Tesla só paga a Elon Musk se houver um milagre (dos grandes)

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk é conhecido por gostar de arriscar. Como o empresário não resiste a um bom desafio, acordou trabalhar de borla durante a próxima década. A menos que aconteça um milagre.

Elon Musk fechou um acordo com a administração da Tesla, à qual preside, e estabeleceu o seu salário em, precisamente, zero dólares.

Ou seja, durante a próxima década, o homem que começou a sua fortuna ao vender a PayPal, que criou juntamente com um amigo, à Ebay, vai trabalhar de borla, à espera de um milagre.

Segundo o Observador, Musk não vai ter ordenado, mas será, mais tarde, compensado por um sistema de incentivos, que depende exclusivamente dos resultados na empresa.

Com um valor de mercado atual próximo dos 60 mil milhões de dólares, o CEO da Tesla apostou com a administração que, dentro de 10 anos, a empresa crescerá e chegará aos 650 mil milhões de dólares.

Para ascender a estes valores, é imprescindível que a Tesla, que muitos acreditam que pode colapsar em breve, retifique os problemas com a produção do Model 3. Nesta altura não falta quem critique a lentidão na passagem à produção em ritmo de cruzeiro do Model 3, de que a Tesla depende para sobreviver.

Este crescimento multiplicado por 10, em apenas dez anos, significaria que a Tesla passaria a valer muito mais do que qualquer outro construtor. Segundo a CNN, as únicas companhias americanas, de momento, a valer mais de 650 mil milhões de dólares são a Google, a Microsoft e a Apple.

Se os milagres acontecem, Elon Musk, com certeza, nunca desejou tanto um, já que isso significaria para os bolsos do CEO um “miminho” de 55,8 mil milhões de dólares em ações da empresa.

O prémio é progressivo e depende exclusivamente dos resultados da marca, sendo que o seu CEO não vai receber nada até que o fabricante atinja um valor de mercado de 100 mil milhões.

Só então é que Musk terá direito à primeira fatia do prémio, a que se vai seguir outra, sempre que o valor da Tesla suba mais 50 mil milhões. No final, se tudo correr bem – e aqui já são vários os milagres necessários –, são os 55,8 mil milhões que o CEO vai arrecadar. Mas, se a Tesla se ficar pelos 99 mil milhões de dólares, Elon Musk fica de mãos a abanar.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este país à beira mar plantado não gera empresários com esta visão e auto motivação.
    Deve ser o clima que dá preguiça… 😉

    • Está a brincar…por acaso é alemão? Holandês? Com essa mania protestante de k só no norte são eficientes?! E o capitalismo selvagem de que somos testemunhas mudas? Por acaso já tentou ir ao SNS americano e não ter um tostão?? Onde tem de pagar Tudo?! Não há paciência para o seu culto – muito actual – dos superempresários.
      Experimente ler, pensar…não engolir todas as balelas que nos impingem sobre a ideia de sucesso.

      • Prefiro de longe o culto ao 44, já agora o que é que o sns americano tem a ver com o sucesso empresarial?
        Quanto ao capitalismo selvagem deve referir se à autoeuropa, mas muito em breve isso será resolvido, vai selvagear para Marrocos e assim ficamos livres desses empresários que nos exploram.

    • André Melo, pode ter empresários desses, mas eles simplesmente nao se dão ao trabalho ou vão embora, o Estado português mata tudo. Basta ver como querem matar o alojamento local, e incentivar monopólios por tudo quanto é sitio. Investir em Portugal? No thanks

    • Este País à beira mar plantado, não gera lunáticos inconsequentes e de carater duvidoso, que tem, entre outras, uma empresa para criar “brinquedos” para combater o seu aborrecimento, como indica o nome da própria Boring Co, que agora decidiu fabricar, imagine-se, lança-chamas! Mas não é tudo. Como já alguém referiu, a enorme bolha em que acenta grande parte do império Elon Musk, não tarde a colapsar. Cada vez mais surgem reclamação de utilizadores dos Tesla, um pouco por todo o mundo, e quanto aos lança chamas, não sei se têm garantia ou se também há reclamações. Só nos EUA um lunático se lembraria de criar uma marca de automóveis e pensar que em meia duzia de anos seriam superiores, enfrentando e afrontando a poderosíssima industria automóvel americana e mundial.

RESPONDER

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …

Multimilionários refugiam-se da Covid-19 a bordo de iates

Vários multimilionários têm procurado refugiar-se da pandemia de Covid-19, que nasceu em dezembro passado na China, em alto mar, a bordo de iates de luxo. Em declarações ao jornal The Telegraph, Jonathan Beckett, executivo da …

Este mamífero consegue sobreviver a quase sete mil metros de altura

Cientistas pensam ter confirmado que um pequeno rato descoberto no vulcão Llullaillaco, nos Andes, é o mamífero que consegue viver à maior altitude já conhecida (6739 metros). Segundo o IFLScience, o Phyllotis xanthopygus rupestris foi descoberto, …

O glaciar Denman recuou quase cinco quilómetros nos últimos 22 anos

O glaciar Denman, na Antártica Oriental, recuou cerca de cinco quilómetros nos últimos 22 anos. Investigadores da Universidade da Califórnia, Irvine e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estão preocupados coma topografia exclusiva …

Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas. De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos …

Associação alerta para riscos da mudança da hora em tempos de confinamento

O presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono advertiu hoje que os efeitos potencialmente adversos causados pela mudança da hora podem acentuar-se devido ao confinamento obrigatório das pessoas na sequência da pandemia …

Governo português legaliza estrangeiros ilegais. "A prioridade é a defesa da saúde"

O Governo português decidiu regularizar os estrangeiros com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, medida em vigor desde a declaração do estado de emergência, no dia 19, e que lhes garante os mesmos …