Tesla vai ter carros autónomos dentro de dois anos

Em entrevista à revista Fortune, o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que sua icónica fabricante de automóveis eléctricos Tesla está a apenas dois anos de desenvolver veículos completamente autónomos, capazes de operar em segurança sem a necessidade de um motorista.

“Acredito que temos todas as peças”, diz o visionário executivo, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, inventor do Hyperloop, e candidato a mudar o mundo com a super-bateria doméstica.

Há alguns meses, a Tesla Motors lançou uma actualização de software para os seus veículos eléctricos, que oferece um sistema de “piloto automático” que permite ao automóvel desempenhar determinadas funções sem ajuda do motorista.

Para entender melhor até que ponto o update é importante para a empresa de Elon Musk, é preciso conhecer alguns detalhes do mercado de veículos capazes de andar sozinhos.

Actualmente, o departamento de Administração de Segurança do Tráfego dos Estados Unidos, NHTSA, define os veículos autónomos em cinco níveis.

No nível 0, o motorista tem o controlo total do veículo, enquanto no nível 4 o veículo assume todas as funções e monitoriza as condições rodoviárias de segurança necessárias para realizar uma viagem completa.

  • Nível 0: O condutor tem o controle completo e exclusivo do comandos de veículos primários – travões, direcção, aceleração e força motriz – em todos os momentos.
  • Nível 1: Funções específicas de automação. Envolve uma ou mais funções específicas de controlo, tais como travões pré-activados, nos quais o veículo activa os travões automaticamente.
  • Nível 2: Automatização de pelo menos duas funções de controle primário – por exemplo, o controlo de cruzeiro adaptativo, que acelera e trava o veículo sem a interferência do motorista.
  • Nível 3: O motorista pode ceder o controle completo de todas as funções de condução críticas para a segurança sob determinadas condições ambientais e de tráfego, mas deve estar disponível para assumir o controle ocasionalmente.
  • Nível 4: O veículo executa todas as funções de condução críticas para a segurança e monitoriza as condições da estrada para a viagem. Isto inclui veículos tripulados ou sem tripulação.

A maioria das construtoras e empresas de tecnologia envolvidas em projectos de condução autónoma, incluindo o Google, está no nível 1, e muitos fabricantes de veículos de luxo, como a Volvo e a Tesla, estão no nível 2.

O piloto automático lançado pela Tesla catapultou a empresa para lá destes níveis de automação. A versão 7 do Autopilot da Tesla está disponível para os modelos S e X.

De acordo com a companhia, o update não torna o carro totalmente autónomo, mas garante que a máquina se consegue orientar numa estrada, mudar de pista e ajustar a velocidade em resposta ao trânsito à sua volta — por exemplo, activando os travões automaticamente.

Além disso, o sistema inteligente da Tesla pode emitir alertas para evitar possíveis colisões frontais.

teslaclubbe / Flickr

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, e inventor do Hyperloop

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, e inventor do Hyperloop

Quando questionado sobre o futuro desta tecnologia, Musk preferiu não revelar para já detalhes. “Farei um grande anúncio“, diz Musk.

Mas o empresário antevê o futuro do projecto a curto prazo: “acho que teremos autonomia completa daqui a aproximadamente dois anos”.

Isso não significa que veremos carros da Tesla sem condutor a circular nas ruas em 2018, principalmente devido à legislação em vigor e às posições dos órgãos reguladores.

Porque o verdadeiro problema da condução autónoma, diz o CEO da Tesla, não é conseguir uma máquina que seja 99% segura. Isso é fácil.

“O que é difícil é conseguir que o automóvel autónomo seja 99,9999% seguro“, diz Elon Musk.

CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: maior votação em 20 anos. PPE e socialistas juntos sem maioria

A taxa de participação nas eleições europeias, realizadas entre quinta-feira e hoje nos 28  Estados-membros da União Europeia, fixou-se nos 50,5%, a mais elevada dos últimos 20 anos e oito pontos acima do anterior sufrágio. Segundo …

Os anéis de Saturno estão a desaparecer (e a culpa é nossa)

Recentemente, um grupo de cientistas alertou que os anéis de Saturno podem vir a desaparecer devido às futuras explorações humanas.  Exploradores de asteróides e bilionários da tecnologia poderão roubar pedras preciosas do Espaço num futuro próximo, …

Forte tempestade faz reaparecer floresta pré-histórica no Reino Unido

A tempestade Hannah, que levou fortes marés e ventos ao Reino Unido, voltou a trazer à luz restos de árvores de uma floresta pré-histórica com cerca de 4.500 anos. Os vestígios estiveram escondidos durante anos …

PS vence Europeias. BE e PAN sorriem, CDS à espera de confirmar resultado catastrófico

As primeiras projeções aos resultados eleitorais geraram palmas e um ambiente efusivo por parte dos militantes do PS. O CDS é um dos grandes derrotados da noite e o PAN a surpresa. As eleições para …

Conan Osiris vence prémio de mais mal vestido em palco

Não é o prémio que Portugal esperava, mas é um prémio. Conan Osiris venceu o Barbara Dex Award, atribuído ao participante do Festival Eurovisão da Canção que veste a pior indumentária em palco. Conan Osiris é …

O exoesqueleto desta aranha parece o capacete de um minúsculo extraterrestre

No mundo animal, o acasalamento pode ser uma verdadeira batalha. As aranhas-pavão, por exemplo, deixam os seus capacetes para trás (literalmente).  Na hora do acasalamento, o macho da aranha-pavão (Maratus velutinus) deixa o seu exoesqueleto para …

Se chover durante a estadia, esta ilha italiana reembolsa os turistas

Há uma ilha italiana que reembolsa os turistas em aso de chuva. A iniciativa desafia as unidades hoteleiras a reembolsarem os clientes se chover mais de duras horas durante o dia. Se é daquelas pessoas que …

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …