Preço do Model 3 desceu consideravelmente. Model Y também ficou mais barato. Tesla explica que está a ganhar “mais economias de escala a nível global”.
Quem está interessado em comprar um carro eléctrico já deve ter reparado que hoje acordou com preços bem diferentes em dois modelos da Tesla.
O Model 3 custava praticamente 55 mil euros, ontem à noite. Hoje, sexta-feira, desceu 10 mil euros (quebra de pouco mais de 18%) para 45 mil euros.
O preço do Model Y também baixou, de um dia para o outro. De 50 mil euros num dia passa para 47 mil euros no dia seguinte. Desconto de 3 mil euros, ou 6%.
“Ganhámos mais economias de escala a nível global”, justifica a Tesla em comunicado, acrescentando: “A produção local de veículos continua a aumentar”.
Também foi possível baixar o preço devido à “melhoria contínua do produto através de engenharia e processos de fabrico originais, que optimizou ainda mais a capacidade de fazer o melhor produto por um custo líder da indústria”.
Por isso, a decisão foi tornar o Model 3 e o Model Y “ainda mais acessíveis” na Europa, em África e no Médio Oriente.
E será também uma resposta à chegada à Europa de mais carros eléctricos de empresas chinesas.
No ano passado, em Portugal, o Model Y foi o carro eléctrico a bateria mais vendido.
Maior perdedor de sempre
Não estarão relacionadas, mas esta quebra surge três dias depois de outra quebra: de Elon Musk, o proprietário da Tesla.
No meio da “loucura do mercado”, segundo o próprio, Musk protagonizou a maior perda de fortuna de sempre, de acordo com o livro de recordes do Guinness.
Em pouco mais de um ano, a sua fortuna desceu cerca de quase 170 mil milhões de euros, de acordo com os números da revista Forbes. Era de 295 mil milhões e passou para 127 mil milhões de euros.
Mesmo que não seja possível determinar ao cêntimo a sua quebra, esta é de longe a maior de sempre – a anterior era do japonês Masayoshi Son, que em 2000 tinha perdido 54 mil milhões de euros.
E grande parte desta quebra da fortuna de Elon Musk está precisamente relacionada com o facto de a Tesla se ter “afundado” em 2022.
Dizer que a Tesla se afundou é relativo. Continua a valer mais que Mercedes, BMW e VW, juntas.
O que não deixa de ser hilariante!…
Sim…e vai bem lançada para desaparecer…