Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

Nabil Mounzer / EPA

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. A conclusão é do Departamento de Estado norte-americano.

Em causa terá estado trabalhos de soldadura, que geraram um incêndio o armazém e, consequentemente, levaram à explosão devastadora. Desde o incidente, tiveram lugar na cidade vários protestos, foi declarado estado de emergência e o Governo demitiu-se em bloco.

Esta versão da história avançada pelo Departamento de Estado dos EUA não é nova. Na semana passada, escreve o Expresso, as forças de segurança já tinham dito que o trabalho de um soldador foi a causa do incêndio que fez explodir 2.750 toneladas de nitrato de amónio armazenadas no porto de Beirute.

Além disso, nos últimos dias surgiram informações de que políticos e funcionários a vários níveis tinham conhecimento da existência no nitrato de amónio no porto e do perigo que ele representava.

ONU pede 565 milhões de dólares

A ONU pediu esta sexta-feira à comunidade internacional 565 milhões de dólares, para responder à crise provocada pelas explosões no porto de Beirute e devolver ao Líbano a “incrível solidariedade” que demonstrou para com refugiados sírios e palestinianos.

Várias explosões devastadoras a 4 de agosto provocaram 178 mortes, 6.568 feridos e milhares de desalojados. Em termos materiais, destruíram a maior parte do porto, arrasaram os quarteirões vizinhos, danificaram seis hospitais e mais de 20 clínicas e destruíram 120 escolas.

Com este dinheiro, cerca de 478 milhões de euros, a ONU pretende disponibilizar alimentação, cuidados de saúde, abrigo e educação, com garantias de abastecimento, obras de reconstrução e fornecimento de medicamentos e materiais.

A coordenadora especial adjunta da ONU para o Líbano, Najat Rochdi, disse, em comunicado, que a dimensão da perda provocada pelas explosões “é tão grande que é provável que todas as pessoas no Líbano tenham sido afetadas por este terrível evento“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Qual das duas? A primeira que originou fogo acredito, a segunda é obvio que foi orquestrada, existem inclusive videos onde se vê algo a ser lançado em direção do local do fogo e logo depois dá-se a explosão que ceifou aquelas vidas e destruiu aquela area.

RESPONDER

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …