Tesla vai ter carros autónomos dentro de dois anos

Em entrevista à revista Fortune, o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que sua icónica fabricante de automóveis eléctricos Tesla está a apenas dois anos de desenvolver veículos completamente autónomos, capazes de operar em segurança sem a necessidade de um motorista.

“Acredito que temos todas as peças”, diz o visionário executivo, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, inventor do Hyperloop, e candidato a mudar o mundo com a super-bateria doméstica.

Há alguns meses, a Tesla Motors lançou uma actualização de software para os seus veículos eléctricos, que oferece um sistema de “piloto automático” que permite ao automóvel desempenhar determinadas funções sem ajuda do motorista.

Para entender melhor até que ponto o update é importante para a empresa de Elon Musk, é preciso conhecer alguns detalhes do mercado de veículos capazes de andar sozinhos.

Actualmente, o departamento de Administração de Segurança do Tráfego dos Estados Unidos, NHTSA, define os veículos autónomos em cinco níveis.

No nível 0, o motorista tem o controlo total do veículo, enquanto no nível 4 o veículo assume todas as funções e monitoriza as condições rodoviárias de segurança necessárias para realizar uma viagem completa.

  • Nível 0: O condutor tem o controle completo e exclusivo do comandos de veículos primários – travões, direcção, aceleração e força motriz – em todos os momentos.
  • Nível 1: Funções específicas de automação. Envolve uma ou mais funções específicas de controlo, tais como travões pré-activados, nos quais o veículo activa os travões automaticamente.
  • Nível 2: Automatização de pelo menos duas funções de controle primário – por exemplo, o controlo de cruzeiro adaptativo, que acelera e trava o veículo sem a interferência do motorista.
  • Nível 3: O motorista pode ceder o controle completo de todas as funções de condução críticas para a segurança sob determinadas condições ambientais e de tráfego, mas deve estar disponível para assumir o controle ocasionalmente.
  • Nível 4: O veículo executa todas as funções de condução críticas para a segurança e monitoriza as condições da estrada para a viagem. Isto inclui veículos tripulados ou sem tripulação.

A maioria das construtoras e empresas de tecnologia envolvidas em projectos de condução autónoma, incluindo o Google, está no nível 1, e muitos fabricantes de veículos de luxo, como a Volvo e a Tesla, estão no nível 2.

O piloto automático lançado pela Tesla catapultou a empresa para lá destes níveis de automação. A versão 7 do Autopilot da Tesla está disponível para os modelos S e X.

De acordo com a companhia, o update não torna o carro totalmente autónomo, mas garante que a máquina se consegue orientar numa estrada, mudar de pista e ajustar a velocidade em resposta ao trânsito à sua volta — por exemplo, activando os travões automaticamente.

Além disso, o sistema inteligente da Tesla pode emitir alertas para evitar possíveis colisões frontais.

teslaclubbe / Flickr

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, e inventor do Hyperloop

Elon Musk, fundador do PayPal, Tesla e SpaceX, e inventor do Hyperloop

Quando questionado sobre o futuro desta tecnologia, Musk preferiu não revelar para já detalhes. “Farei um grande anúncio“, diz Musk.

Mas o empresário antevê o futuro do projecto a curto prazo: “acho que teremos autonomia completa daqui a aproximadamente dois anos”.

Isso não significa que veremos carros da Tesla sem condutor a circular nas ruas em 2018, principalmente devido à legislação em vigor e às posições dos órgãos reguladores.

Porque o verdadeiro problema da condução autónoma, diz o CEO da Tesla, não é conseguir uma máquina que seja 99% segura. Isso é fácil.

“O que é difícil é conseguir que o automóvel autónomo seja 99,9999% seguro“, diz Elon Musk.

CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …