/

Terceira vítima mortal de Covid-19 só foi diagnosticada na autópsia

Angelo Carconi / EPA

A terceira vítima mortal de coronavírus em Portugal foi diagnosticada na autópsia, avança esta quinta-feira a Renascença.

A Direção Geral de Saúde (DGS) deu indicações à Medicina Legal para que seja investigada a presença de Covid-19 em vítimas cuja morte tenha sido atribuída a outros quadros clínicos.

Segundo a Renascença, a infeção pelo novo coronavírus da terceira vítima mortal só foi detetada durante a autópsia. O óbito foi anunciado ao final da manhã desta quinta-feira, e trata-se de uma mulher com 94 anos de Pombal, com diversas doenças diagnosticadas.

Graça Freitas, diretora-geral da DGS, confirmou que este caso passou a ser validado como Covid-19 e adiantou já ter pedido à Medicina Legal que as autopsias passem a ter este dado em atenção.

“É a tal malha alargada para captar casos e percebermos a realidade. Se existirem óbitos em pessoas não anteriormente diagnosticadas, mas que tinham um quadro clínico compatível com Covid, o exame será feito post mortem“, adiantou.

“Não é a DGS que faz as autópsias, é o Instituto de Medicina Legal. Mas a indicação que lhes demos é que se o quadro da pessoa que morreu fosse fortemente sugestivo, então que a analise seja feita depois”, explicou a responsável, citada pela rádio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.