Tesla só paga a Elon Musk se houver um milagre (dos grandes)

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Elon Musk é conhecido por gostar de arriscar. Como o empresário não resiste a um bom desafio, acordou trabalhar de borla durante a próxima década. A menos que aconteça um milagre.

Elon Musk fechou um acordo com a administração da Tesla, à qual preside, e estabeleceu o seu salário em, precisamente, zero dólares.

Ou seja, durante a próxima década, o homem que começou a sua fortuna ao vender a PayPal, que criou juntamente com um amigo, à Ebay, vai trabalhar de borla, à espera de um milagre.

Segundo o Observador, Musk não vai ter ordenado, mas será, mais tarde, compensado por um sistema de incentivos, que depende exclusivamente dos resultados na empresa.

Com um valor de mercado atual próximo dos 60 mil milhões de dólares, o CEO da Tesla apostou com a administração que, dentro de 10 anos, a empresa crescerá e chegará aos 650 mil milhões de dólares.

Para ascender a estes valores, é imprescindível que a Tesla, que muitos acreditam que pode colapsar em breve, retifique os problemas com a produção do Model 3. Nesta altura não falta quem critique a lentidão na passagem à produção em ritmo de cruzeiro do Model 3, de que a Tesla depende para sobreviver.

Este crescimento multiplicado por 10, em apenas dez anos, significaria que a Tesla passaria a valer muito mais do que qualquer outro construtor. Segundo a CNN, as únicas companhias americanas, de momento, a valer mais de 650 mil milhões de dólares são a Google, a Microsoft e a Apple.

Se os milagres acontecem, Elon Musk, com certeza, nunca desejou tanto um, já que isso significaria para os bolsos do CEO um “miminho” de 55,8 mil milhões de dólares em ações da empresa.

O prémio é progressivo e depende exclusivamente dos resultados da marca, sendo que o seu CEO não vai receber nada até que o fabricante atinja um valor de mercado de 100 mil milhões.

Só então é que Musk terá direito à primeira fatia do prémio, a que se vai seguir outra, sempre que o valor da Tesla suba mais 50 mil milhões. No final, se tudo correr bem – e aqui já são vários os milagres necessários –, são os 55,8 mil milhões que o CEO vai arrecadar. Mas, se a Tesla se ficar pelos 99 mil milhões de dólares, Elon Musk fica de mãos a abanar.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este país à beira mar plantado não gera empresários com esta visão e auto motivação.
    Deve ser o clima que dá preguiça… 😉

    • Está a brincar…por acaso é alemão? Holandês? Com essa mania protestante de k só no norte são eficientes?! E o capitalismo selvagem de que somos testemunhas mudas? Por acaso já tentou ir ao SNS americano e não ter um tostão?? Onde tem de pagar Tudo?! Não há paciência para o seu culto – muito actual – dos superempresários.
      Experimente ler, pensar…não engolir todas as balelas que nos impingem sobre a ideia de sucesso.

      • Prefiro de longe o culto ao 44, já agora o que é que o sns americano tem a ver com o sucesso empresarial?
        Quanto ao capitalismo selvagem deve referir se à autoeuropa, mas muito em breve isso será resolvido, vai selvagear para Marrocos e assim ficamos livres desses empresários que nos exploram.

    • André Melo, pode ter empresários desses, mas eles simplesmente nao se dão ao trabalho ou vão embora, o Estado português mata tudo. Basta ver como querem matar o alojamento local, e incentivar monopólios por tudo quanto é sitio. Investir em Portugal? No thanks

    • Este País à beira mar plantado, não gera lunáticos inconsequentes e de carater duvidoso, que tem, entre outras, uma empresa para criar “brinquedos” para combater o seu aborrecimento, como indica o nome da própria Boring Co, que agora decidiu fabricar, imagine-se, lança-chamas! Mas não é tudo. Como já alguém referiu, a enorme bolha em que acenta grande parte do império Elon Musk, não tarde a colapsar. Cada vez mais surgem reclamação de utilizadores dos Tesla, um pouco por todo o mundo, e quanto aos lança chamas, não sei se têm garantia ou se também há reclamações. Só nos EUA um lunático se lembraria de criar uma marca de automóveis e pensar que em meia duzia de anos seriam superiores, enfrentando e afrontando a poderosíssima industria automóvel americana e mundial.

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …