Tesla está a ser investigada após tweet de Elon Musk

websummit / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a produtora de carros elétricos norte-americana devido a declarações de Elon Musk no Twitter.

O Departamento de Justiça dos Estados Unido está a investigar a Tesla por suspeitas de fraude. A investigação começou depois de Elon Musk ter escrito no Twitter que “tinha um fundo garantido” e que a empresa podia sair da bolsa. As ações da Tesla entraram em queda com a notícia da investigação, avança o Observador.

Esta terça-feira, em comunicado, a empresa esclareceu que “no mês passado, após o anúncio de Elon de que considerava tornar a empresa privada, a Tesla recebeu um pedido voluntário de documentos do Departamento de Justiça e respondeu de forma cooperante“.

O inquérito está ainda no início, adianta a Bloomberg, e pode levar meses.

“Não recebemos uma intimação, um pedido para depor ou outro pedido formal. Respeitamos o desejo do Departamento de Justiça de obter informação sobre este assunto e acreditamos que o assunto deve ser resolvido rapidamente uma vez revista a informação que receberam”, acrescentou por fim.

O tweet de Musk que motivou as investigações foi publicado no dia 7 de agosto. “Estou a considerar tornar a Tesla privada a 420 dólares. Financiamento assegurado.” A mensagem surgiu nas redes sociais após o Financial Times ter descoberto que o Fundo de Saúde soberano da Arábia Saudita tinha comprado uma participação de 3% a 5% na Tesla Inc..

Depois da publicação do CEO da Tesla, o preço das ações subiu quase 11%. Após ter sido noticiada a investigação do Departamento de Justiça, as ações da Tesla estiveram a cair mais de 7%.

De acordo com o diário, o valor da empresa diminuiu quase um terço, o que equivale a a 18 mil milhões de dólares, mas horas depois os títulos estavam a perder “apenas” 3,5%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …

Drone bombardeou base paramilitar apoiada pelo Irão. EUA negam envolvimento

Um drone [aparelho aéreo não tripulado] largou esta sexta-feira explosivos sobre uma base das forças paramilitares apoiadas pelo Irão, no norte do Iraque, matando um combatente iraquiano e ferindo dois iranianos, informaram autoridades de segurança …

Só há duas cidades no mundo com mais bilionários do que Moscovo

A cidade de Moscovo, na Rússia, é o terceiro lugar entre as cidades do mundo com mais residentes bilionários, depois de Nova Iorque (Estados Unidos) e Hong Kong (China), de acordo com um estudo recente …

Nova vaga de calor vai assolar a Europa. Temperaturas vão chegar aos 40ºC em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal. “Durante próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da …

Rei da Malásia abdicou do trono por amor. Divorcia-se sete meses depois

Em janeiro, o rei da Malásia Mohammed V abdicou do trono para casar com a ex-modelo russa Rihana Oksana Voevodina. Agora, sete meses depois, o casal divorciou-se. A relação entre Mohammed V e Rihana Oksana Voevodina …

Primeiro-ministro do Kosovo demite-se. É suspeito de crimes de guerra

O primeiro-ministro do Kosovo, Ramush Haradinaj, antigo comandante dos separatistas armados albaneses (UÇK) durante o conflito (1998-99) demitiu-se esta sexta-feira após ser convocado pelo tribunal especial internacional de Haia na qualidade de suspeito de crimes …

Hospedeira de bordo pede a mulher para se tapar enquanto amamenta para não ofender outros passageiros

Ainda antes do voo que ligava São Francisco (Estados Unidos) para Amesterdão (Holanda) descolar, Shelby Angel decidiu amamentar a filha de um ano. Era o terceiro voo que faziam juntas e a mãe sabia que …

MP diz que Azeredo sabia desde o início do encobrimento de Tancos e deu aval

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes é suspeito de saber “desde o início” de todo o plano da Polícia Judiciária Militar (PJM) para recuperar o material roubado de Tancos, em junho de 2017, de …

Professores da Venezuela denunciam salários em atraso e despedimentos. "Vamos morrer à fome"

Dezenas de professores do ensino oficial venezuelano manifestaram-se esta quinta-feira em Caracas para pedir a demissão do ministro de Educação, Aristóbulo Istúriz, a quem responsabilizam pelo não pagamento de subsídios em atrasos e por …

A Casa de Papel já estreou. GNR está atenta e vai investigar

A série espanhola A Casa de Papel, distribuída e produzida pela Netflix, estreou a sua terceira parte esta sexta-feira. Em Portugal, os novos episódios estão disponíveis na plataforma de streaming desde as oito da manhã. O …