de “ladrão”, de “vigarista” ou de “incompetente”. Quanta História não poderia o detectorismo descobrir em Portugal?

  2. Caro Mario Santos, os meus parabens pelo oportunismo do comentário. Dizer que faço minhas as suas palavras seria pouca paga pelas mesmas, mas se alguem se apercebesse dos valores que interveem em tão interessante passatempo, a todos os niveis, talvez se abrissem mais oportunidades de trabalho para muita gente, mas como sempre, neste pobre jardim à beira mar mal semeado, só quem tem poder de decisão, quando está distraído ou em altura de eleições , é que se lembra de coisas que apesar de tudo, considera comezinhas. Exemplo – o tuning automóvel, movimenta milhões em qualquer país onde a burocracia não é tão exemplar como em Portugal e isto apesar de considerarem que a segurança é primordial em tal actividade. Basta pensar em quantas profissões se poderão incluir esta actividade e correlacionados. Enfim, é o que temos ou merecemos. Um abraço de consideração para si. Fernando S. Madeira

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …