Tesla está a ser investigada após tweet de Elon Musk

websummit / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a produtora de carros elétricos norte-americana devido a declarações de Elon Musk no Twitter.

O Departamento de Justiça dos Estados Unido está a investigar a Tesla por suspeitas de fraude. A investigação começou depois de Elon Musk ter escrito no Twitter que “tinha um fundo garantido” e que a empresa podia sair da bolsa. As ações da Tesla entraram em queda com a notícia da investigação, avança o Observador.

Esta terça-feira, em comunicado, a empresa esclareceu que “no mês passado, após o anúncio de Elon de que considerava tornar a empresa privada, a Tesla recebeu um pedido voluntário de documentos do Departamento de Justiça e respondeu de forma cooperante“.

O inquérito está ainda no início, adianta a Bloomberg, e pode levar meses.

“Não recebemos uma intimação, um pedido para depor ou outro pedido formal. Respeitamos o desejo do Departamento de Justiça de obter informação sobre este assunto e acreditamos que o assunto deve ser resolvido rapidamente uma vez revista a informação que receberam”, acrescentou por fim.

O tweet de Musk que motivou as investigações foi publicado no dia 7 de agosto. “Estou a considerar tornar a Tesla privada a 420 dólares. Financiamento assegurado.” A mensagem surgiu nas redes sociais após o Financial Times ter descoberto que o Fundo de Saúde soberano da Arábia Saudita tinha comprado uma participação de 3% a 5% na Tesla Inc..

Depois da publicação do CEO da Tesla, o preço das ações subiu quase 11%. Após ter sido noticiada a investigação do Departamento de Justiça, as ações da Tesla estiveram a cair mais de 7%.

De acordo com o diário, o valor da empresa diminuiu quase um terço, o que equivale a a 18 mil milhões de dólares, mas horas depois os títulos estavam a perder “apenas” 3,5%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra em 4K. Empresa vai transmitir vídeos do Espaço em tempo real

A empresa Momentus assinou um novo contrato que fornecerá transporte e implementação no Espaço para a Sen, uma empresa britânica que está atualmente a construir um serviço de streaming de vídeo 4k e em tempo …

Hertz abre falência nos Estados Unidos, mas sobrevive em Portugal

O presidente executivo da Hertz Portugal afirmou esta quarta-feira que, apesar do inevitável “dano reputacional”, a falência da empresa nos EUA não afeta a sua atividade no país, onde opera de forma “independente” em regime …

Sintomas da doença de Lyme podem ser perigosamente confundidos com covid-19

Alguns dos sintomas característicos da doença de Lyme podem ser confundidos com covid-19. Isto pode trazer sérias consequências devido ao diagnóstico tardio da doença. Quando doenças semelhantes a uma gripe se desenvolvem em pessoas que passam …

Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de …

Café na Coreia do Sul contrata um robô-barista para evitar a propagação da covid-19

O café Daejon, na Coreia do Sul, "contratou" um barista-robô para servir bebidas aos seus clientes, tentando evitar assim a propagação da pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo …

Incêndios: PSD aponta falta de meios aéreos e avisa que covid-19 não justifica atrasos

O PSD apontou hoje falta de meios aéreos de combate a incêndios no terreno e acusou o Governo de ter ficado "aquém" nas reformas e mudanças na floresta, avisando que a pandemia de covid-19 não …

Lançamento da SpaceX adiado devido ao mau tempo

O lançamento da SpaceX, que estava previsto para hoje, foi adiado devido às condições meteorológicas. Haverá uma nova tentativa no sábado, às 20h22 de Lisboa. O esperado era que a SpaceX lançasse esta quarta-feira dois astronautas …

"Não consigo respirar". Protestos nos EUA pela morte de homem negro às mãos da polícia

Milhares de pessoas protestaram, esta terça-feira à noite, em Minneapolis, cidade no estado norte-americano do Minnesota, contra a morte de George Floyd, um homem negro que acabou por falecer depois de um episódio com a …

Um em cada três americanos não acredita que o azeite vem das azeitonas

Um terço dos norte-americanos entrevistados numa sondagem disse não acreditar ou não ter certeza de que o azeite vem das azeitonas. O produto alimentar é usado por menos de metade das famílias do país. Uma sondagem …

A pandemia separou casais de namorados. Dinamarca abre fronteiras a quem prove estar numa relação

Esta segunda-feira, a Dinamarca diminuiu o controlo na fronteira com outros países nórdicos e com a Alemanha para que casais transfronteiriços, separados pela pandemia, se reencontrem. A partir desta segunda-feira, os casais separados pela pandemia podem …