Tesla vai ter carros autónomos dentro de dois anos

Em entrevista à revista Fortune, o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que sua icónica fabricante de automóveis eléctricos Tesla está a apenas dois anos de desenvolver veículos completamente autónomos, capazes de operar em segurança sem a necessidade de um motorista.

“Acredito que temos todas as peças”, diz o visionário executivo, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, inventor do Hyperloop, e candidato a mudar o mundo com a super-bateria doméstica.

Há alguns meses, a Tesla Motors lançou uma actualização de software para os seus veículos eléctricos, que oferece um sistema de “piloto automático” que permite ao automóvel desempenhar determinadas funções sem ajuda do motorista.

Para entender melhor até que ponto o update é importante para a empresa de Elon Musk, é preciso conhecer alguns detalhes do mercado de veículos capazes de andar sozinhos.

Actualmente, o departamento de Administração de Segurança do Tráfego dos Estados Unidos, NHTSA, define os veículos autónomos em cinco níveis.

No nível 0, o motorista tem o controlo total do veículo, enquanto no nível 4 o veículo assume todas as funções e monitoriza as condições rodoviárias de segurança necessárias para realizar uma viagem completa.

  • Nível 0: O condutor tem o controle completo e exclusivo do comandos de veículos primários – travões, direcção, aceleração e força motriz – em todos os momentos.
  • Nível 1: Funções específicas de automação. Envolve uma ou mais funções específicas de controlo, tais como travões pré-activados, nos quais o veículo activa os travões automaticamente.
  • Nível 2: Automatização de pelo menos duas funções de controle primário – por exemplo, o controlo de cruzeiro adaptativo, que acelera e trava o veículo sem a interferência do motorista.
  • Nível 3: O motorista pode ceder o controle completo de todas as funções de condução críticas para a segurança sob determinadas condições ambientais e de tráfego, mas deve estar disponível para assumir o controle ocasionalmente.
  • Nível 4: O veículo executa todas as funções de condução críticas para a segurança e monitoriza as condições da estrada para a viagem. Isto inclui veículos tripulados ou sem tripulação.

A maioria das construtoras e empresas de tecnologia envolvidas em projectos de condução autónoma, incluindo o Google, está no nível 1, e muitos fabricantes de veículos de luxo, como a Volvo e a Tesla, estão no nível 2.

O piloto automático lançado pela Tesla catapultou a empresa para lá destes níveis de automação. A versão 7 do Autopilot da Tesla está disponível para os modelos S e X.

De acordo com a companhia, o update não torna o carro totalmente autónomo, mas garante que a máquina se consegue orientar numa estrada, mudar de pista e ajustar a velocidade em resposta ao trânsito à sua volta — por exemplo, activando os travões automaticamente.

Além disso, o sistema inteligente da Tesla pode emitir alertas para evitar possíveis colisões frontais.

teslaclubbe / Flickr

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, e inventor do Hyperloop

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, e inventor do Hyperloop

Quando questionado sobre o futuro desta tecnologia, Musk preferiu não revelar para já detalhes. “Farei um grande anúncio“, diz Musk.

Mas o empresário antevê o futuro do projecto a curto prazo: “acho que teremos autonomia completa daqui a aproximadamente dois anos”.

Isso não significa que veremos carros da Tesla sem condutor a circular nas ruas em 2018, principalmente devido à legislação em vigor e às posições dos órgãos reguladores.

Porque o verdadeiro problema da condução autónoma, diz o CEO da Tesla, não é conseguir uma máquina que seja 99% segura. Isso é fácil.

“O que é difícil é conseguir que o automóvel autónomo seja 99,9999% seguro“, diz Elon Musk.

CanalTech

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