Tesla vai lançar rede tipo Uber

Após ter anunciado que todos os carros em produção já terão hardware para permitir total autonomia, a Tesla revelou, quase inadvertidamente, que terá uma rede de transportes tipo Uber.

Vai chamar-se Tesla Network e a sua criação foi referida no texto do aviso legal da fabricante em relação à funcionalidade autónoma dos seus próximos veículos.

É que tanto o Model S como o Model X que estão a ser produzidos já irão ter um novo sistema de hardware autónomo, que inclui oito câmeras 360º, super computador de bordo e tecnologias avançadas, como radar e sonar.

Os consumidores interessados já podem fazer as suas reservas desses carros em produção, e no aviso legal vem o detalhe da Tesla Network.

“Por favor, note que a funcionalidade de direção autónoma depende de validação extensa de software e aprovação regulatória, que poderá variar conforme a jurisdição”, avisa a fabricante.

“Por favor, note também que não existe problema de usar um carro autônomo Tesla para partilhar viagens com amigos e família”, acrescenta o aviso legal, “mas fazer isso com o objetivo de ganhar dinheiro só será permitido dentro da Tesla Network, detalhes da qual serão revelados no próximo ano”.

Então, o motorista que estiver a pensar em comprar um carro autónomo e faturar na Uber ou na Lyft pode mudar já de ideias.

O que a fabricante admite nesse aviso é que está a preparar um serviço concorrente da Uber já para o próximo ano. Não é uma surpresa enorme, visto que o CEO Elon Musk já tinha falado desse plano no verão, quando apresentou seu “plano mestre” para a sustentabilidade da mobilidade no futuro.

O que o mercado achará disso?

Numa nota aos investidores, o analista do Barclays Brian Johnson considera que isso “excitará o mercado”, mas é uma proposta cara.

“Apesar de nós considerarmos que esse modelo é o futuro da mobilidade de massas, temos alguns receios financeiros em relação à ideia de uma frota detida pelo OEM”, escreveu.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Praias. Regras mais apertadas e multas já a partir de amanhã

A partir desta quarta-feira, entra em vigor o decreto de lei que regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias no contexto da pandemia. Quem não cumprir as regras está sujeito a coimas …

Guimarães deixa de pagar a taxa do lixo na fatura da água

Guimarães vai alargar o sistema de recolha de lixo "Pay-as-you-throw", em que o utilizador só paga o lixo que produz. O sistema de recolha de lixo em que o utilizador só paga o que produz vai …

Fundo de Resolução informará Governo nos próximos dias sobre valor da injeção

O presidente do Fundo de Resolução antecipou esta terça-feira que "nos próximos dias" conta informar o Governo sobre o valor que a instituição considera que o Novo Banco deve receber em relação a 2020. Luís Máximo …

Portugal "lutará até ao último minuto" pelo pacto migratório, diz Santos Silva

A presidência portuguesa do Conselho "lutará até ao último minuto do seu mandato" por um acordo sobre o Pacto para as Migrações e Asilo proposto pela Comissão Europeia, garantiu esta terça-feira no Parlamento Europeu o …

"Lei errada" permitiu a municípios travarem "infraestrutura de importância nacional"

O ministro das Infraestruturas reiterou, esta terça-feira, que os municípios que seriam afetados pelo aeroporto do Montijo "travaram novamente uma infraestrutura de importância nacional", devido a uma "lei errada", que já devia ter sido alterada. "Os …

Fuzileiro naval detido por participar na invasão ao Capitólio

Um fuzileiro naval dos Estados Unidos, no ativo, foi detido na semana passada por ter participado na invasão ao Capitólio. É acusado de agredir vários agentes policiais dentro e fora do edifício. Christopher Warnagiris, um oficial …

Rui Moreira vai a julgamento no caso Selminho

O presidente da Câmara do Porto vai a julgamento no processo Selminho, no qual é acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município, decidiu o Tribunal de Instrução …

Espanha enviou de volta para Marrocos 2.700 pessoas que entraram em Ceuta

Cerca de 2.700 dos seis mil migrantes que entraram ilegalmente em Ceuta nas últimas horas já foram devolvidos a Marrocos, anunciou esta terça-feira o ministro do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska. A fronteira de Tarajal, que separa …

Estudo do INSA aponta para redução de anticorpos três meses após infeção

A segunda fase do Inquérito Serológico Nacional (ISN) covid-19 alerta para a redução de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 três meses após a infeção e defende a vacinação em pessoas anteriormente infetadas, segundo o relatório …

Pedido de insolvência pode levar a rutura operacional da empresa, diz Groundforce

A Groundforce considerou esta terça-feira que o pedido de insolvência apresentado pela TAP deixa a empresa em "total estrangulamento" e pode conduzir à sua rutura operacional, deitando por terra os esforços que têm sido feitos …