Terminam as buscas por possíveis sobreviventes em Beirute

Nabil Mounzer / EPA

As equipas de resgate deram este domingo por terminadas as buscas de possíveis sobreviventes das explosões ocorridas a 4 de agosto.

Na quarta-feira, dia 2 de setembro, uma equipa de resgate chilena destacada para buscar em Beirute indicou ter detetado batimentos cardíacos, através da utilização de um cão pisteiro e de scanners térmicos, debaixo dos escombros de um edifício localizado num dos bairros da cidade que ficaram devastados com as explosões de agosto.

A informação deu esperanças sobre a possibilidade de encontrar eventuais sobreviventes um mês depois das explosões na capital libanesa. Mas a esperança desvaneceu-se.

Não há mais nada“, disse o diretor das operações da Defesa Civil libanesa, George Abou Moussa, em declarações à agência France Presse (AFP), quando questionado sobre se ainda existiam operações de busca no terreno. “Não existiam nem sobreviventes, nem vítimas mortais.”

A possibilidade de existirem sobreviventes mobilizou uma opinião pública libanesa ferida e traumatizada com a tragédia de 4 de agosto, quando 2.750 toneladas de nitrato de amónio explodiram na zona do porto de Beirute, causando pelo menos 191 mortos, mais de 6.500 feridos e perto de 300.000 desalojados, e deixando um rasto de destruição na capital libanesa e provocando danos estimados em milhares de milhões de dólares.

O Exército libanês declara, no entanto, que continuam sete pessoas desaparecidas. “Não sabia que precisava tanto de um milagre. Deus, por favor, dê a Beirute o milagre que ela merece”, escreveu o realizador libanês Selim Mourad no Facebook, na sexta-feira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …