Tesla vai ter carros autónomos dentro de dois anos

Em entrevista à revista Fortune, o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que sua icónica fabricante de automóveis eléctricos Tesla está a apenas dois anos de desenvolver veículos completamente autónomos, capazes de operar em segurança sem a necessidade de um motorista.

“Acredito que temos todas as peças”, diz o visionário executivo, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, inventor do Hyperloop, e candidato a mudar o mundo com a super-bateria doméstica.

Há alguns meses, a Tesla Motors lançou uma actualização de software para os seus veículos eléctricos, que oferece um sistema de “piloto automático” que permite ao automóvel desempenhar determinadas funções sem ajuda do motorista.

Para entender melhor até que ponto o update é importante para a empresa de Elon Musk, é preciso conhecer alguns detalhes do mercado de veículos capazes de andar sozinhos.

Actualmente, o departamento de Administração de Segurança do Tráfego dos Estados Unidos, NHTSA, define os veículos autónomos em cinco níveis.

No nível 0, o motorista tem o controlo total do veículo, enquanto no nível 4 o veículo assume todas as funções e monitoriza as condições rodoviárias de segurança necessárias para realizar uma viagem completa.

  • Nível 0: O condutor tem o controle completo e exclusivo do comandos de veículos primários – travões, direcção, aceleração e força motriz – em todos os momentos.
  • Nível 1: Funções específicas de automação. Envolve uma ou mais funções específicas de controlo, tais como travões pré-activados, nos quais o veículo activa os travões automaticamente.
  • Nível 2: Automatização de pelo menos duas funções de controle primário – por exemplo, o controlo de cruzeiro adaptativo, que acelera e trava o veículo sem a interferência do motorista.
  • Nível 3: O motorista pode ceder o controle completo de todas as funções de condução críticas para a segurança sob determinadas condições ambientais e de tráfego, mas deve estar disponível para assumir o controle ocasionalmente.
  • Nível 4: O veículo executa todas as funções de condução críticas para a segurança e monitoriza as condições da estrada para a viagem. Isto inclui veículos tripulados ou sem tripulação.

A maioria das construtoras e empresas de tecnologia envolvidas em projectos de condução autónoma, incluindo o Google, está no nível 1, e muitos fabricantes de veículos de luxo, como a Volvo e a Tesla, estão no nível 2.

O piloto automático lançado pela Tesla catapultou a empresa para lá destes níveis de automação. A versão 7 do Autopilot da Tesla está disponível para os modelos S e X.

De acordo com a companhia, o update não torna o carro totalmente autónomo, mas garante que a máquina se consegue orientar numa estrada, mudar de pista e ajustar a velocidade em resposta ao trânsito à sua volta — por exemplo, activando os travões automaticamente.

Além disso, o sistema inteligente da Tesla pode emitir alertas para evitar possíveis colisões frontais.

teslaclubbe / Flickr

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, e inventor do Hyperloop

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, e inventor do Hyperloop

Quando questionado sobre o futuro desta tecnologia, Musk preferiu não revelar para já detalhes. “Farei um grande anúncio“, diz Musk.

Mas o empresário antevê o futuro do projecto a curto prazo: “acho que teremos autonomia completa daqui a aproximadamente dois anos”.

Isso não significa que veremos carros da Tesla sem condutor a circular nas ruas em 2018, principalmente devido à legislação em vigor e às posições dos órgãos reguladores.

Porque o verdadeiro problema da condução autónoma, diz o CEO da Tesla, não é conseguir uma máquina que seja 99% segura. Isso é fácil.

“O que é difícil é conseguir que o automóvel autónomo seja 99,9999% seguro“, diz Elon Musk.

CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …